18
ago
2020

“Cheguei aqui por força de muita luta”, disse Duarte em entrevista à TV Maranhense

Nesta terça-feira (18), o deputado estadual Duarte Jr (Republicanos) foi o segundo pré-candidato à Prefeitura de São Luís a participar do programa Linha de Frente, na TV Maranhense. Sob o comando de Osvaldo Maya, o Linha iniciou uma série de entrevistas com aqueles que devem concorrer ao pleito deste ano, para estar à frente do executivo municipal em 2021. A jornalista Daniela Bandeira foi convidada para participar da edição.

Logo no início, o ex-presidente do PROCON e VIVA Cidadão destacou uma das características que o diferencia dos políticos tradicionais: a origem simples e sem ter na família influência de políticos.

“Cheguei aqui por força de muita luta, muito trabalho, não tive privilégios na minha vida, não sou de família de políticos. Desde muito cedo eu trabalhei, com 7 anos, vendendo chocolate na Expoema. Trabalhei em cantina de colégio, trabalhei como palhaço em programa infantil, aos 14 anos, pra financiar os meus estudos, ou seja, muita luta”, enumera.

Resolver o problema da saúde

Perguntado sobre os problemas imediatos que pretende resolver, Duarte falou sobre a importância de garantir oportunidades iguais para todos por meio de serviços públicos eficientes.

“Nós precisamos enfrentar e resolver o problema da saúde. Por exemplo, aumentando o programa Saúde na Hora. Uma das principais questões diz respeito ao atendimento. Atendimento que nós já mostramos que conseguimos resolver no VIVA Cidadão. Ou seja, temos uma história onde o resultado foi prestado. E nós temos onde buscar recursos. Por exemplo, o programa Saúde na Hora, um programa federal, garante 200% a mais de recurso à Prefeitura que, por unidade básica, colocar pra atender das 8h às 22h, aos sábados até meio-dia e garantir o atendimento de um dentista. Ou seja, estou mostrando qual o problema, apresentando uma solução e demonstrando de onde nós vamos tirar o recurso pra resolver o problema das pessoas. “

Outra medida que Duarte garantiu que irá implementar se for eleito é a reestruturação dos terminais de integração em parceria com a iniciativa privada, oferecendo serviços essenciais, como central de marcação de consulta e emissão de documentos.

“É possível fazer dentro do terminal uma série de serviços públicos sem gastar um real”, pontua.

Duarte x Braide

Sobre a disputa eleitoral que se desenha para acontecer no segundo turno com o pré-candidato do Podemos, Eduardo Braide, Duarte sugeriu que seja comparado o que os dois realizaram quando tiveram oportunidade à frente de gestões públicas.

“Compare a nossa gestão no PROCON com a do Eduardo Braide na Caema. Se hoje, 39% das escolas públicas municipais, de acordo com dados do Inep, não têm saneamento básico; se 24% das escolas públicas municipais em São Luís não têm água encanada, num momento de pandemia, parte dessa conta é culpa do Eduardo Braide. Se 333 mil cidadãos em São Luís não têm saneamento básico em suas casas, parte dessa conta é culpa do Eduardo Braide. Por isso, eu convido as pessoas pra comparar. E isso não é só na Caema. Ele foi secretário de Orçamento participativo, de [João] Castelo [prefeito de São Luís entre 2009 e 2012]. Eu convido ele a dizer uma audiência pública que ele fez pra que as pessoas pudessem realmente participar”, comenta.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!

Siga-me no Facebook

Contatos


Email: domingos.costa@hotmail.com
WhatsApp: (98) 98807-7894

Publicidade

TV TIMBIRA

RÁDIO TIMBIRA

 

Rádio Timbira Ao Vivo