29
jul
2015

Governador e secretários avaliam os seis primeiros meses do Programa ‘Mais IDH’

Foto1_KarlosGeromy - Reunião com o comitê do Mais IDH

Governador Flávio Dino ao lado de secretários de Estado e presidentes de órgãos durante reunião de avaliação da primeira do Plano de Ações ‘Mais IDH’

Monitorar ações e projetos para alcançar bons resultados em cada etapa de execução do Plano de Ações ‘Mais IDH’. Esse foi um dos temas da reunião entre o governador Flávio Dino, técnicos e secretários do Governo do Estado sobre os projetos nas áreas da Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Agricultura para os municípios com o menor IDH no Maranhão.

A superação das primeiras metas estabelecidas pelo Mutirão Mais IDH, as ações realizadas pelas secretarias e a importância do acompanhamento permanente das ações foram alguns dos destaques da reunião. “Avaliar as ações do Governo é muito importante. Temos ações concretas já realizadas, que progressivamente elevam a qualidade de vida das pessoas. Esse é um modelo vitorioso que será instituído em outras cidades a partir dos passos concretos nas 30 cidades inicialmente selecionadas”, disse o governador.

O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), utiliza os eixos “Cultura e Turismo”, “Educação”, “Saúde”, “Renda” e “Gestão e Meio Ambiente”, para conhecer, diagnosticar e monitorar a realidade de cada municípios com base nesses aspectos. Até o final de agosto serão apresentados os diagnósticos, os Atlas e os Mapas do ‘Mais IDH’ com informações sobre Saúde, Renda, Meio Ambiente, Educação, Infraestrutura e Gestão das 30 cidades do Plano.

O encontro foi um momento de avaliação e monitoramento dos prazos estabelecidos para as ações nos municípios com menor IDH do estado. O coordenador do Comitê Gestor do Plano de Ações ‘Mais IDH’, Francisco Gonçalves, destacou a importância do encontro e assegurou a concentração de esforços para que o cronograma dos trabalhos continue em plena execução no 2º semestre.

Estavam presentes os secretários estaduais Neto Evangelista (Desenvolvimento Social), Adelmo Soares (Agricultura Familiar), Áurea Prazeres (Educação), Francisco Gonçalves (Direitos Humanos e Participação Popular), Marcelo Tavares (Casa Civil), Flávia Alexandrina (Cidades), Márcio Jerry (Assuntos Políticos e Federativos), Julião Amin (Trabalho), Gerson Pinheiro (Igualdade Racial), o presidente da Caema, Davi Telles e técnicos das secretarias.

Balanço de Ações dos principais projetos do ‘Mais IDH’:

ProjetoAtuaçãoStatus
Força Estadual de Saúde do Maranhão (FESMA)Ações na área de Atenção Básica, combate à Mortalidade Infantil, Hanseníase, Diabetes, Hipertensão e Mortalidade Materna.6 equipes de referência estão atuando em 6 municípios do Mais IDH;Em processo licitatório para contratar a empresa responsável pelo concurso público para os cargos na área da Saúde.
Programa Escola DignaSubstituir as escolas de taipa e barro por prédios de alvenaria.Foram elaborados projetos executivos para o início das obras; processo licitatório em andamento.
Jornada de Alfabetização (Programa Brasil Alfabetizado)Execução de Programa de Alfabetização nas salas de aula.22 municípios do Mais IDH já aderiram ao edital do Programa Brasil Alfabetizado (PBA)
Mobilização pela Alfabetização (Programa “Sim, eu posso”).Campanha de Alfabetização em 8 municípios do Mais IDH.Reuniões com os comitês municipais para implantação em agosto.
Cozinhas ComunitáriasFornecimento de refeições aos moradores dos municípios; espaço para capacitação profissional, ensino de técnicas e cuidados com a alimentação.Foram elaborados os Termos de Referência para compra de equipamentos, construção e contratação da empresa para fornecer as refeições.
Abastecimento de Água SimplificadoCriação de 92 sistemas de abastecimento de água simplificado para os municípios do Mais IDH.Selecionadas as comunidades e famílias nos 30 municípios; os terrenos já foram doados; processo de licitação e elaboração de projetos e termos de referências.
Mais Bolsa Família EscolaBenefício que concede R$ 46,00 para as famílias com crianças e jovens em idade escolar ( 4 a 17 anos) para a compra de materiais escolares no mês de janeiro.Lançamento do Programa; seleção do público beneficiário; estabelecimento de parcerias.
Minha Casa, Meu MaranhãoConstrução de 1000 casas em 10 municípios do Mais IDH.Fase de contratação e licitação para construção das casas nos 10 municípios.
Mais Agricultura FamiliarFormação, capacitação e assistência técnica aos pequenos produtores nos municípios do Mais IDH.Formação de 118 técnicos para capacitar as famílias beneficiárias.
Abastecimento água tratada com rede plena de distribuiçãoFornecer água tratada para os municípios, com instalação de poços que abasteçam os municípios.Criado o Sistema de Abastecimento no município de Primeira Cruz; iniciadas as visitas de campo; tratativas sobre regularização fundiária dos lotes que serão utilizados nas obras.

 

1 Comentário

  1. J disse:

    Umas das medidas que o governador deveria fazer para combater a pobreza era ordenar que o ITERMA não tratasse dos processos de documentos de titulação de terras do Maranhão a passos de lesma ,e que o ITERMA e Governador tratasse essa classe tão sofrida com mais respeito e agilizasse os processos que estão mofando nas gavetas desse órgão a exemplo do meu processo que já se encontra nas gavetas do ITERMA a três anos e não tenho nem previsão para recebe-lo. Governador reúna seus secretários e tome soluções concretas. Dé uma mãozinha pros agricultores dê um aperto no pessoal do ITERMA pra eles saberem o porque eles trabalham nesse orgão.

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!