DSCF1558

A manhã desta sexta-feira 10/01, foi marcada por uma tragédia no Bairro do Paranã no Município de Paço do Lumiar, Região Metropolitana de São Luís.

A polícia foi chamada para ocorrência de um disparo realizado em uma das salas de aulas vazias da Unidade Escolar Básica Conjunto Paranã I, por volta das 10h30. Quando chegaram no local, o estudante Mateus Rodrigues, 12 anos, já estava morto em meio a muito sangue em decorrência de um tiro na boca de pistola 380.

Segundo apurou o Blog do Domingos Costa, a arma do disparo não pertencia a vítima, ele tinha pedido para tirar fotos com a pistola na mão. O tiro ocorreu exatamente quando a vítima fazia uma pose para a foto que, certamente, seria postado no facebook.

No momento do disparo haviam mais dois colegas ao seu lado. A polícia trabalha agora para investigar a origem da arma e assim a responsabilização do caso. A revolta é geral, tanto dos familiares quanto dos amigos e sociedade em geral.

O curioso foi a nota emitida pela despreparada secretária Municipal de Educação, Ana Paula Pires, logo após a tragédia.  Na NOTA, a Prefeitura de Paço do Lumiar lamenta a morte do jovem que nem teve tempo de ser socorrido. As aulas na escola estão suspensas durante 3 dias.

Parecendo debochar da opinião pública, Ana Paula Pires diz na Nota que o “Ensino de Paço do Lumiar, é constituído de uma equipe sólida e competente”Disse.

E foi mais adiante “Com ambiente seguramente educativo e cívico com comprometimento da integridade física dos alunos ou mesmo do corpo docente…” Completou

Ora, se a equipe é constituída de ambiente sólida, competente, seguro e educativo, como diz a “nobre” secretária, como permitiram a entrada de uma pistola 380 por um aluno na escola?

A Secretaria de Educação deve explicações consistentes tanto à família da vítima quanto para as demais famílias dos outros alunos e à sociedade luminense.

 Veja a íntegra da nota abaixo:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Unidade de Educação Básica Conjunto Paranã, a exemplo das demais escolas que compõem a rede municipal de ensino de Paço do Lumiar, é constituída de uma equipe sólida e competente, formada pela união da Direção, Corpos Administrativo e Docente, Estudantes e suas Famílias.

Com ambiente seguramente educativo e cívico, não existem registros em nossa Rede Municipal de Ensino de ocorrências anteriores com comprometimento da integridade física dos alunos ou mesmo do corpo docente, nem registro de óbito em qualquer uma das escolas municipais.

Em nome de toda a equipe da Unidade de Educação Básica Conjunto Paranã, tornamos público que, no dia 10 de janeiro de 2014, um de nossos alunos veio a óbito vitimado por arma de fogo no interior da instituição. As investigações acerca do ocorrido estão sob acompanhamento e responsabilidade dos órgãos de segurança local. A Secretaria Municipal de Educação está oferecendo todo o suporte necessário às famílias afetadas, incluindo acompanhamento psicológico e assistencial, visando o conforto das mesmas.

Ressaltamos, diante da fatalidade ocorrida, que temos buscado diariamente garantir a segurança de nossa comunidade, realizando ações de prevenção em parceria com a Polícia Militar. Não recuamos em nenhum momento da missão de elevar a educação de nossos alunos, contribuindo com a sua formação cidadã.

Informamos ainda que as aulas nesta unidade estarão suspensas durante 3 (três) dias, em sentimento de luto e respeito às famílias.

A Secretaria Municipal de Educação se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos aos demais pais e alunos da rede e reitera seu compromisso em combater de maneira enérgica qualquer ato de violência ou desrespeito à integridade humana em nosso município.

Ana Paula Pires
Secretária Municipal de Educação de Paço do Lumiar

Página 1 de 11