01
nov
2014

A droga que causa mais dependência que o crack

Por Marcelo Sousa

10736184_734822499931255_648998181_nÀ primeira vista presume-se que irei tratar de uma droga recém descoberta, no entanto de novo só as mesmas práticas.

Convido você para uma viagem alucinógena voltando as histórias de carochinha ou do Peter Pan( o menino que não queria crescer
na terra do nunca). Pois é essa a falsa sensação que as drogas causam nas pessoas, fazendo pensar que está tudo bem, paz e amor, tudo sobe controle! Mas vamos nos reportar a realidade, aos fatos.

ELEIÇÕES 2014

No Brasil houve eleições gerais, onde foram eleitos candidatos para os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal, Senador, Deputado Federal, Deputado Estadual e Deputado Distrital.
Gostaria de me dirigir diretamente a essas AUTORIDADES e a sociedade em geral.

Dentro desse contexto sócio-econômico-político brasileiro, gostaria de chamar atenção para a região Nordeste.

NORDESTE:

POBREZA!

A região apresenta vários problemas de ordem socioeconômica. Os estados nordestinos ocupam as últimas colocações no ranking nacional de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A taxa de mortalidade infantil é a maior do país – 33,2 óbitos a cada mil nascidos vivos. Cerca de 55% das residências não possuem saneamento ambiental. A expectativa de vida do nordestino é a menor do Brasil (70 anos).

A região Nordeste é composta por nove estados:
Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
POPULAÇÃO estimada (2014) 56.186,190 hab.

Em se tratando das grandes regiões geográficas do Brasil, um estudo constatou que em 2016, caso a taxa nacional de pobreza absoluta atinja 4% da população para o mesmo ano, a região Nordeste poderá registrar ainda quase 28% de sua população na condição de pobreza absoluta.

Matemática simples:
28% pobreza/população 56.186,190 hab.
Logo, 15.732.133 habitantes EM PROBREZA ABSOLUTA na Região Nordeste.

EDUCAÇÃO

O Nordeste continua a ser a região com a maior taxa de analfabetismo entre os maiores de 15 anos (16,6% em 2013). De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), mais da metade (53,6%) dos analfabetos do Brasil estão nos estados nordestinos.

Matemática Simples:
16,6% analfabetismo/população: 56.186,190 hab.

ANALFABETISMO ABSOLUTO NA REGIÃO NORDESTE 9,326,907.54hab. Corresponde a 53,6% da população analfabeta do país.

Sem falar do analfabetismo funcional que é de 27,2%. É o maior do país.

Quero dizer que 15,282,643 hab da população do NORDESTE
mesmo sabendo ler e escrever um enunciado simples, como um bilhete, por exemplo, ainda não tem as habilidades de leitura, escrita e cálculo necessários para participar da vida social em suas diversas dimensões, como: no âmbito comunitário, no universo do trabalho e da política, por exemplo.

SAÚDE

Os serviços de emergência e urgência foram considerados os piores entre os oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com reprovação de 31,4% da população. As informações são do relatório do Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS), e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Segundo o levantamento, esse índice de pessoas classificaram os serviços como “ruins” ou “muito ruins”. A pior avaliação veio da região Nordeste (36,1%).

O SUS desativou quase 13 mil leitos entre 2010 e 2013.
A psiquiatria, com 7.449 leitos a menos, foi a especialidade com maior queda. Na pediatria houve redução de 5.992; na obstetrícia, 3.431 e na cirurgia geral houve uma redução de 340 leitos. Em janeiro de 2010, o SUS tinha 361 mil leitos, em julho de 2013, caiu para 348.303 leitos.
No Nordeste, a maior queda foi no Maranhão (-1.181) leitos.
Em resumo, a saúde do nordestino tá em último lugar na interminável fila indiana do SUS.

SEGURANÇA PÚBLICA

O maior crescimento das taxas de homicídios do país foi registrado nas regiões Norte e Nordeste no período de 1999 a 2010. Em média, eram 15 assassinatos para cada grupo de 100 mil habitantes em 1999, número que saltou para 35 assassinatos em 2010.
Mata-se mais no Nordeste que em países com graves problemas políticos e que sofrem intervenção militar, como no Afeganistão. É mais fácil morrer assassinado no Nordeste brasileiro do que na Faixa de Gaza nos conflitos Israel x Hamas. O número de assassinatos absolutos no Nordeste foi de 18.867 mortes no ano de 2010. Uma verdadeira carnificina!
Temos ainda o CARANDIRU do Maranhão. No último ano (2013), cerca de 60 detentos foram assassinados na Penitenciária de Pedrinhas- MA. Desde 2007, 180 mortes já foram registradas nesta masmorra.

Enfim, dadas as estatísticas vamos voltar ao tema principal dessa matéria.

A DROGA QUE CAUSA MAIS DEPÊNDECIA QUE O CRACK.

O que causaria maior dependência que o crack?
Um programa de governo!
Diante de uma região tão pobre, de pessoas tão necessitadas que vivem abaixo da linha da miséria, quem não aceitaria ou quem não teria como herói aqueles que em troca de “nada” lhes dão dinheiro?
Caros conterrâneos não se deixe enganar, estamos comendo das migalhas que caem das mesas de nossos governantes.
Não sou contra os programas de governo, sou contra as ineficiências desses programas e seus desvios de finalidade. A problemática da inoperância, a burocratização da rede de acesso, a falta de fiscalização, a incompetência e claro, a corrupção compactuada do sistema.

Que possamos entender que programa social bom é aquele que as pessoas ao longo do tempo consigam ser independentes, que possam seguir por conta própria através de suas capacidades, e não se tornarem dependentes desses programas. Por quantos anos essas pessoas ainda irão permanecer dependentes? Seis anos? Doze anos? A vida inteira?

Que possamos entender que em vez do governo dar dinheiro, seria melhor que investisse gerando empregos, dessa maneira nós não precisaríamos mendigar esmolas do governo.

Que possamos entender que em vez de dar esmolas, investisse na qualificação profissional do cidadão.

Que possamos entender que em vez de dar dinheiro fizessem investimentos na saúde, na educação, na segurança pública, etc.

Que possamos entender que alguns programas do atual governo tem sido na verdade a maneira legal de estabelecer no país uma ESCRAVIDÃO MODERNA.

Gostaria de pedir a atenção do governador eleito pelos Maranhenses, Flávio Dino do PCdoB, foi eleito governador do Maranhão para os próximos quatro anos. O pecebista obteve 1.877.064 votos (63,52% dos votos válidos)
Excelentíssimo Senhor Governador desejo que honre e corresponda com essa expressiva aceitação dos Maranhenses juntamente com seu Senador e toda equipe de governo, combatendo a corrupção e sem medir esforços para proporcionar melhor qualidade de vida para nossa gente, VAMOS COMBATER A VIOLÊNCIA GERANDO OPORTUNIDADES.
VAMOS FAZER DO SONHO INALCANÇÁVEL DA REFINARIA UMA REALIDADE.

Gostaria de pedir a atenção da presidenta eleita pelos Brasileiros, Dilma Rousseff é reeleita com 54,5 milhões de votos no segundo turno.
No Nordeste, vitória muito grande, a presidenta Dilma obteve 71,69% dos votos válidos.
O Nordeste é o segundo maior colégio eleitoral do país, com 38,3 milhões de eleitores. Neste ano, 37% dos eleitores de Dilma –20,2 milhões- vivem na região, o maior percentual que um candidato petista já conquistou.

Execelentisima senhora Presidenta Dilma Rousseff estou aqui na qualidade de cidadão
Ludovicense/Rosariense/Brasileiro, não estou aqui para fazer críticas desconstrutivas ao partidarismo petista, estou aqui porque não tem mais como aguentar calado diante das críticas e discriminações sofridas pelo meu povo, de ver o sofrimento a as humilhações que minha gente sofre todos os dias. A senhora ainda lembra do sofrimento que a pobreza causa presidenta? Me responda reconhecendo os 71,69% dos votos válidos da Região Nordeste, os 20,2 milhões dos votos.Não nos compre presidenta, nos dê oportunidade, nossa gente é capaz, pois são mulheres e homens trabalhadores.
“Chega de sermos humilhados dentro do nosso próprio país”.
Conclua ou reinicie as obras das refinarias iniciadas no Nordeste, como: a
Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco; a Refinaria Premium I, no Maranhão; e a Refinaria Premium II, no Ceará.
Não queremos que as pessoas que trabalham sustentem as que não trabalham,
o que queremos é oportunidades iguais para todos e isso só é possível através das políticas públicas, da educação de qualidade, da assistência à saúde, do combate a corrupção e o principal, gerar empregos.
Parabéns pela vitória e desejo à senhora que seu governo seja igualitário para todos e que cada cidadão possa ser livre sem carregar nos ombros o sentimento de obrigação em relação a qualquer governo.

Meus agradecimentos:
Ao Deus Todo-Poderoso, aos meus familiares, aos meus amigos, ao blog que cedeu espaço para a publicação dessa matéria e as pessoas que compartilharem essa matéria.

‪#‎SOUpartedamudança‬

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!

Siga-me no Facebook

Contatos


Email: domingos.costa@hotmail.com
WhatsApp: (98) 98807-7894

Publicidade

TV TIMBIRA

blank

RÁDIO TIMBIRA

 

Rádio Timbira Ao Vivo