03
jul
2014

Edinho Lobão é uma farsa; também nas redes sociais…

lobo-mentiroso2-430x215Maranhão da Gente – Edinho Lobão (PMDB) segue forjando popularidade nas redes sociais. O candidato a governador do grupo Sarney está usando uma página no Facebook (fanpage) com criação datada de 13 de junho de 2014 e que possui mais de 11 mil seguidores. Ocorre que entre eles está o jornalista Décio Sá, morto em abril 2012 – dois anos antes, portanto.

A farsa foi descoberta no final da tarde de quarta-feira (2) por internautas e o candidato voltou a ser motivo de chacota nas redes sociais. “Rapaz, nessa fanpage do Edinho Lobão já vi uma galera que nem deve saber que curtiu a página”, postou Gustavo Rodrigues no Twitter. Entre os curtidores há vários políticos adversários, como o deputado federal Simplício Araújo (Solidariedade) e o ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB).

Segundo especialistas, o esquema funciona a partir da compra de uma página criada há vários anos e com bastante curtidores. De posse de dados de usuário e senha de acesso, o comprador apaga todas as postagens existentes e paga R$ 1.000 para o Facebook autorizar a troca de URL (em português, Localizador-Padrão de Recursos).

Concluída a operação, o comprador tem uma página em branco, apenas com os curtidores (equivalente a seguidores). Certamente o jornalista Décio Sá havia curtido a página em vida, por isso aparece hoje com um dos fãs da página do candidato peemedebista.

TWITTER

Para mostrar os seguidores que, na realidade, não possui no Twitter, Edinho Lobão usou o perfil pertencente a dupla de sertanejo. Foto: Reprodução / Twitter

No Twitter, a conta de Edinho Lobão (PMDB) foi criada e usada por cinco anos pela dupla sertaneja maranhense Jhonatan & Jardel. Criada em julho de 2009, a conta teve todos os dados alterados e tweets apagados. Depois de repaginada, a primeira postagem foi feita em 18 de junho de 2014.

O social media contratado pelo Lobo porém esqueceu de dar fim aos favoritos (curtir), e manteve uma menção enviada aos cantores em junho de 2011 pela bacabalense Tatá Frazão. Ela postou “@jhonatanejardel Oh Tô Com Saudades de Curtir o Show de Vcs akii em Bacabal … :’/”.

Tudo foi feito pela assessora de Comunicação do PMDB do Maranhão, Fernanda Branco, a Nanda, que é ainda produtora da dupla Jhonatan & Jardel e ‘especialista em mídia digital’ pela Mania Comunicação, onde é sócia-proprietária.

Após Nanda ter ‘convencido’ a dupla sertaneja em ceder a conta para Edinho Lobão, o perfil teve nome e avatar alterados e tweets apagados, para passar a impressão de que peemedebista é um candidato popular nas redes sociais, que utiliza as redes sociais há muito tempo.

PERFIS FAKES

Campanha de Edinho Lobão usou foto e nome da estudante morta para atacar opositores do peemedebista no Twitter. Foto: Reprodução / Twitter

A campanha de Edinho também usa dezenas perfis falsos para declarar apoio ao peemedebista e detratar seus adversários, em especial o candidato Flávio Dino (PCdoB). Um dos fakes usava nome e foto da estudante Fernanda Lages, que foi encontrada morta em uma obra abandonada na cidade de Teresina (PI), no ano de 2011. Descoberta a farsa, o perfil foi apagado.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!

Siga-me no Facebook

Contatos


Email: domingos.costa@hotmail.com
WhatsApp: (98) 98807-7894

Publicidade

blank

TV TIMBIRA

blank

RÁDIO TIMBIRA

 

Rádio Timbira Ao Vivo