08
mar
2015

Andréa Coutinho é eleita presidente da Colônia de Pescadores de Raposa

Eleição da nova diretora da entidade pesqueira representa um novo momento na política do município que também possui uma mulher no comando da prefeitura.

20150308_155622_resized

Força da mulher em Raposa: Andréa Coutinho presidente eleita da Colônia de Pescadores e a jovem prefeita Talita Laci em sinal de vitória.

No Dia Internacional da Mulher, Andréa Sayre Gonçalves Coutinho foi eleita presidente da Colônia de Pescadores Z-53 do Município de Raposa. A eleição aconteceu durante todo o dia deste domingo 08/03, de acordo com a normas estatutárias e em conformidade com o Edital de Convocação do dia 07 de janeiro de 2015.

Sem concorrentes, a chapa liderada pela nova presidente da entidade representativa dos pescadores obteve 1.126 votos dos 1.829 membros colonizados aptos a votarem. As 16h, senhas foram distribuídas para quem estava na fila e os portões da Colônia foram fechados. Por volta das 19h, após a votação, ocorreu a contagem dos votos que contabilizou 20 votos em branco e um nulo. As abstenções ficaram abaixo da expectativa, somente 682 colonizados não comparecerem para votar.

A movimentação na sede da Colônia foi intensa desde as 8h, quando os portões da entidade foram abertos. Diversos pescadores e marisqueiras enfrentaram na fila a leve chuva da manhã e o sol da tarde para ter a oportunidade de escolher a nova diretoria para o mandato de três anos – 08 de março de 2015 a 08 de março de 2018.

Belissa Mendonha, assessora jurídica da Fecopema – Federação de Pescadores do Estado do Maranhão, acompanhou todo o processo eleitoral, e conforme o art. 30 do estatuto, deu posse em ato contínuo após a apuração, tornando Andréa Coutinho a primeira mulher eleita para comandar a maior entidade da classe pesqueira da cidade.

A prefeita de Raposa, Talita Laci(PCdoB), chegou na sede da Colônia pouco antes da apuração para parabenizar a aliada política pela vitória. Talita estava acompanhada do secretário de pesca, José Brandão, do vice-prefeito Raimundo Assunção, demais membros do governo municipal e dos vereadores Pierre(PMDB) e Doutor(PV).

Curiosidades

colonia (3)

Eleição da nova diretoria da Colônia foi tranquila, grupo político da atual prefeita saiu vitorioso e se fortalece ainda mais no município.

A eleição da Colônia estava prevista para acontecer no dia 04 de janeiro, no entanto, o então candidato da chapa 02, Aldair José de Melo Marques, o Dadá, entrou com pedido de limiar em uma ação cautelar ajuizada no plantão da Justiça do Trabalho, alegando a existência de vícios no processo eleitoral. A juíza do trabalho substituta, Gabrielle Amado Boumann, respondendo pelo plantão, deferiu o pedido do candidato e suspendeu a realização da eleição.

Como a primeira eleição foi cancelada, houve a publicação de novo edital, as chapas anteriormente inscritas, tomaram a decisão de não participar do pleito – certamente prevendo a derrota – de forma que não tiveram nem o trabalho de registar as chapas para disputa do pleito. Diante da ausência, diversos membros das chapas desistentes declararam apoio a candidata Andréa, eleita neste domingo(08).

Chapa eleita 

DIRETORIA: Andréa Sayre Gonçalves Coutinho – Presidente; Jaelsonruse Melo Brandão – Secretário; José Valdenilson da Silva Ferreira – Tesoureiro; Marciano Oliveira dos Santos – 1º Suplente; José Bento do Nascimento da Costa –  2º Suplente; Antonio Ferreira da Silva  3º Suplente.

CONSELHO FISCAL: Glaucia Martins de Oliveira – Presidente; João Diviz Silva – Conselheiro; Francileia Castro Sousa – Conselheira; Josenildo Almeida Nunes –  1º Suplente; José de Ribamar Pereira dos Reis – 2º Suplente; Angela Maria de Jesus Ribeiro 3º Suplente.

1 Comentário

  1. blank cristovinho disse:

    sabemos através de comentários das pessoas da raposa que essa cidadã, que diz ser a nova representante dos pescadores entrou na colônia cometendo atos ilícitos,que são compravados,e se elegeu continuando agindo da mesma forma.Pois pescadores e não pescadores já foi provado na nossa comunidade que pessoas que agem dessa forma só trazem desgraças para maioria,estar na hora de dar um basta nessas pessoas que usam a falta de informação dos nossos conterrâneos para se favorecerem

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!

Siga-me no Facebook

Contatos


Email: domingos.costa@hotmail.com
WhatsApp: (98) 98807-7894

Publicidade

blank

TV TIMBIRA

blank

RÁDIO TIMBIRA

 

Rádio Timbira Ao Vivo