28
maio
2014

Famem organiza encontro de trabalho entre prefeitos e Governo

Prefeitos e Prefeitas estiveram reunidos nesta quarta-feira.

Prefeitos e Prefeitas estiveram reunidos nesta quarta-feira.

Em reunião promovida nesta quarta-feira (28) pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), prefeitos e prefeitas de várias regiões do Estado decidiram solicitar audiência com a governadora Roseana Sarney e o seu secretariado para tratar de assuntos de interesses das cidades maranhenses e, desta forma, estabelecer um canal permanente de diálogo.

Entre os assuntos da pauta, os gestores cobrarão soluções para convênios já firmados e formalização de novos; além de maior apoio do governo estadual em vários setores da administração pública, dentre eles Saúde, Educação e Segurança Pública.

O encontro deverá ocorrer no período compreendido entre 10 a 15 de junho e conta, ainda, com a intermediação do senador Lobão Filho (PMDB), que, de Brasília, ligou para o presidente da entidade, prefeito Gil Cutrim (São José de Ribamar), durante a reunião com os gestores e garantiu empenho para que a reunião de trabalho ocorra o mais breve possível e as solicitações dos gestores sejam analisadas e atendidas com rapidez.

“O que queremos é dialogar diretamente com a governadora, juntamente com todo o seu corpo de secretariado. Precisamos dar celeridade a algumas ações governamentais que estão sendo executadas nos municípios, além de pedir apoio do Estado em algumas áreas. Para que tenhamos um Estado forte é necessário que os municípios estejam fortes. E é pelo fortalecimento do municipalismo que estamos lutando”, afirmou Cutrim.

O presidente da Famem informou que a entidade irá elaborar um diagnóstico completo da situação administrativa e financeira dos municípios – inclusive contendo possível pendências em convênios firmados com o Estado – e que será apresentado no encontro com a governadora.

Esse trabalho será complementado com um levantamento que cada gestor também irá fazer, conforme ficou acertado durante a reunião na Escola de Gestão Municipal, na sede da Federação, em São Luís.

Para o prefeito Soliney Silva (Coelho Neto), é importante que o governo estadual mantenha um diálogo mais próximo dos prefeitos e prefeitas.

Avaliação semelhante fez a prefeita Carla Batista Cabral (Vila Nova dos Martírios). “Somos nós, prefeitos e prefeitas, que estamos na base, conversando diretamente com o povo e tentando resolver os problemas. Precisamos do apoio do Governo do Estado e, para isso, é imprescindível que seja aberto um canal permanente de diálogo”, disse.

Também participaram da reunião desta quarta-feira os prefeitos Helder Aragão (Anajatuba), Djalma Melo (Arari), Alan Linhares (Bacabeira), Luiz Rocha Filho (Balsas), Omar Furtado (Brejo), Francivaldo Vasconcelos (Cachoeira Grande), Joel Dourado (Cajari), Arnobio dos Santos (Centro Novo do Maranhão), Maria Ducilene Pontes (Chapadinha), Zito Rolim (Codó), Jakson Oliveira (Governador Archer), Maria da Luz Bandeira (Governador Eugênio Barros), Jairo Madeira (João Lisboa), Edson Barros (Olinda Nova do Maranhão), Filuca Mendes (Pinheiro), Augusto Inácio Pinheiro (Poção de Pedras), Luziane Lopes (Santo Amaro do Maranhão), Dulce Maciel (Satubinha), João Carvalho dos Reis (Sítio Novo), Gilzania Ribeiro (Sucupira do Riachão), Carlos Fabrizio Araújo (Timbiras), Fred Maia (Trizidela do Vale) e José Maciel (Vitorino Freire).

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!