21
abr
2020

Em videoconferência com ministro da Saúde, Flávio Dino solicita novos leitos e incorporação ao SUS

Na videoconferência, o governador reforçou a importância do diálogo com o Governo Federal

Nesta segunda-feira (20) o governador Flávio Dino participou da reunião dos governadores do Nordeste com o novo ministro da Saúde, Nelson Teich. Na videoconferência, o governador reforçou a importância do diálogo com o Governo Federal para que haja unidade entre os estados e municípios brasileiros no combate ao coronavírus.

A garantia do transporte dos respiradores ao Maranhão, a habilitação dos novos leitos ao Sistema Único de Saúde (SUS) e os 40 leitos prometidos pelo Governo Federal ao estado, foram as principais demandas encaminhadas pelo governador Flávio Dino ao ministro Teich. “Garantir que os respiradores cheguem ao Maranhão, juntamente com a incorporação dos novos leitos ao SUS e a expansão dos leitos prometidos pelo Governo Federal são ações importantes para nós neste momento de aguda crise sanitária que estamos vivendo em todo o país e no mundo”, disse o governador.

Outra solicitação feita pelos governadores, oficializada via Consórcio do Nordeste, é a constatação da insuficiência e má distribuição de médicos no Brasil. Foi feito um pleito solicitando autorização excepcional de médicos estrangeiros ou médicos brasileiros formados no exterior para atuação, por exemplo, nas triagens dos hospitais. “São centenas de pessoas que estão preocupadas consigo e com suas famílias que procuram os serviços de saúde. Ter profissionais que auxiliem nesse processo de triagem seria um grande avanço na preservação de vidas”, afirmou Flávio Dino.

No início da crise do coronavírus no Brasil, o Governo Federal prometeu a criação de 40 novos leitos no Maranhão (em duas etapas) e garantiu que viabilizaria a incorporação de novos leitos ao Sistema Único de Saúde, para garantir o custeio permanente. “Infelizmente essas medidas ainda não se concretizaram, e, hoje, mais uma vez, reforçamos o nosso pedido ao Ministério da Saúde”, concluiu Dino.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!

Siga-me no Facebook

Contatos


Email: domingos.costa@hotmail.com
WhatsApp: (98) 98807-7894

Publicidade

TV TIMBIRA

blank

RÁDIO TIMBIRA

 

Rádio Timbira Ao Vivo