26
jul
2023

Antiga sede da SEDUC vira Shopping Rua Grande e será inaugurado por Brandão nesta quarta (26)

Antiga sede da Seduc foi transformada em Shopping na Rua Grande em São Luís...

Antiga sede da Seduc foi transformada em Shopping na Rua Grande em São Luís…

O prédio de três pavimentos que por muito tempo foi a sede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) na Rua Grande no Centro de São Luís foi transformado pelo governo do Maranhão em Shopping Rua Grande e será inaugurado nesta quarta-feira (26).

A entrega será feita pelo goverandor  Carlos Brandão às 17h. A obra será o primeiro shopping cultural do Maranhão. A ação integra o programa Adote um Casarão, iniciativa que faz parte de uma estratégia do programa Nosso Centro, executado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), que visa oxigenar o Centro Histórico de São Luís com atividades mercantis e de prestação de serviços.

O shopping com característica popular será dotado de praça de alimentação, banheiros e vai ser mais uma opção para lojistas da cidade. O local será o mais novo atrativo de compras, lazer e entretenimento da capital maranhense e oferecerá conforto e segurança de um shopping convencional no maior espaço de comércio popular da cidade, a Rua Grande. O ambiente terá circulações climatizadas, sanitários, atrações por temporada e dedicará um andar especial para a difusão e valorização da cultura maranhense.

O funcionamento do shopping será das 9h às 21h, de segunda-feira a sábado; e aos domingos, das 9h às 14h, com feirinha cultural aberta composta por diversas atrações da culinária, música, dança e artesanato regional.

Estrutura

Com investimentos da ordem de R$ 1,8 milhão, o Shopping Rua Grande é um empreendimento de 2.100 m² em três pavimentos: térreo, 1° piso e 2° piso. Conta, ainda, com elevadores e sistema de wi-fi para o público. Da construção até o pleno funcionamento do centro comercial, foram gerados cerca de 200 empregos diretos e indiretos.

O 2° piso do imóvel será o Espaço Cultural, com venda de artesanato, produtos de artistas, de grupos culturais maranhenses e de comidas típicas. A comercialização será em 20 bancas e em mais 5 lojas. Terá um espaço para apresentações musicais e da cultura popular e outro para exposições de arte.

Um dos cartões de visita desse pavimento será a vista panorâmica que o público terá da Praça Deodoro e uma parte do Rio Anil. O planejamento arquitetônico deu ênfase a essa possibilidade que poderá ser desfrutada pelo público que visitar o shopping.

O térreo do shopping terá ligação direta com a Rua Grande, permitindo um fluxo de mais de pessoas aos 14 boxes de 5m²; 16 espaços de lojas, de 14 a 35 m²; 2 quiosques; e uma megaloja.

1° piso terá 4 quiosques, 5 lojas, uma segunda megaloja e a praça de alimentação (onde funcionará o sistema de WiFi) unida a um pátio panorâmico com vista para a Rua Grande e para o Palacete Gentil Braga, um dos mais belos imóveis históricos do Maranhão, revestido de azulejos azuis e onde funciona do Departamento de Assuntos Culturais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Adote um Casarão

O Shopping Rua Grande é resultado do sucesso do Adote um Casarão, programa gerenciado pela Secid que disponibiliza, por meio de editais, imóveis do Estado, em desuso ou subutilizados, para empresas e grupos culturais, visando um desenvolvimento sustentável no Centro Histórico de São Luís. Pelo Adote um Casarão, os adotantes dos imóveis assumem o compromisso de restaurar o espaço com direito a uso por um período de 15 a 30 anos, dependendo das especificidades de cada edital lançado pelo programa.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!