02
jan
2017

Dois ex-deputados no comando das relações políticas do governo Edivaldo

Hélio Soares e Jota Pinto têm a missão de comandar a “política” do governo Edivaldo, neste segundo mandato…

Hélio Soares e Jota Pinto, esses foram os escolhidos para comandar a Secretaria de Relações Parlamentares e a Secretaria de Articulação Política, respectivamente, neste segundo mandato do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

Experientes, ambos foram deputados estadual juntos, na legislatura de 2009 a 2012, na Assembleia Legislativa do Maranhão. 

Há os que criticam a existência de duas secretarias para a mesma função, argumentado que as finalidades das pastas são idênticas. Mas, não é bem assim não…

A relação com os parlamentares se resume no contato direto com os 31 vereadores, além de acompanhar a tramitação dos projetos de lei na Câmara Municipal, observando os prazos e providenciando o cumprimento das exigências cabíveis.

Já a articulação política é mais ampla, assessora as demais secretarias quando da negociação e condução de assuntos de interesse comum a São Luis e aos outros Municípios que integram a Região Metropolitana; Conduzir o processo de negociação e de articulação do Governo Estadual, para discussão de assuntos de interesse comum; E ainda atua em negociações e de articulações da prefeitura com as instituições locais, partidos políticos, representantes de movimentos sociais e de entidades de classe, para ampliar a rede de apoio governamental.

Portanto, Jota Pinto e Hélio Soares têm função parecida, mas com certa diferença na prática. Cabe a eles conduzir a política do governo Edivaldo. No entanto, é bom lembrar que os dois “extraordinários” devem deixar suas funções no período que estipula a desincompatibilização para disputar a eleição estadual de 2018.

Mas essa é outra história…

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!