28
jun
2016

Acordo em Araguanã é bom para Josimar e ótimo para Hemetério em Nova Olinda

Maranhãozinho não apoiará a candidata opositora à esposa de Weba em Nova Olinda, e em troca o ex-prefeito de Araguanã, Marcio, declarou apoio a à reeleição do atual prefeito Valmir Amorim, até então seu desafeto político na cidade.

IMG_9319 (1)

Prefeito de Araguanã, Waldir Amorim ao lado do seu então desafeto Márcio Weba – filho de Hemetério – e do deputado Josimar de Maranhãozinho.

Dias atrás o noticiário político da região do Alto Turi foi surpreendido com a imprevisível declaração de apoio do ex-prefeito da cidade de Araguanã, Marcio Regino Mendonça Weba, filho do deputado estadual Hemetério Weba(PV), à reeleição do atual prefeito Valmir Belo Amorim (PR), aliado inconteste do também deputado Josimar de Maranhãozinho (PR).

Marcio Weba vinha enfrentando dificuldades na pré-campanha no município que administrou na gestão passada [entre 2009 a 2012], o político decidiu então apoiar a recondução de seu até então adversário político, após um acordo entre seu pai [Hemetério], com o também parlamentar na Assembleia Legislativa, Josimar, presidente estadual do PR.

A troca se deu da seguinte forma: Maranhãozinho não mais fará oposição à candidatura da mãe de Márcio, dona Iracy Weba, pré-candidata a prefeita de Nova Olinda do Maranhão, distante apenas 17,1 km da cidade vizinha de Araguanã – menos de 20 minutos seguindo pela BR 135 – e como forma de retorno, Márcio praticamente define a continuação de mais quatro anos do governo Valdir.

O anúncio oficial aconteceu em praça pública na última sexta-feira (24), durante a abertura do Arraial araguanense, o ex-prefeito Weba não se mostrou constrangido em posar para os fotógrafos ao lado de seu agora ex-adversário, de quem na eleição de 2012, perdeu o comando do executivo municipal pela diferença de 682 votos, mesmo estando no poder: Valmir Amorim obteve 3.111 votos (56,16% ), Marcio tirou 2.429 votos ( 43,84%).

Delmar Sobrinho

hemeterio

Agora o caminho estar livre para dona Iracy em Nova Olinda…

E como fica o atual prefeito de Nova Olinda, Delmar Barros da Silveira Sobrinho (DEM), aliado do deputado Josimar? O blog apurou que o parlamentar se distanciou do prefeito há algum tempo, e portanto, não existia mais a proximidade dos anos anteriores.

Aliados de Josimar justificaram, ainda, que Delmar [tido como inimigo de Hemetério] não é mais candidato, vez que foi eleito duas vezes consecutivo, e nesta eleição apoiará a Dra. Claudia Barros, que desincompatibilizou da secretaria municipal de Saúde semanas atrás para disputar a sucessão de Sobrinho.

Análise

Os mais experientes pregam que um acordo só é bom quando as partes saem felizes, no caso envolvendo os políticos de Araguanã e Nova Olinda, embora sejam adversários políticos na região, o negócio foi bom para os dois lados: Hemetério e Josimar.

Márcio tinha problemas na justiça e carecia de muito tempo e atenção para resolvê-lo, buscava ainda viabilizar sua pré-candidatura de forma consensual entre as oposições locais que resistiam ao seu nome.

O ex-prefeito ainda andava se reclamando para os mais próximos da carência de recursos para a campanha, pois disputaria com um candidato sentado em cima do cofre.

Por outro lado, a campanha ficou mais barata para prefeito o Waldir, com Márcio fora da disputa, não enfrentará dificuldade para vencer.

Já em Nova Olinda, a esposa de Hemetério [Iracy], sem o peso contrário da mão de Josimar, também não terá muito trabalho para vencer a candidata do atual prefeito.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!

Siga-me no Facebook

Contatos


Email: domingos.costa@hotmail.com
WhatsApp: (98) 98807-7894

Publicidade