21
set
2015

Áudios do Deputado Fernando Furtado ganham repercussão negativa na mídia nacional

O post “Deputado Fernando Furtado: “Índio tem que morrer, consegue ser ‘boiola’ e não sabe trabalhar”, publicado nesta segunda-feira(21) repercutiu grandemente em todas as esferas da imprensa maranhense – rádios, jornais, blog’s, portais e na TV.

Entidades ligados ao movimento GLBT e representantes dos indígenas e órgãos que atuam em defesa dos direitos humanos protestaram contra o discurso do Parlamentar.

iiOs áudios publicados com exclusividade, também ganharam notariedade na mídia nacional. O “Estadão” destacou que ‘deputado chama índios de bando de veadinhos‘.

Logo após a matéria do blog, o Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Antônio Pedroso, disse que os áudios somente comprovam que o referido parlamentar “não é apenas reacionário de ultra-direita. Ele também é homofóbico.”

Pelo twitter a jornalista Mônica Waldvogel apresentadora do programa Entreaspas, da Globonews, falou sobre o caso. “Esse deputado é do PCdoB?”, perguntou.

Pela mesma rede social, o governador Flávio Dino(PCdoB), respondeu à jornalista e repudiou a atitude de Furtado: “Estou tomando conhecimento agora. Evidentemente que discordo de qualquer discurso dessa linha”, disse

O secretário de Articulação Política e Assuntos Federativos, Márcio Jerry Barroso também falou sobre o episódio: “Só quem não conhece o PCdoB ou faz da mentira arma de luta política pode afirmar que o partido tem discurso de ódio a indígenas. Discursos e práticas que atentem contra os direitos humanos nunca foram nem são tolerados pelo partido. O PCdoB tem entre as marcas de sua atuação, ao longo de 93 anos, a luta pelos direitos humanos.nessa linha”, afirmou Jerry.

Sem-título (1)Em conversa com o titular no blog nesta tarde, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho(PDT) ao falar sobre o assunto abriu um largo sorriso e disse que prefere não comentar sobre o caso, mesmo porque ainda não ouviu os áudios.

Em nota publicada no Portal Vermelho, o dirigente Egberto Magno, falando pela Comissão Politica Estadual do PCdoB, explica que as declarações do deputado ofendem não apenas índios e homossexuais, como também a história e o programa do Partido Comunista do Brasil, sempre à frente das lutas pela garantia da igualdade e dos Direitos Humanos. “No entendimento do partido, trata-se de uma equivocada manifestação individual do deputado Fernando Furtado, pelo que se espera do parlamentar a devida retratação em relação aos indígenas, aos homossexuais; e ao partido;”, lamentou

li

O G1-MA, portal de notícias mais lido do estado estampou o tema.

E nesta noite, após o leite derramado, o Deputado falastrão seguiu orientação do partido e emitiu uma nota de retratação formal, no documento, ele diz que em nenhum momento teve a intenção de denegrir a imagem do povo indígena que muito contribuiu para a formação do povo brasileiro, em especial do Maranhão.

“Infelizmente, me deixei levar pelo calor do momento e acabei falando o que não condiz com o meu pensamento e minha formação. Diante destes esclarecimentos reitero que o meu trabalho sempre foi a serviço da população maranhense, sem distinção de raça, gênero ou religião, sempre na defesa dos direitos de todos e à frente das lutas pela garantia da igualdade e dos direitos humanos, como prega o nosso partido PCdoB.”, disse o parlamentar que reiterou os pedidos de desculpas a toda a população do Estado.

Na edição desta segunda-feira(21), o JMTV 2ª Edição da TV Mirante, também repercutiu trecho das palavras do deputado Fernando Furtado, quando ele diz: “Lá em Brasília o Arnaldo viu, os índios tudo de camisetinha , tudo arrumadinho, com flechinha, tudo um bando de veadinho. Tinha uns três lá que eram veado que eu tenho certeza, veado.”, afirmou.

12032328_926620147418155_149965194_n

Imagens da TV Mirante.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!

Siga-me no Facebook

Contatos


Email: domingos.costa@hotmail.com
WhatsApp: (98) 98807-7894

Publicidade

blank

TV TIMBIRA

blank

RÁDIO TIMBIRA

 

Rádio Timbira Ao Vivo