23
set
2021

Braide mantém nas ruas de São Luís 41 ônibus velhos deixado por Edivaldo Jr

Conforme diz a licitação do transporte público, 105 ônibus veículos sucateados deveriam ter sido removidos do Sistema de Transporte Coletivo Urbano, entretanto, na prática, ao contrário disso, agora em 2021 os veículos velhos com mais de 10 anos deixados pela gestão Edivaldo Jr, continuam nas ruas.

Ônibus coletivo velho da empresa Arueira que fazia a linha São Raimundo/Rodoviária, pegou fogo na Avenida Beira Mar.

Ônibus coletivo velho da empresa Arueira que fazia a linha São Raimundo/Rodoviária, pegou fogo na Avenida Beira Mar.

Na semana passada, último dia 17, um ônibus da linha Cohatrac IV-Rodoviária pegou fogo na Avenida Getúlio Vargas, no bairro Monte Castelo, em São Luís. O coletivo teve uma pane elétrica que começou na parte da frente com uma fumaça. Assustado, o motorista pediu que todos os passageiros descessem do veículo e após a saída de todos as pessoas que estavam no ônibus ele começou a pegar fogo.

E na noite desta quarta-feira (22) por volta das 21h, mais um ônibus coletivo pegou fogo e ficou totalmente destruído. O incidente ocorreu na Avenida Beira Mar, centro de São Luís, próximo ao cruzamento com a ponte do São Francisco.

O veículo velha pertencia a empresa Arueira e fazia a linha São Raimundo/Rodoviária. De acordo com os Bombeiros, o incêndio foi causado por um falha mecânica no motor do carro de transporte passageiros.

Os dois casos aconteceram em menos de cinco dias, sem contar as inúmeras outras ocorrências de ônibus que dão “prego” no meio das viagens afetando a vida de quem precisa do transporte público.

Isso acontece porque estão sendo descumpridas as regras previstas da licitação feita em 2016, a qual estabelece a retirada de ônibus sucateados do sistema.

– Ônibus velhos com mais de 10 anos permanecem na gestão Braide

Um documento o qual o Blog do Domingos Costa teve acesso, protocolado na promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de São Luís e direcionado a promotora Lítia Teresa Costa Cavalcanti, denuncia a permanência dos ônibus velhos às ruas de São Luís.

No ano de 2016, a prefeitura de São Luís abriu a Concorrência Pública n. º 004/2016-CPL/PMSL, relativa ao transporte público municipal, sustentando que a licitação tinha como objetivo primordial um transporte de qualidade para a população, o que só se viabilizaria como regras, direitos e obrigações claros e definidos.

Um dos principais problemas do setor antes do certame eram os ônibus sucateados aos quais a população era submetida, porém, após a licitação do transporte esse agravante passou a ser corrigido ainda na gestão Edivaldo Holanda Júnior, na renovação da frota com idade superior a 10 anos. Mas antes do mandato do ex-prefeito acabar os ônibus velhos retornaram.

E esse importante item de renovar a frota a medida que os veículos velhos são retirados de circulação não tem sido cumprido agora no governo Eduardo Braide. E o que é pior, os ônibus velhos que começaram a sair de circulação ainda na gestão passada, mas retornaram ao transporte público, ainda continuam em 2021 nas ruas de São Luís, situação que causa a precarização do sistema.

1 Comentário

  1. Helena disse:

    Ônibus velhos é um problema que nem a licitação fake feita na gestão de Edivaldo resolveu haja vista que só piorou a situação dos coletivos. Eu já fiz inúmeras reclamações no Twitter oficial do prefeito atual, e do pref. anterior no sentido de melhorar a qualidade dos ônibus que fazem a linha do bairro da Liberdade, e sou ignorarada. Paga-se uma passagem cara para sermos transportados como animais sem um mínimo de respeito.

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!