08
jul
2016

Governo adquire equipamentos para facilitar atendimento de recém-nascidos e crianças

Foto 1_Juliane Galvão_SES_07072016 - Governo adquire equipamentos para facilitar acesso venal no atendimento infantil

Além de reduzir danos às veias e hematomas, o equipamento reduz os gastos do hospital em materiais descartáveis e aumenta a possibilidade de escolha de veias.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), adquiriu quatro venoscópios que ficarão na Maternidade Marly Sarney e no Complexo Materno-Infantil Dr. Juvêncio Mattos. Usados especialmente em bebês, os aparelhos permitem que equipes de enfermagem localizem as veias de maneira rápida e precisa por meio de uma combinação de emissão de luzes. O equipamento é o primeiro disponível no Estado para crianças atendidas na rede pública.

O secretário de Estado de Saúde, Carlos Lula, destacou que a chegada dos venoscópios coincide com outros investimentos do Governo do Maranhão no Hospital Dr. Juvêncio Mattos. Ao final de junho, as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pediátrica e neonatal foram reformadas, o que permitiu melhor ambiência nesses locais. A unidade ainda teve troca de pisos e da cobertura que ligam diferentes alas, além da troca de móveis.

“Estamos investindo em equipamentos, capacitação dos profissionais e recuperação das estruturas físicas. Nosso objetivo é promover conforto e oferecer um tratamento humanizado àqueles que buscam os serviços de saúde em todo o estado. A saúde pública está entre as prioridades definidas pelo governador Flávio Dino”, afirmou o secretário Carlos Lula.

O Juvêncio Mattos foi o primeiro hospital da rede pública do Maranhão a receber uma unidade do venoscópio, que será utilizado em pacientes de até sete anos para visualização e acesso à rede venosa de forma eficiente. O aparelho, de fácil manuseio, traz benefícios para os pacientes e para os profissionais de saúde.

“Percebi que os funcionários ficaram entusiasmados com a novidade. Vamos reduzir a possibilidade de erro no acesso às veias e, consequentemente, deixar as crianças menos assustadas na hora de realizar o procedimento”, explicou a neonatologista Letícia Tessaro, coordenadora da UTI pediátrica do Juvêncio Mattos.

Para ela, além dos benefícios aos pacientes, os familiares das crianças ficarão mais tranquilos e a unidade eliminará eventual desperdício de materiais com punções mal sucedidas.

“Essas novidades são muito bem-vindas e ficamos felizes por conseguir atender com cada vez mais qualidade os nossos pacientes. A população maranhense merece essa atenção que estamos oferecendo”, destacou o médico Aristides Bogéa, que coordena a UTI neonatal da Maternidade Marly Sarney.

A coordenadora de Enfermagem do Instituto Acqua no Maranhão, Analamacia Brito, comemorou a nova conquista. “Agora temos mais uma ferramenta para facilitar a assistência aos pacientes. É uma aquisição que vem para fortalecer o compromisso e respeito que o Acqua e a Secretaria de Estado da Saúde têm com as unidades de saúde no Maranhão”, ressaltou.

Capacitação

Para utilizar corretamente o aparelho, profissionais da Maternidade Marly Sarney e do Complexo Materno-Infantil Dr. Juvêncio Mattos participaram de treinamento sobre o funcionamento do venoscópio em crianças atendidas nas duas unidades.

A capacitação foi realizada no auditório da Maternidade Marly Sarney e contou com cerca de 40 pessoas, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos dos dois hospitais.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!

Siga-me no Facebook

Contatos


Email: domingos.costa@hotmail.com
WhatsApp: (98) 98807-7894

Publicidade