03
mar
2015

Detran moderniza sistema de informática para beneficiar mais de 18 mil usuários e autoescolas

Foto 1 Ademir Soares Detran - fibra óptica

De acordo com a divisão de Informática do órgão, a migração do sistema será concluída até o fim desta semana.

A rede de informática do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran) vai passar a utilizar conexão por fibra óptica, considerada uma das mais velozes e eficientes para a transmissão de dados. O Detran será o primeiro órgão do Governo do Maranhão a compartilhar da plataforma digital implantada há três anos na Secretaria de Segurança Pública (SSP) e que até agora era usada apenas no monitoramento eletrônico das ruas e avenidas da capital. A mudança trará mais agilidade e qualidade no atendimento aos usuários do órgão.

Os testes da interligação do sistema do Detran à rede de fibra óptica da SSP foram iniciados nesta terça-feira (3). De acordo com a divisão de Informática do órgão, a migração do sistema será concluída até o fim desta semana. Com a mudança tecnológica, o atendimento ao usuário ganha mais agilidade, inclusive com aumento da oferta de serviços feitos eletronicamente através do site do Detran na internet. A medida beneficia diretamente os mais de 18 mil usuários que mensalmente se dirigem ao órgão e também facilitará o trabalho das 71 autoescolas da região metropolitana de São Luís.

“Estamos colocando o Detran maranhense no caminho da modernidade. Este é um grande passo dado pelo Governo do Maranhão para aprimorar os serviços públicos oferecidos ao cidadão”, afirmou o diretor geral, Antônio Nunes.

A instabilidade do sistema de informática do Detran sempre foi uma das principais queixas dos usuários. De acordo com o coordenador de Informática, Antônio Eduardo Bernardes, a lentidão ou mesmo interrupção no sistema acontecem, principalmente, porque até hoje apenas 8 MB (megabytes) eram disponibilizados para atender a toda a demanda, o que limitava a velocidade da internet e a transferência de arquivos.

“Com a interligação do sistema à rede de fibra óptica da Secretaria de Segurança Pública (SSP), o Detran passa a dispor de 400 MB (megabytes) de velocidade de conexão, garantindo mais rapidez e confiança aos procedimentos operacionais”, explicou Eduardo Bernardes.

A tecnologia da fibra óptica permite a transmissão de dados através de grandes distâncias e tem como principal vantagem a rapidez no envio de informações. A rede de fibra óptica do Maranhão foi instalada em 2012 e até hoje era utilizada apenas pela Secretaria Estadual de Segurança Pública.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!

Siga-me no Facebook

Contatos


Email: domingos.costa@hotmail.com
WhatsApp: (98) 98807-7894

Publicidade

TV TIMBIRA

blank

RÁDIO TIMBIRA

 

Rádio Timbira Ao Vivo