22
jun
2016

Hildo Rocha diz que deputado tentou extorquir empresário

Líderes partidários da Câmara cobraram nesta quinta-feira o deputado Hildo Rocha (PMDB-MA) revele os nomes do empresário – que teria sido vítima de achaque – e do deputado da comissão que teria tentado achacá-lo. Para eles, a denúncia publicada hoje pelo GLOBO é gravíssima e o interesse público.

IMG_8719

Líderes cobram de Hildo revelação de nomes sob suspeita de extorsão…

Instalada para apurar a corrupção em julgamentos no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, órgão vinculado à Receita Federal, a CPI do Carf, na Câmara dos Deputados, é alvo de uma acusação de extorsão. O primeiro vice-presidente da CPI, deputado Hildo Rocha (PMDB-MA), afirmou ao GLOBO que um empresário contou a ele ter sido procurado por parlamentar que, em troca de pagamento de propina, prometia evitar sua convocação pela comissão. Segundo Rocha, o empresário não quer ter o nome revelado, com medo de represálias.

“O empresário disse que estava sendo chantageado por um deputado. Eu pedi que ele, junto comigo, fizesse a denúncia, e perguntei se eu poderia mencionar o nome dele e o do deputado. Ele disse que não” relatou Rocha.

O vice-presidente da CPI explicou por que não apresentou formalmente a denúncia:

“Porque a pessoa que me disse que estava sendo achacada não quis que eu dissesse o nome dela. Se ele permitisse que eu dissesse o nome, eu teria de dizer quem é a pessoa e quem é o deputado. Ela ficou é com medo. Ela está com medo!”, disse o deputado maranhense.

CONVOCAÇÃO DE JOSEPH SAFRA

Numa intervenção na reunião da CPI em 5 de maio, Hildo Rocha tocou no tema. Ele lembrou que o Ministério Público Federal denunciou parlamentares por terem achacado investigados em outra CPI, a que investigou os desvios da Petrobras. E questionou o plenário sobre a convocação do banqueiro Joseph Safra, feita duas semanas antes. Safra foi denunciado à Justiça Federal por envolvimento em manipulação de julgamentos no Carf, investigada pela Operação Zelotes, da Polícia Federal. Rocha defendera que fossem convocados apenas os executivos do Safra.

— O que eu estranho é: por que chamar o segundo homem mais rico do Brasil? Será que está sendo construída aqui uma tramoia para tirar dinheiro desse cidadão? — disse Rocha. — Chego a desconfiar — e não sou só eu, mas vários membros daqui — que possa estar sendo chamado o senhor Joseph Safra para que seja chantageado.

Continuem lendo em O Globo…

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!