Perda do CREAS por consequência da falta de preenchimento do formulário do Censo do Sistema Único de Assistência Social (Censo Suas), revela a falta de operacionalidade e total incapacidade administrativa de um governo municipal sem rumo, fadado ao fracasso.

CREAS de Anajatuba perde proteção além de configurar um retrocesso as ações da política de assistência, ocasionando prejuízos à dezenas de famílias que necessita desse serviço.
Em Anajatuba, o prefeito interino Sydnei da Anavel, também conhecido como “delator premiado” deixou o município perder o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, que faz parte da Proteção Social Especial nas ações da Assistência Social.
O CREAS é uma unidade pública da política de Assistência Social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violado.
O órgão é gerido pela secretária municipal de Assistência Social, que em Anajatuba tem a frente o senhor José de Arimatéias Marinho Carvalho (saiba mais sobre o secretário AQUI e AQUI e AQUI).
Em todo o Brasil, apenas 12 CREAS foram desativados, dentre esses, dois apenas no Maranhão, e um deles foi o de Anajatuba. Veja a relação dos municípios que tiveram seus CREAS desativados.

Anajatuba entre os municípios brasileiros que tiveram o Creas desativado.
A desastrada gestão Sydnei auxiliado pelo secretário José Arimáteias, recebeu da gestão anterior toda estrutura física, material e profissionais (assistente social e psicólogo) em pleno funcionamento e saldo de R$ 35.771,93 na conta do CREAS. Entretanto, por falta de preenchimento do formulário do Censo do Sistema Único de Assistência Social (Sendo Suas), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), deixaram que o benefício fosse desativado.
A perda do CREAS por falta de operacionalidade é a demostração cabal da incapacidade administrativa de um governo municipal sem rumo. Além de configurar um retrocesso as ações da política de assistência, ocasionando prejuízos à dezenas de famílias que desse serviço necessita.
Sem contar que com a desativação, consequentemente a prefeitura deixa de receber os repasses mensais do governo federal refente aos serviços para investimentos no município. E assim segue Anajatuba: Andando para trás…
Gestão anterior
Quando assumiu a prefeitura em janeiro de 2013, Hélder Aragão, que tinha como secretário na área Leonardo Aragão, não encontrou estrutura física do CREAS, e para operacionalizar o serviço foi encontrado na conta bancaria apenas R$ 59,60 (cinquenta e nove reais e sessenta centavos), conforme extrato bancário abaixo.

Como o prefeito Helder encontrou as contas…
Mesmo diante das dificuldades a gestão Aragão conseguiu adquirir estrutura física, material e recursos humanos (Assistente Social e Psicólogo) para que as famílias anajatubenses tivessem acesso as ações essenciais, como violência física, psicológica e negligência; violência sexual; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção; abandono; trabalho infantil; discriminação por orientação sexual e/ou raça/etnia; descumprimento de condicionalidades do Programa Bolsa Família em decorrência de violação de direitos; cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade por adolescentes, entre outras.

CRES ficou estruturado e em pleno funcionamento durante a gestão Aragão…
É um absurdo, mais uma prova da incompetência desse prefeito e desse “ASSASSINO” que agora comanda a Assistência Social, assassino sim, quem é que não lembra do episódio durante o carnaval com o carro da prefeitura? Onde esse Sujeito atropelou e matou… Pois é…. é só clicar nesse link https://domingoscosta.com.br/?p=49378
O antigo secretário realizava um excelente trabalho a frente da Assistência Social, ele nunca iria deixar isso acontecer, o Jovem porém bastante competente Leonardo Aragão é o nome certo para comandar nossa cidade, espero que ele seja o candidato a prefeito em outubro.
Isso é uma vergonha, eu mesmo já fui atendida pela equipe do CREAS, a cidade não pode ficar sem esse serviço, tenho certeza que o Léo não deixaria isso acontecer, concordo com o Sr. Agnaldo, o Leonardo é a pessoa mais capacitada para comandar nossa amada Anajatuba.
Anajatuba não merece esse Prefeito trapalhão… muito menos esse tal de José de Arimatéia Marinho Carvalho, quem é que não lembra do que ele fez no carnaval, ele deveria estar preso, ele pelo menos pagou o concerto do carro? e a família da vítima? DEUS nos ajude, em outubro vamos saber votar, o povo também tem culpa, não quero defender o outro prefeito, mas com ele o serviço funcionava e a cidade estava se desenvolvendo.
Dá pra vê que o Domingos Costa sabe muito sobre Anajatuba.
quem mora nessa cidade e REALMENTE CONHECE, sabe que CREAS está funcionando muito bem.
Antes de publicar qualquer noticia, veja se realmente é verídica.
Passar bem blogueirinho….
Essa Bella deve ser bem uma das favorecidas do prefeito trapalhão kkkkk não sabe d nada, inocente
Leonardo Aragão, se DEUS quiser será o nosso prefeito, nele eu confio.