24
out
2013

Canoa costeira do Maranhão recebe título de Patrimônio Cultural do Brasil

A canoa costeira maranhense, uma das embarcações artesanais típicas do nosso litoral, recebeu nesta quarta-feira (23) o título de Patrimônio Cultural do Brasil. Além dela, outros três tipos de embarcações tradicionais do Brasil receberam o mesmo título.

A embarcação tem quatro séculos de história. “Ela é um acúmulo de quatro séculos de experiência dos nossos homens do mar, que labutam no dia a dia, enfrentando correntezas pesadas e marés muito grandes, que é uma característica da nossa costa, realizando um trabalho que até hoje é importante para nossa comunidade. Temos milhares de famílias que ainda dependem dessa alternativa, ao longo de nosso extenso litoral, que é cheio de manguezais, reentrâncias. Muitos não têm outro meio de transporte e de subsistência que a utilização dessas embarcações”, explicou o conselheiro do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Philippe Andrès.

Em 1986, havia uma estimativa de mais de 180 embarcações dessas no Maranhão. Hoje, são apenas 27, o que significa que elas estão correndo sérios riscos de desaparecimento. De acordo com o especialista, o risco de desaparecimento se dá por causa da vocação para o transporte de carga que foi diminuindo.

“Isso ocorre na medida em que surgem as estradas e o tráfego de caminhões, que leva a carga de porta a porta, mas isso, na nossa área, ainda é cedo para deixa acontecer. Temos populações isoladas, como na costa de Cururupu, onde não é mais possível construir estradas”, concluiu. (G1-MA)

3 Comentários

  1. blank José Nelson Coelho caldas disse:

    Para construir uma canoa dessa ai daf foto sendo que duas vezes o tamanho dess ai foto daria pra via jar com ela até a ilha do marajóno pará?

  2. blank José Nelson Coelho caldas disse:

    Por favor não deixe acontecer o que aconteceu no para as canoas costeira desapareceram do nada e eram milhares sem exagero!

  3. blank AILSON CARDOSO disse:

    Essa canoa é derivada da histórica canoa vigilenga, esse tipo de embarcação surgiu na cidade de vigia no Pará, era utilizada na pesca da gurijuba, em nossa cidade essa embarcação já foi extinta.

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!

Siga-me no Facebook

Contatos


Email: domingos.costa@hotmail.com
WhatsApp: (98) 98807-7894

Publicidade

blank

 

TV TIMBIRA

blank

RÁDIO TIMBIRA

 

Rádio Timbira Ao Vivo