24
abr
2015

Etapa especial do Projeto Rondon em municípios do ‘Mais IDH’

reuniao da juventude 23 04 f nael reis (2)O Maranhão vai receber uma edição especial do Projeto Rondon, realizado pelo Ministério da Defesa, que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.

O projeto será realizado nos municípios maranhenses que estão inseridos no Plano de Ações ‘Mais IDH’, lançado pelo governador Flávio Dino para garantir ações estratégicas para melhoria da qualidade de vida nos 30 municípios maranhenses com os piores índices de desenvolvimento. Essa edição especial do Rondon terá a participação de estudantes das universidades públicas e particulares do estado, que devem propor ações de caráter extensionista, que contribuam para o desenvolvimento sustentável das comunidades.

A primeira etapa será realizada em janeiro de 2016. A edição especial da ação federal no Maranhão foi acordada após solicitação do Governo do Estado, por intermédio da secretária estadual da Juventude, Tatiana Pereira. A confirmação do Rondon Regional/Especial, que recebeu o nome de ‘Operação Bacuri’, foi anunciada na quinta-feira (23), durante ato com a presença de representantes do Ministério da Defesa, da secretária Tatiana Pereira, de representantes de órgãos estaduais e de oito Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e particulares maranhenses.

O empenho da gestão estadual em promover uma edição especial do Projeto Rondon no Maranhão, assim como outras ações de participação juvenil ao longo do governo, demonstra o compromisso do governador Flávio Dino em promover a participação popular para elevar os índices sociais do Maranhão e inserir os jovens nesse processo.

Operação Bacuri

O Rondon Regional/Especial no Maranhão, que recebeu o nome de ‘Operação Bacuri’, terá a execução do Ministério da Defesa, em parceira com a Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv), Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e Secretaria de Estado da Igualdade Racial (Seir), além das Instituições de Ensino Superior (IES) do estado. O edital com o detalhamento dos projetos e cronograma das ações, incluindo o processo de inscrição, deverá ser divulgado no mês de maio.

Estiveram presentes na solenidade de apresentação da ‘Operação Bacuri’ do Projeto Rondon, representantes das instituições Instituto Superior de Administração e Negócios/Faculdade Brasileira de Estudos Avançados(Isan/Fabea); Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão(Fapema); Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário do Maranhão (DFDA-MA); Faculdade Estácio de Sá; Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma); Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!

Siga-me no Facebook

Contatos


Email: domingos.costa@hotmail.com
WhatsApp: (98) 98807-7894

Publicidade

TV TIMBIRA

blank

RÁDIO TIMBIRA

 

Rádio Timbira Ao Vivo