21
jul
2016

Programa de proteção e promoção dos mestres e mestras da cultura popular

Mestres e coreiras de Tambor de Crioula, brincantes de bumba-meu-boi e lutadores de capoeira saíram de seus terreiros e casas para, no Palácio dos Leões, presenciar um novo marco para a cultura popular maranhense.

Lançamento da Politica de Proteção de Bens Culturais foto Gilson Teixeira (6)

Governo encaminha à Assembleia programa estadual de proteção e promoção dos mestres e mestras da cultura popular do Maranhão.

O governador Flávio Dino assinou, na tarde desta quinta-feira (21), dois projetos que serão encaminhados à Assembleia Legislativa: a Política de Proteção de Bens Culturais de Natureza Imaterial e o Programa Estadual de Proteção e Promoção dos Mestres e Mestras da Cultura Popular do Maranhão. Aprovados pelos deputados estaduais, será possível valorizar os produtores e produtos da cultura maranhense.

“Estamos dando sequência à visão que a política cultural tem que ser feita o ano inteiro, não só em momento de evento”, defendeu o governador ao assinar a Mensagem do Projeto de Lei.

“Estamos mandando à Assembleia dois projetos de grande importância, um tratando da proteção do patrimônio imaterial, como os saberes, celebrações e lugares, por exemplo, e também uma lei específica atinente ao papel dos chamados mestres da cultura popular, que receberão, mediante editais, apoios financeiros para poderem ministrar, sobretudo à juventude e à comunidade, o seu ensinamento e a sua vivencia para perpetuar e eternizar es praticas culturais que são essenciais ao Maranhão”, explicou.

Personalidades como o mestre Manelão – seu Manoel Ferreira – que é mestre do tambor de Crioula de Tijupá serão beneficiados com Programa. Ele começou a tocar tambor aos 13 anos e hoje, aos 77 anos, sabe que, com o reconhecimento formalizado, será mais fácil repassar o que aprendeu ao longo das seis décadas tocando.

Lançamento da Politica de Proteção de Bens Culturais foto Gilson Teixeira (11)

Lançamento da Politica de Proteção de Bens Culturais.

“O nome da gente vai longe, a gente é conhecido como mestre e a memória da gente é importante. O mestre para ser mestre tem que ter memória e tem que passar. Agora vai melhorar, eu já tenho pouca voz, tenho 77 anos, mas tenho seis discípulos de tambor de crioula. Nós temos o direito de ensinar os filhos, os vizinhos, de ensinar todos, porque quando a gente não estiver mais vai ter alguém para continuar”, opinou seu Manelão.

Programa 

Poderão ser reconhecidos como Mestres e Mestras da Cultura Popular do Maranhão aqueles cujos conhecimentos simbólicos e técnicas de produção e transmissão sejam representativos da cultura popular e tradicional maranhense, bem como aqueles que, por suas formas de expressão, preservem a história e memória maranhense, fortalecendo o sentimento de identidade e pertencimento.

Poderá haver auxílio financeiro aos indivíduos considerados Mestres e Mestras da Cultura Popular por meio de prêmio previsto em edital bianual da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), o qual será regulado por ato conjunto do Secretário de Estado da Cultura e Turismo e do Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia.

Proteção de Bens Culturais de Natureza Imaterial

As políticas de preservação no Maranhão estiveram por muito tempo centradas em monumentos, edificações, peças arqueológicas e obras de arte. Com o projeto de Lei que dispõe sobre a Proteção de Bens Culturais de Natureza Imaterial será possível ampliar essa atenção para o nosso patrimônio imaterial. Tradições e expressões orais – incluindo o idioma, expressões artísticas, práticas sociais, ritos e atos festivos, comportamentos relacionados à natureza e ao universo e técnicas artesanais tradicionais estão no rol de elementos valorizados pelo projeto.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!

Siga-me no Facebook

Contatos


Email: domingos.costa@hotmail.com
WhatsApp: (98) 98807-7894

Publicidade