16
dez
2013

Abdicou!!! Guerreiro Junior vai entrar no ônibus, mas não vai sentar na janela

Guerreiro Junior viu que não dava e abriu…

Em duas ocasiões, o Blog postou matérias sobre a disputa pela Presidência do TRE – Tribunal Regional Eleitoral, na primeira, disse: “Guerreiro Junior nem entrou no ônibus e já quer sentar na janela“.

A segunda postagem intitulava – Novo capítulo da “briga” pela presidência do TRE-MA…

Ontem, domingo 15/12, o Estado Maior, publicou que o Desembargador Guerreiro Júnior abdicou da disputa pela presidência do TRE-MA.

A notícia, só vem confirmar o que, repetitivamente disse, Desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho vai presidir o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão durante o processo eleitoral de 2014.

As forças que comandam o Poder Judiciário impuseram perdas totais aos que apostaram que a nova formação do comando da Justiça Eleitoral seria o resultado de um confronto aberto no plenário do Tribunal de Justiça. Não será.

Um intenso processo de articulação conseguiu desarmar os ânimos, acomodar interesses e manter as regras. O resultado é que na próxima quarta-feira o atual presidente do TJ, desembargador Guerreiro Júnior, vai renunciar para ser eleito para a vaga que será aberta com o encerramento do biênio do desembargador José Bernardo Rodrigues no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA). Como suplente deve ser eleito o desembargador Ricardo Duailibe. A essa definição se seguirá a eleição do novo presidente e do novo vice-presidente e corregedor da Justiça Eleitoral.

Inicialmente, estava previsto que Guerreiro Júnior, eleito para substituir José Bernardo, disputaria a presidência da Justiça Eleitoral. O projeto, no entanto, quebraria a regra segundo a qual, com o fim do biênio do atual presidente, o vice-presidente e corregedor ascende à presidência.

Froz consolidou liderança no judiciário e será o Presidente do TRE-MA

A vez de presidir a Justiça Eleitoral será, portanto, do atual vice-presidente e corregedor, desembargador Froz Sobrinho. Em meio a articulações, o desembargador Guerreiro Júnior percebeu que o plenário do TJ começava a viver um clima de disputa, que poderia resultar em desfecho imprevisível, e com isso, a cúpula do Judiciário terminaria sua bem-sucedida gestão dividida.

Na terça-feira, reuniu os principais articuladores e anunciou que vai para TRE-MA para ser o vice-presidente e o corregedor eleitoral. Froz Sobrinho será eleito presidente. A atitude do presidente Guerreiro Júnior eliminou a tendência de disputa acirrada e manteve no Pleno do Tribunal de Justiça a harmonia que alguns viram ameaçada.

Mais – Com a definição, quarta-feira, da nova composição do TRE-MA, a Justiça Eleitoral iniciará um novo ciclo. Será presidido por Froz Sobrinho, que pertence à novíssima geração de magistrados, seara a que pertence também o futuro suplente, desembargador Ricardo Duailibe. Que se completa com a presença da juíza Alice Rocha, de uma geração intermediária e em ascensão.

A composição da Corte maior da Justiça Eleitoral no Maranhão vai ganhar novos ares na representação da OAB entre os seus juízes. Ali foram empossados como juízes substitutos – mas já vão entrar atuando -, Daniel Blume e Eduardo Moreira, dois destaques da também nova geração de advogados. Eles completam o ciclo da renovação na Justiça Eleitoral.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!

Siga-me no Facebook

Contatos


Email: domingos.costa@hotmail.com
WhatsApp: (98) 98807-7894

Publicidade

blank

TV TIMBIRA

blank

RÁDIO TIMBIRA

 

Rádio Timbira Ao Vivo