13
set
2015

Políticos buscam apoio à suas candidaturas fazendo alianças com o PCdoB

Muitos pré-candidatos a prefeito buscam partidos que têm aliança ou o próprio partido do governador, PCdoB, para manterem apoio a sua candidatura.

Glaucione Pedrozo, de O Imparcial

Reprodução

Para o presidente do PCdoB, Márcio Jerry, o partido estará presente em todos os município do estado.

Todos os quatro municípios que compõem a Grande Ilha de São Luís terão candidatos fortes a prefeito com o apoio de Flávio Dino (PCdoB). Em São Luís, Dino simpatiza com praticamente todos os pré-candidatos.

Paço do Lumiar conta com o apoio de Dino e do PCdoB para o ex-deputado Domingos Dutra (SD). Dutra deixou um cargo no governo de Dino para poder trabalhar mais em Paço do Lumiar e consolidar a candidatura. Muitos chegaram a apostar que a esposa do ex-deputado seria a candidata.

O prefeito Josemar Sobreiro, recém-filiado ao PSDB, a partir de uma articulação do suplente de senador Pinto da Itamaraty, deverá concorrer à reeleição . Ele era do PR e foi para o PSDB, partido, até então, aliado do go-vernador.

Outro provável candidato é Caetano Jorge, que atualmente preside o PMDB no município de Paço do Lumiar. Ele é primo do ex-prefeito Gilberto Aroso, que está com contas a serem julgadas pelo TCE e tem uma remota possibilidade de também ser candidato. Entre as possibilidades em Paço do Lumiar, aparece o líder comunitário Inaldo, que é filiado ao PPL e não possui apadrinhamento político.

Em São José de Ribamar, aparecem três nomes. Luís Fernando Silva deixou o grupo Sarney para integrar um partido aliado de Flávio Dino, o PSDB. Ele conta com o apoio declarado do atual prefeito de Ribamar, Gil Cutrim (PDT), cuja filiação no PDT corou sua aliança com o governador.

Os outros candidatos são Julinho e Júlio Filho, ambos do PMDB, e Arnaldo Colaço (PSB). Colaço vem desenvolvendo um trabalho de oposição na cidade e integra um partido da base aliada do governador. Julinho e Júlio Filho pertencem ao mesmo grupo político, mas, por terem algumas restrições que podem vir a enquadrá-los na Lei da Ficha Limpa, eles ainda não decidiram quem irá representar o grupo.

Em Raposa, o atual prefeito, Clodomir dos Santos (PRTB), não disputará eleição, mas deverá apoiar um dos membros indicados do grupo do ex-prefeito Paraíba. Neste grupo, a dúvida gira em torno da filha do ex-prefeito, Ociléia (PRB), e do vereador Eudes Barros (PRTB).

Outra pré-candidata já confirmada é Talita Laci (PCdoB). Laci ficou em segundo lugar nas eleições de 2012, mas já assumiu o mandato algumas vezes, mediante decisão da Justiça. No município, ela é a única que possui o apoio do governador Flávio Dino.

O PCdoB

Em conversa com a reportagem de O Imparcial, o presidente estadual do PCdoB, Márcio Jerry, garantiu que o partido estará presente em todos os municípios em toda a Ilha. “Na Grande Ilha, o PCdoB terá forte presença na disputa eleitoral, mesmo que venha a ter apenas a candidatura da Talita Laci na Raposa. Não descartamos os outros municípios ter presença nas chapas majoritárias”, destacou.

Márcio Jerry enfatizou que a intenção é a de fortalecer a base partidária do governador Flávio Dino (PCdoB). “Aumentaremos o número de prefeitos, sem dúvida. Estamos acolhendo filiações de lideranças em todo o estado, lideranças que marcharam conosco ano passado. Nosso esforço principal é manter unida no maior número de municípios a base partidária do governador Flávio Dino”, disse.

Sobre o município de Paço do Lumiar, Jerry declarou apoio à candidatura de Domingos Dutra. “O PCdoB, o PP e o Solidariedade já manifestaram em reunião dos partidos da base que em Paço do Lumiar defendem a organização de uma frente ampla tendo o ex-deputado Domingos Dutra como candidato a prefeito”, afirmou.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!

Siga-me no Facebook

Contatos


Email: domingos.costa@hotmail.com
WhatsApp: (98) 98807-7894

Publicidade

TV TIMBIRA

blank

RÁDIO TIMBIRA

 

Rádio Timbira Ao Vivo