23
jan
2015

Exposições estão abertas ao público no Convento das Mercês

Foto 1 - Exposição no Convento das MercêsTrês exposições estão disponíveis para o público, que tem acesso gratuito ao patrimônio cultural abrigado no Convento das Mercês, além do acervo da Fundação da Memória Republicana.

Num esforço conjunto entre as Secretarias de Cultura, Direitos Humanos e Participação Popular, Esporte e Lazer e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), as atividades voltaram à normalidade.

“O Convento das Mercês é um importante patrimônio da sociedade maranhense e deve ser um instrumento para fomentar a mais ampla diversidade cultural”, assegurou Valdênio Caminha, nomeado pelo governador Flávio Dino para administrar o prédio público, construído em 1654.

Exposições e visitações estão à disposição do público, que pode ter acesso a todo o patrimônio cultural existente no Convento. No momento, o prédio abriga três exposições importantes: um que conta a história do Convento das Mercês; “Cadê a Química?” – exposição lúdica, em parceria com a Sociedade de Química e a Casa da Ciência da UFRJ  (Universidade Federal do Rio de Janeiro) -; e a exposição que tem como tema a história do Porto do Itaqui.

A exposição que conta a trajetória do Convento das Mercês é uma linha do tempo que conta os principais episódios da história acumulada em 360 anos de existência, inclusive a chegada da Ordem dos Mercedários ao Maranhão, responsável pela fundação da Igreja e do Convento das Mercês. A exposição conta toda a trajetória do prédio, que está dividida em três momentos: religioso, civil e militar e patrimonial.

Já a exposição “Cadê a Química?” é uma exposição lúdica que instiga as pessoas a refletirem sobre a presença e importância da química no cotidiano. Outra importante exposição abrigada no Convento das Mercês traz como tema a história do Porto do Itaqui, contada em plataformas multimídias.

A exposição dos museus e visitação fica disponível ao público na segunda-feira entre às 14h e às 19h. De terça a sexta entre 9h e 19h. Aos sábados, o convento está aberto das 8h às 12h.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!

Siga-me no Facebook

Contatos


Email: domingos.costa@hotmail.com
WhatsApp: (98) 98807-7894

Publicidade

TV TIMBIRA

blank

RÁDIO TIMBIRA

 

Rádio Timbira Ao Vivo