17
mar
2016

Cantador Chagas e mais dois membros do Boi da Maioba são acusados de aliciar e estuprar menina de 13 anos

Chagas - Boi da Maioba 1 (1)

Cantador Chagas disse que fó falará sobre o caso após conversa com seus advogados.

A maior agremiação de dança do folclore popular do Maranhão passa por uma crise gigantesca. O Bumba Boi da Maioba, conhecido das apresentações apoteóticas nos Arraiais e do som típico das matracas, agora virou caso de polícia.

Pelo menos três membros do Boi são acusados de aliciar e estuprar uma adolescente de apenas 13 anos, também brincante na chamada “Nação Maiobeira” e filha de uma das diretoras da brincadeira.

A família descobriu que a menina – o blog prefere não citar as letras inciais do seu nome para preservar a imagem da menor – era constantemente aliciada pelos homens por meio de mensagens de WhatsApp e Facebook.

Desfecho

O crime só foi descoberto após a adolescente ter saído de sua residência, no bairro do Maiobão, município de Paço do Lumiar, por volta das 13h do último domingo(13), alegando que iria para casa de uma amiga fazer trabalho de escola.

Por volta das 18h, um familiar flagrou a adolescente chegando na proximidade de sua residência na garupa de uma motocicleta. Ao entrar na casa, a mãe indagou sobre o homem que a trouxe, momento que pediu o celular da filha.

Foi então que a família comprovou a existência das conversas dos aliciadores através das mensagens no celular. De acordo com familiares, nas mensagem do Cantador Chagas, ele prometia entre outras coisas, buscar ela na escola após a aula.

Caso de polícia

A mãe então decidiu levar a filha até o Plantão da Delegacia do Maiobão, e por volta das 19h30, do mesmo dia, registrou uma Ocorrência por Estupro de Vulnerável, contra Chagas, e mais dois tocadores de Onça (instrumento musical) identificados como Renan Caldas e Frank Renato, o Pestinha.

A menina contou à mãe que, o último acusado, “Pestinha”, a levou naquela tarde para uma casa onde ele disse que morava sozinho, e forçou a menor a manter relação sexual. Em determinado momento ele disse que estava apaixonado, e até, prometeu presentes. Mas, em seguida, chegou ameaçar de morte a mãe e a irmã da garota, caso o assunto viesse a público.

Um dos familiares contou também ao blog, que Chagas não chegou a consumar o estupro, entretanto, diante das constantes mensagens de WhatsApp, e pelos relatos da adolescente à família, em outra ocasião, o cantador chegou marcar encontrou e pedir uma chance para ficar com a menor, o que por si só, configura aliciamento de menor vulnerável. (arts. 218 e 218-a do CP).

Já Renânia Caldas, além de trocar mensagens de cunho pornográfico, é acusado também de tentar beijar a força a adolescente durante uma apresentação da brincadeira.

Medidas

A família então seguiu para o IML – Instituto Médico Legal para realizar exame de conjunção carnal, solicitado pelo delegado, para atestar se houve estupro. Mas, não foi possível, porque não havia uma perita no órgão naquela ocasião.

Encaminhados para a DPCA – Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, em São Luís, a perícia constatou que de fato a menina foi estuprada. Logo, a garota foi direcionada para o Hospital Materno Infantil, onde tomou um coquetel para prevenir doenças sexualmente transmissíveis (DST) e eventual gravidez.

Um inquérito foi instaurado  para investigar o caso, todos os acusados serão ouvidos nos próximos dias, pela Delegada Genice, da Delegacia do Maiobão.

A família ainda contou, que no intervalo do último domingo, quando o assunto veio à tona, até a manhã desta quinta-feira(17), diversas pessoas procuraram a mãe da adolescente, afim de livrar o nome do cantador Chagas da acusação.

Cantador Chagas

O blog conseguiu contato com um dos três acusados, o cantador Chagas da Maioba. Ele disse que conhece a menor, no entanto, negou o aliciamento da garota, afirmou ainda que não recebeu nenhuma intimação. “Estão me acusando de uma coisa que eu ainda nem sei, vou procurar meus advogados, porque não posso falar mais nada sobre esse assunto, só quando me chamarem para depor”, disse.

Palavra do Presidente

Zé Inaldo, presidente do Boi e padrinho da menor estuprada disse que o problema é da família, cabe a ele tomar as medidas administrativas.

Sobre o caso envolvendo os membros do Boi no aliciamento e estupro da adolescente, senhor Zé Inaldo – presidente do Boi da Maioba,  disse que o problema é da família, que tem que resolver com os envolvidos, a ele só cabe tomar, junto com a diretoria, as medidas administrativas.

Zé Inaldo, que também é padrinho da menina estuprada, informou ao blog que tomou conhecimento da situação e vai reunir com a diretoria do Boi nesta sexta-feira(18), para tomar as medidas administrativas à respeito do caso.

E ainda falou sobre o possível desligamento do atual cantador da Maioba. “O Boi ainda não expulsou ninguém. Tomei conhecimento sobre a especulação que o cantador da Pindoba [ Marquinhos], seria o substituto do Chagas ontem pelo programa de rádio da Helena Leite, ela falando que mais uma vez eu tinha tirado um cantador da Pindoba para ir para Maioba, mas não conversei com o cantador sobre o assunto, primeiro preciso resolver o problema administrativo do Boi”, disse Inaldo.

Entretanto, o presidente disse que a Maioba vai definir pela saída ou não de Chagas, “Caso seja confirmado a demissão do Chagas, vamos ter que buscar preencher a laguna da possível saída do nosso atual cantador. Tomar as medidas e buscar alternativas, poderá ser ele [Marquinhos] ou outro. Mas até agora só existe especulação”, completou.

5 Comentários

  1. valeria disse:

    Chagas da maioba é considerado um dos grandes cantores de bumba boi do maranhao e esta sendo vitima de calunias pois estao tentando derruba-lo de qualquer jeito.as informações ditas acusam ele devido ele ser o cantador do boi pois ele está sendo defamado porém é inocente e isso vai ser provado pois a verdade sempre prevalece.

    • Js osodrac disse:

      Ele pode ser o papa,o lula ou o rei.Se teve acusação é por quer tem algo de errado. Como que você fala com tanta certeza que ele é inocente. Se fosse sua filha o que você iria achar disso?Agora ele não pode ser acusado de nada,pois ele é um cantor conhecido do bumba boi?PIMENTA NOS OLHOS DOS OUTROS É RESFRESCO,jovem Valeria.

      • valeria disse:

        Queridinho se falo q ele é inocente é pq o conheço a mto tempo e todos q.o conhecem sabem tbm não te preocupa pois tudo vai ser comprovado e eu quero ver o q vc vai dizer.chagas está tranquilo e todos estão do seu lado e iremos para onde ele.for pois o homem q confia em Deus pode tudo.

  2. ADVOGADO MOZART BALDEZ disse:

    NOTA DE ESCLARECIMENTO À POPULAÇÃO DO MARANHÃO

    FRANCISCO DE SOUSA CORREA , brasileiro, casado, conhecido artisticamente pelo pseudônimo de ‘’ CHAGAS”, atualmente cantador e compositor do bumba meu boi de São José de Ribamar, vem através dos seus advogados in fine assinados, opportune tempore, prestar os devidos esclarecimentos à população em geral, a propósito de veiculações na mídia em geral do Estado do Maranhão , no mês de março do corrente ano, com grande repercussão negativa para sua imagem, dando conta que a Delegacia de Polícia Civil do Município de Paço do Lumiar – MA, estaria apurando fato delituoso envolvendo a menor de idade M.R.F.R. como vítima de possível estupro, estando subtendido nas entrelinhas de algumas matérias divulgadas que Chagas poderia estar envolvido como autor , portanto , sente-se no dever de vir a público e informar que a menor já prestou declarações no dia 23/03/16, na DP, mesmo sem estarem presentes seus advogados de defesa, oportunidade em que informou à autoridade policial presidente dos autos do IP nº 068/2016, que o mesmo não tem nenhum envolvimento direto ou indireto com o delito que a menor diz ter sido vítima, tendo a mesma esclarecido com riquezas de detalhes o fato e suas circunstâncias, cujo depoimento encontra-se em poder da defesa, apontando a autoria para outro envolvido no episódio, sem sua participação , não cabendo a Chagas, agora, fazer nenhum juízo de valor sobre o trabalho da polícia, tampouco discorrer sobre a versão dada por M.R.F.R., ou ainda citar nome relacionado com a denúncia, mesmo porque as apurações correm acobertadas pelo segredo de justiça e a investigação ainda não foi concluída, cabendo apenas dizer que foi injustamente acusado sem direito a defesa e por alguns julgados ao arrepio do contraditório.

    É fato que esse tipo de acusação e exposição do nome de Chagas lhe trouxe prejuízos irreparáveis, de ordem material e moral, por ser um artista considerado na manifestação popular mais tradicional do Estado, aonde não é recomendado, que pessoas com índole perversa e aventureira, do tipo que tentaram imputar ao cantador, liderem batalhões da grandeza da Maioba que sempre lhe acolheu de braços abertos desde o início de sua carreira, aonde permaneceu por quase 30 anos e agora em São José de Ribamar MA, que lhe acolheu com forte e extraordinário calor humano no momento mais difícil de sua vida , por acreditarem todos ser o ” acusado” inocente, como de fato e de direito restou provado e assinado pela própria vítima. Inclusive as testemunhas que também já depuseram.

    Durante todo esse tempo em que comanda batalhão, incluindo inúmeras viagens intermunicipais e interestaduais, Chagas sempre soube da sua responsabilidade maior em conduzir os integrantes da manifestação, incluindo homens, mulheres, idosos, adolescentes e crianças , jamais tendo se envolvido em qualquer ocorrência que atente contra a honra e a moral de alguém.

    Mesmo assim, essas marcas serão eternas, mas do alto da simplicidade e fé em Deus do cantador ele não guardará nenhuma mágoa daquelas mínimas pessoas que tentaram de uma forma ou de outra lhe prejudicar pessoalmente e dar cabo sumário à sua carreira de folclorista , comprometido efetivamente com a cultura popular , de forma sórdida e cruel, ameaçando desconstituir o seu maior legado que é cantar boi para São João , São Pedro , São Marçal e São José de Ribamar.

    Neste sentido quer agradecer a todos os amigos e admiradores que nesse momento difícil lhes deram as mãos e preliminarmente se manifestaram e acreditaram na sua versão dada aos fatos.

    Finalmente agradece de forma especial a seus parentes e a sua família: esposa e filhos que diuturnamente foram solidários e lhe deram o carinho que o caso requeria, ao mesmo tempo em que concita a todos a conhecer o seu trabalho no batalhão pesado de São José de Ribamar .

    São Luís – MA, 14 de abril de 2016.
    MOZART BALDEZ
    Advogado Criminalista

    OABDF 25401 e OABMA 9984/A
    TUFI MALUF SAAD
    OAB MA 8411

  3. paulo barros disse:

    a verdade tem ue vim atona se o CHAGAS errou tem ue ser punido se for inocente ele procura os direitos dele.

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!

Siga-me no Facebook

Contatos


Email: domingos.costa@hotmail.com
WhatsApp: (98) 98807-7894