11
abr
2016

Conheça as mais de 100 cracolândias em São Luís, Ribamar, Paço e Raposa

home

Os bairros com maior índices de tráfico de drogas na região metropolitana: João Paulo em São Luís, Turíuba em São José de Ribamar, Maiobão em Paço do Lumiar e Vila Bom Viver em Raposa.

A Cracolândia, que vem da derivação de crack, é uma denominação popular para uma região onde, historicamente, se desenvolveu intenso tráfico de drogas. E na região metropolitana de São Luís tem sido bem visível aos moradores uma média de 101 cracolândias espalhadas pela área.

A nossa reportagem percorreu alguns desses pontos traçados pela Organização Não Governamental (ONG) Rede Maranhão Antidrogas. No diagnóstico, constatamos que existem, em média, 101 pontos de vendas de drogas – mais conhecidos como minicracolândias – que têm tomado conta de ruas, avenidas, praças e bairros (confira a lista dos bairros identificados ao lado).

Joviano Furtado, delegado e supervisor do Centro Integrado de Defesa Social, que trabalha há anos com dependentes químicos, conta que os locais com maiores índices de uso das drogas, em São Luís, são os bairros João Paulo, Forquilha, Centro e São Francisco.

Os zumbis e escravos da droga: Usuários de crack em São Luís…

Nos demais municípios que compõem a região metropolitana, segundo a Rede Antidrogas, são os bairros Maiobão, em Paço do Lumiar, Novo Horizonte e Turiúba, em São José de Ribamar, e Favela e Bom Viver, em Raposa. Essas são as comunidades com maior concentração e movimento de pessoas em busca de compra e uso dos entorpecentes.

O delegado titular da Senarc, Carlos Alessandro, acredita que as drogas que foram apreendidas de janeiro a abril deste ano no interior do estado, como Imperatriz, Estreito, Buriticupu e Grajaú, seriam distribuídas na região metropolitana de São Luís.

“A maior parte dessas drogas seria usada por integrantes de facções criminosas na região metropolitana. Muitos deles seriam os receptadores e distribuidores.Mas, com o nosso trabalho, conseguimos interceptá-los nas estradas, impedindo que chegassem aqui e fizessem a distribuição, no que abasteceria ainda mais esses pontos de drogas”, contou o delegado.

Carlos Alessandro ainda afirmou que as drogas que foram apreendidas em São Luís estavam nos bairros Camboa, Liberdade, Cohatrac, Estiva, Pedrinhas e Anjo da Guarda na área Itaqui-Bacanga.

tabela-260077 - Cópia tabela-260077

Rodrigo Santos, Especial para o Jornal O Imparcial

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!

Siga-me no Facebook

Contatos


Email: domingos.costa@hotmail.com
WhatsApp: (98) 98807-7894

Publicidade