15
jan
2014

EXCLUSIVO! Carta dos detentos da Penitenciária de Pedrinhas às “Autoridades Competentes do Maranhão”

O Blog recebeu da mãe de um detento do Complexo Penitenciário de Pedrinhas em São Luís uma Carta direcionada as “Autoridades Competentes do Maranhão”.

Em uma folha de caderno escrito a punho, um preso que cumpre pena no CDP – Centro de Detenção Provisória, relata o que está acontecendo no local e pede ajuda dos órgão de Direitos Humanos.

Na Carta, o preso diz que dentro do presídio CDP não existe respeito ao ser humano, somente a violência, estão sendo espancados, humilhados, maltratados, torturados e mortos “… somos espancados, humilhados, baliados, mortos, a violência está de mais..” Relata trecho da carta.

O preso escreveu que nas revistas o comando da polícia do presídio desliga o sistema de circuito de câmaras para esconder a violência praticada contra os detentos, e mais …”eles quebram tudo, a comida que nossa família trás ele jogam tudo no chão, botão vinagra e detergente. Isso causa só revolta porque o governo não consegue controlar seus policiais corruptos..”  Escreveu o detento.

Por motivos óbvios, o preso diz ainda que depois da chegada da polícia militar e força nacional no presídio, o local virou uma “bagunça” descontrolada. “…o governo é tão incompetente que tem que pedir ajuda para outros estados, podendo eles mesmo resolverem, porque eles mesmo que fazem acontecer essa violência”. Diz a continuação da carta.

Antes de finalizar a Carta, o preso faz um alerta: “… violência chama violência, não vai adiantar mandar presos para presídios federais, eles voltarão piores..” Adverte o preso.

E continua “… Até os irmãos evangélicos que fazem o trabalho aqui dentro que foram alcançados pelo poder de Deus no presídio, são humilhados, quebram os instrumentos da casa de oração, como é que querem trazem ordem? Espancando e quebrando as coisas dos presos que as famílias trazem com muito esforço? Ta errado!”  Afirma um trecho da carta.

Ao final da carta o preso faz um apelo: “…Precisamos de mudança de vida, oportunidade de emprego para voltar para nossas famílias em paz com um projeto de vida.”

 A última frase da Carta diz: “Jesus Te Ama”.

Confira abaixo a íntegra do que diz o preso direto da Penitenciária de Pedinhas:

20140115_080248

20140115_080318

 

 

33 Comentários

  1. blank FB disse:

    ta mais pra carta politica, de que pra que ta precisando realmente de ajuda!!! e pra que ta com peninha vai lá da amparos pra esses fdp.

  2. blank anônimo disse:

    essas coisas a sociedade lava as mãos essas cadeias com seus torturadores e pior do que guatanamo

  3. blank FERNANDO disse:

    ACHO E POUCO PRA VCS BANDO DE VAGABUNDOS, SE A POLICIA ESTA FAZENDO ISSO ELES ESTÃO APENAS RESPONDENDO A ALTURA O Q VCS FAZEM A AQUI FORA COM AS PESSOAS DE BEM. ESPERO Q A POLICIA FAÇA E MAIS !!!!!

  4. blank Jorge disse:

    Não adianta ter pena desse tipo de gente,quando estão fora, acham que são os donos do mundo,matam, roubam, estupram e dai por diante.

  5. blank NEGAO disse:

    ISSO É POUCO PERTO DO PANICO E HUMILHAÇÃO QUE VCS BANDO VAGABUNDOS CAUSAM À POPULAÇÃO INOCENTE….QUERIA IR O QUE??? IREM PRO HOTEL PESTANA?????

    TACA NELES EH POUCO

  6. blank Beatriz disse:

    Isso tudo que estão passando, é pouco diante do que são capazes de fazer a sociedade passar diante deles aqui fora quando estão com uma arma na mão…

  7. blank Diane disse:

    Gostaria de responder a cada um dos que acima comentaram a carta do detento. Mas, não será possível devido à falta de tempo.
    Portanto, deixo aqui minha reflexão, se por acaso voltarem a ler esta página.
    O que acontece dentro dos prisidios, nada mais é que o produto de nossa sociedade doentia, preconceituosa e desumana. Aqueles que estão presos, estão ali para cumprir uma pena por algo que fizeram “contra a sociedade” – por isso foram isolados desta sociedade. Estão pagando por seus “erros”. Maltratar, abusar, humilhar, agredir, não faz parte da pena. Se, eles já estão “pagando” por seus “erros” e, ainda assim, a sociedade permite que agentes penitenciários e outras tropas cometam todo o tipo de violência, piores até dos que descritos na carta, então, a sociedade, seus governos e forças passam a ser os verdadeiros criminosos. Os que comentaram acima, de forma tão fria e cruel, deveriam ler um pouco a história do Brasil, e verificar através dela quais as causas de termos tantos presídios, tantos presos, tantas pessoas jogadas à marginalidade. É muita ignorância dizer que as pessoas estão presas e merecem ser maltratadas porque aqui fora fizeram isso e aquilo. Mas, antes de elas fazerem isso e aquilo, o que fizeram com elas?? Muitos deles jamais foram respeitados em seus mínimos direitos – enquanto políticos e “homens de bem” roubam e exploram os trabalhadores e nunca foram punidos.
    O tempo é pouco para que eu me detenha mais tempo aqui. Por último, devo lembrar aos mais rápidos em acusar que o mundo dá muitas voltas e as coisas mudam de posição de maneira espantosa. A maioria das pessoas que estão presas nestes lugares imundos, fétidos, desumanos estão ali por motivos insignificantes e mesmo injustamente. Amanhã, poderá ser você!!

  8. blank Selma disse:

    Eu não sou a favor da violência. Mas acredito no nossos agentes da polícia que passaram por treinamentos para lidar com pessoas. Se está acontecendo esse tipo de tratamento, deve haver algum motivo, para esta reação. como fala na carta, violência, gera violência. E aí, de onde está partindo a violência? Acredito se um preso tem um bom comportamento, não há porque receber represália.

  9. blank Paulo disse:

    parabens Diane vc foi corretíssima no seu comentário o mundo dar muitas voltas esses mesmos que estao defendendo essas torturas amanha pode ter um irmao um pai ou ate ele ou ela mesma lá ai eu gostaria de ver se ia defender torturadores

  10. blank caio disse:

    DIANE, COITADINHO DELES SÃO TÃO INOCENTES QUE ESTÃO ALÍ, PORQUE NÃO ESTÃO NAS RUAS TRABALHANDO, SUANDO SUAS CAMISAS PARA AJUDAR SEUS FAMILIARES. POR MAIS HUMILDE QUE SEJE O TRABALHO. PORQUE SÓ O TRABALHO DIGNIFICA O HOMEM. PORQUE QUEREM VIDA FÁCEIS. DINHEIRO FÁCIL.A ONDE ELES ESTÃO É UM PARAÍSO PARA O QUE ELES MERECEM. A SOCIEDADE NÃO PRECISA DELES AQUÍ FORA. EM VEZ DE DAR OPORTUNIDADE DE TRABALHO A UM BANDIDO. QUE DE Á UM PAI DE FAMÍLIA CORRETO. UM EX; SE VC TIVESSE UMA EMPRESA VC LEVARIA UM BANDIDO PARA TRABALHAR COM VC. PORQUE NÃO EXISTE EX BANDIDO, SÓ VAI DEIXAR DE SER QUANDO MORRER.TALVEZ NEM ASSIM.

  11. blank Mauro disse:

    todos nois seres humanos estamos sujeitos a cometer crimes imbecis e que acham que nao vc meu caro Caio se vc nao for boiola vai trabalhar e chega em casa e encontra um cara comendo sua mulher pra ver se vc vai oferecer um cafe pra ele nao seja hipócrita claro que existe muitos que o lugar de e lá mesmo mais tem muitos que merecem estar fora e com certeza muito melhor dos que estao aqui fora deixa eu ir lá pegar tua mulher pra ver se no outro dia tu nao ta lá junto com eles kkkkkk

  12. blank caio disse:

    ESSE MAURO DEVE SER OUTRO DELINQUENTE, QUE DEVERIA ESTÁ LÁ NAQUELE INFERNO COM OS OUTROS VAGABUNDOS. SERVINDO DE BONECA PRA ELES 24 HS.

  13. blank Mauro disse:

    A boneca mede 22/15 de grossura vc ou e boiola inrrustido ou algum policia vagabundo torturador imagina essa boneca de vinte e dois centímetro comendo tua mulher vc ia querer me matar. E ir preso ou querer que eu te comesse tambem Caio boiola

  14. blank caio disse:

    NÃO VIADO, BAITOLA, OTÁRIO ATÉ PORQUE SE EU TE MATASSE ESTARIA TIRANDO MAIS UM CACHORRO DA SOCIEDADE. QUEM SABE A VIDA DE MUITOS CAHORROS VALEM MUITO MAIS DOQUE A SUA. ATÉ PORQUE MATAR CACHORRO PRINCIPALMENTE REPELENTO NÃO É CRIME. CACHORRO DE PERIFERIA, FEDIDO CHEIO DE CALAZAR E POR CIMA DE TUDO MACONHEIRO E TUDO MAIS….VÁ PROCURAR TIRAR LAMA DE DENTRO DO TEU CASEBRE QUE ESTÁ CHUVENDO BASTANTE. LIXO DE PERIFERIA.

  15. blank mauro disse:

    eu moro e no Caribe seu pobretão olha ai e ver aonde fica isla de margarita manezao bichona to aqui comendo lagosta e tonando wysky Royal salud coisas que vc nao vai fazer nunca gente que nem vc com suas teorias hipócritas tem nais e que se ferrar agora vc eu bao sei se ia gostar mais tua mulher e sua irmã ia encher a boca com 22/15 de cacete eu acho que vc tambem gosta seu boiola enrrustido

  16. blank jose disse:

    engano seu Selma esses agentes Públicos sao covardes torturadores se acham no direito de maltratar bater humilhar e ainda tem uns viado que defendem torturadores claro que muitos bao merece sair mais nao se pode generalizar porque tem muitos que ali estao por motivos que qualquer um faria o mesmo

  17. blank caio disse:

    POLÍCIA PERTO INCOMODA E LONGE FAZ FALTA. QUEM NÃO GOSTA DE POLÍCIA É BANDIDO OU BANDIDA.É O CASO DESSE RECALCADO AÍ COM ESSES COMENTÁRIOS IMBECIS. DEVE TÁ COM A MENTE CHEIA DE FUMAÇA. PENA QUE A POLÍCIA SÓ METEU BALA DE BORRACHA. TINHA QUE METER ERA BALA DE FUZIL NESSES MISERÁVEIS QUE A SOCIEDADE AGRADECE.NÃO FAZ FALTA. E QUEM OS DEFNDE TAMBÉM. ATÉ OS VAGABUNDOS QUANDO ESTÃO NA TACA DA POPULAÇÃO IMPLORA PARA QUE A POLÍCIA CHEGUE RÁPIDO.BANDIDO TEM SER TRATADO COMO BANDIDO. NA BASE DA CHIBATA.TACA NESSES FILHAS DA PUTA.E QUEM OS DEFENDEM TAMBÉM. QUEM DEFENDE ESSES VAGABUNDOS SÃO PIORES QUE ELES.

  18. blank Mauro disse:

    pior e vc vagabundo mal caráter filho de uma egua eu nem no maranhao eu moro e no Caribe isla de margarita olha no mapa ver aonde fica x9 baba ovo de policia corno chifrudo policia que faz seu serviço e respeita os direitos humanos tem todo meu apoio agora torturadores e vagabundo puxa saco safado igual vc tem e que se fuder queria cumer sua mulher sua irmã pra ver se vc ia querer dar pra mim tambem ja que vc e bonzinho todos estao sujeitos a cometer um crime talvez vc fala isso e nao passa de um estrupadores traficante fala isso pra querer aparecer seu pobretão fudido

  19. blank Mauro disse:

    com certeza vc deve ser um x9 ou um policia recalcado quem e vc pra falar em sociedade com uma mente tao doentia arrogante se achando que e alguma coisa vc e um bosta eu sou maranhense e nem ai vivo eu moro e no Caribe seu corno chifrudo queria cumer era tua mulher

  20. blank anônimo disse:

    O Brasil segue as mesmas leis americanas com a mentalidade de prender tanto faz ser culpado ou inocente nao e atoa que um pais que tem cinco por cento da população mundial tem um quarto de todas as pessoa presas no mundo e que exemplo estados unidos dar para o mundo nenhum porque viola todas as leis nao respeita soberania de ninguem espiona mata faz o que quer e aonde quer com certeza e o paísmais terrorista do mundo e nao e exempla de nada olha Suécia Holanda canada Suíça. veja quanta diferenca quase nao existe pessoas presas e a reincidência e quase zero porque sao países que investe no ser humano o Brasil em 2050 terá um terço de sua nação encarcerada sengundo estudos chega dessa sociedade hipócrita que apóia torturadores

  21. blank anônimo disse:

    muito infeliz seu comentário SR Caio no Brasil quase oitenta por cento da população nao confia e nem acredita ba policia sera que sao todos bandidos igual vc falou em seu comentário infeliz mais com certeza vc e policial pra falar tamanha bobagem

  22. blank caio disse:

    EU SOU POLÍCIAL CIVIL COM MUITO ORGULHO E FORMADO EM DIREITO.COM CERTEZA VC NÃO É. É UM BURRO,ANALFABETO. MACONHEIRO, FILHA DA PUTA E COM CERTESA TUA MÃE TE CRIOU EM UM CABARÉ. E SE EU TE PEGASSE. EM ALGUM LUGAR. MACONHEIRO, COCAINEIRO TU IA ME CONHECER DE UMA FORMA MUITO. MUITO, DELICADA. AÍ TU IA VER O QUE POLÍCIA É CAPAZ. SÓ DE HOMÍCIDO EU TENHO 3. COM CERTEZA IRIA FAZER O 4. COMO VC NÃO CONTA NA SOCIEDADE COMO SER HUMAMNO.ERA MAIS UM CACHORRO SAINDO DO MEIO DA SOCIEDADE.E QUE ERA O BEM QUE ESTARIA FAZENNDO PRA SOCIEDADE E PRA TUA FAMÍLIA. TU CONHEÇE UMA .40 NA TUA FUÇA VAGABUNDO.RESREITA POLÍCIA FILHA DA PUTA E PRA QUE TÁ DE DEFENDENDO.

  23. blank Mauro disse:

    kkkkkk vc e um pau no cu mesmo to morrendo de medo de vc seu corno filho D puta vc nao passa de um x9 baba ovo respeita policia kkkkk nem que vc fosse grande bosta ser policia eu quero e que vc se foda otario safado vc nao mata nem galinha cachorro que late nao morde e vc bao passa de um cachorro pulguedo favelado desgracado

  24. blank Mauro disse:

    Kkkkkk faz me rir x9 caguete arrombado ja matou treis so se foi com o cu lkkkkk deixa de ser safado pilantra cachorro pulguento vc nao mata nem galinha matou treis e ta solto kkkkkk e muito otario mesmo vc acha que e o que seu boiola eu queria fuder era sua mulher e sua irmã kkkkk corno chifrudo

  25. blank Anônimo disse:

    o que acontece dentro dos presidios é uma crueldade…se esses que estão lá presos é pra pagar o que cometeram e tentarem sair de lá pessoas melhores… não se paga violência com violência.. pois se esses que apenas roubavam, vivem esses tipos de torturas e mais quando sairem ñ estão
    apenas roubando e sim.. roubando ,estrupando matando, se entram ruins na cadeia sairam piores… ísso é apenas um fato qe deve ser pensado pelas autoridades,,,, nesse caso os policiais…

  26. blank mauro disse:

    verdade nao se pode fazer do Brasil uma fabrica de bandidos como estar acontecendo a anos claro pra justica e pra os policiais e um prato cheio se nao existe bandido nao existe policia e a justica e conivente como pode pegar uma pessoa que talvez com razão faz um crime mata um ladrão um estrupador e o coloca no meio dos piores bandidos e a sociedade ja nao lhe dar nenhuma oportunidade sera que uma pessoa que faz um crime assim ela e bandida nao merece voltar pra sociedade claro que sim so que a justica a policia e essa sociedade hipócrita ja lhe condena pra o resto da vida restando lhe a única saída engressar nessas fabricas do crime

  27. blank caio disse:

    SE REALMENTE TU MORAS NO CARIBE. DEVE ESTÁ GANHANDO A VIDA DANDO O CÚ 24 HS, DEVE TÁ CHEIO DE AIDS PRA TRAZER PRO BRASIL. TÚ ÉS UM TREMENDO DE UM PAU NO CÚ.OU ENTÃO ESTÁ PRESO COM OS SATANÁS DO TEU LADO. ZÉ RUELA.VAI PRA CASA DO CARALHO FILHA PUTA. NEM MULHER TÚ TEM PORQUE BICHONA NÃO GOSTA DE MULHER. FICA ONDE TÚ TÁ DANDO TEU RABO QUE JÁ DEVE TÁ TODO LASCADO. XIRI NO CÚ.KKKKKKKKK.

  28. blank Mauro disse:

    kkkkkk ai e otario mesmo como pode ser bobo assim eu moro em isla de margarita Caribe tenho cidadania daqui tambem e nao tenho so uma mulher tenho todas kkkk rico bonito e com uma vara de 22 cm as mulheres ficam louca vc dar e sorte se tua mulher me visse ia querer dar pra mim fica ai otario nessa pobreza hasta la lá vista maricon conio madre gran puta mal parido kkkkkkk

  29. blank Mauro disse:

    aqui nao tem cida que ai chama aids nao pau no cu agora desse lado dai ta infestado tu mesmo deve ter boiola maricon sempre tem aids yo no me gusta D maricon igualito usted kkkkkkkkk

  30. blank claudia tavares lima disse:

    presidio hoje virou industria,ou seja quanto mais cabra mais cabrito,a maioria da populacao carcerarias sao jovem que cometerão pequenos delitos pra usar o crack. a pedra ou seja pessoas que precisa e de saude publica,a sociedade e cega,presos tem o direito de se reeducar,mais presidio nao recupera ninguem…eu costumo nao jugar pois tem filhos e numa mãe educa um filho pra ser marginais…para mim o sistema penitenciario e um VERGONHA…eles humilha maltrata mesmo…tortura mesmo…

  31. blank Sérgio disse:

    parabens Claudia pelo seu comentário vc falou a mais pura verdade a culpa de tudo isso e dessa sociedade hipócrita nojenta soberba que acham que estao acima do bem e do mal que acham que uma pessoa que comete um pequeno delito tem que ser tratado assim sem direito a uma segunda chance tomara que essas pessoas que pensam assim aconteca com algum familiar ou com ela própria parar numa prisao pra ver se vao ter essa opiniao

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!

Siga-me no Facebook

Contatos


Email: domingos.costa@hotmail.com
WhatsApp: (98) 98807-7894

Publicidade

blank

 

TV TIMBIRA

blank

RÁDIO TIMBIRA

 

Rádio Timbira Ao Vivo