27
abr
2020

COVID-19: Movimentação de trabalhadores de outros estados deixa moradores de Santo Antônio dos Lopes apavorados

EDITADO PARA ACRÉSCIMO Por conta da exploração de gás natural no município de Santo Antônio dos Lopes e a constante movimentação de trabalhadores das empresas Techint e Eneva que circulam nas ruas da cidade, os moradores santo antonhenses estão em pânico devido ao constante risco de contaminação pelo novo coronavírus (covid-19).

O Blog do Domingos Costa apurou que funcionários das duas empresas já tiveram confirmação da testagem positiva para a doença e outras estão afastadas do trabalho por conta da suspeita. E mesmo diante desse cenário é possível testemunhar diariamente – como no vídeo acima – trabalhadores das firmas em constante movimentação entrando e saindo de ônibus em direção a Termelétrica de Santo Antônio dos Lopes.

A aglomeração dos mais de 600 funcionários – muitos sem qualquer proteção – tem sido denunciado por moradores preocupados com a situação e por lideranças políticas da cidade.

O ex-prefeito do município, Eunélio Mendonça, por exemplo, fez um desabafo por meio das redes sociais que ganhou destaque no meio político local. Ela cobrou do prefeito providências.

“Estamos todos com medo, essa aglomeração de pessoas da Techint, que ainda continuam com suas atividades normais, com trabalhadores vindo de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, podem está trazendo o vírus para nosso município, e sabemos que, nossa cidade não tem estrutura para tratar a proliferação do vírus, hoje foram 675 pessoas, isso é aglomeração e brincadeira com a pandemia, a preocupação da empresa com os moradores da nossa cidade é zero, só pensam em levar riqueza pra eles, e a cidade cada vez mais ficando pior e amedrontada”. disse o ex-prefeito

Mesmo diante do cenário que pode se tornar catastrófico, o prefeito Emanuel Lima de Oliveira, o Bigu, não toma qualquer providência em favor da população. E, consequentemente, a omissão do gestor deixa claro que a sua preocupação é unicamente na arrecadação de impostos proporcionado pela Termelétrica.

– Outro lado

Em contato com o Blog do Domingos Costa, as empresas contratadas Eneva e a Techint esclareceram por meio de nota contrariando o post. Confira abaixo a integra:

A Eneva e a Techint, empresa contratada que atua no Complexo Parnaíba, esclarecem que as imagens apresentadas pelo Blog são antigas e não condizem com a situação atual do transporte de funcionários do Complexo Parnaíba. As empresas seguem todas as recomendações sanitárias, sendo obrigatório o uso de máscaras de proteção e respeitada a distância mínima de um metro entre os passageiros. Além disso, a higienização dos veículos está reforçada e os ônibus estão circulando em mais horários, com ocupação reduzida pela metade para respeitar o distanciamento recomendado. A medição de temperatura corporal diária é realizada assim que os trabalhadores descem dos ônibus, com objetivo de identificar possíveis casos suspeitos. Eneva e Techint destacam ainda que 80% da mão de obra do projeto é residente no município de Santo Antônio dos Lopes e arredores.

Foto enviada pelas empresas, que segundo elas, mostram situação atual do transporte de funcionários do Complexo Parnaíba.

1 Comentário

  1. Juliana disse:

    Senhor, esse vídeo é de março, já se passou um mês. Gentileza atualizar as informações para serem mais verídicas.

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!

Siga-me no Facebook

Contatos


Email: domingos.costa@hotmail.com
WhatsApp: (98) 98807-7894

Publicidade

TV TIMBIRA

blank

RÁDIO TIMBIRA

 

Rádio Timbira Ao Vivo