21
abr
2015

Alan Linhares recebe visita de deputados às obras canceladas da Petrobras

Além da vistoria, uma audiência foi realizada para debater com as comunidades locais os prejuízos do cancelamento das obras de instalação da refinaria

 
Prefeito Alan e Comissão na Prefeitura de BacabeiraO prefeito de Bacabeira, Alan Linhares, recebeu, na tarde da ultima sexta-feira (17), no empreendimento onde seria instalado a Refinaria Premium I, parte da comissão externa da Câmara dos Deputados que analisa o cancelamento das refinarias Premium I e II da Petrobras no Nordeste.

 Alan Linhares vistoriou o local na companhia dos deputados federais Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), Eliziane Gama (PPS-MA) e Weverton Rocha (PDT-MA) e dos deputados estaduais Fernando Furtado (PCdoB-MA), Wellington do Curso (PPS-MA) e Zé Inácio (PT-MA). Também participaram da visita, membros da Advocacia Geral da União (AGU) e moradores dos povoados Salva Terra, Val Paraíso e Pequi.

 O objetivo da visita foi avaliar o impacto socioeconômico causado pela decisão da estatal, dialogar com as comunidades e, ainda, catalogar um documento, que será encaminhado às autoridades para evitar o desperdício do dinheiro  público.

 No breve passeio pelo local, a comissão observou o impacto ambiental causado pela devastação do terreno abandonado, que ainda mostra os sinais do início de terraplanagem. “A Petrobras irá devolver o terreno ao estado e nós vamos trabalhar dentro do prazo, para que possamos dar subsídios aos governadores”, garantiu o deputado Raimundo Gomes do Ceara, relator da comissão.

 Prefeito Alan Eem discurso na AudênciaComo parte da programação, uma audiência foi realizada após a visita para avaliar os prejuízos das famílias que viviam no local, antes do início das obras do empreendimento e, também, daqueles que investiram no município diante da grande expectativa que foi gerada. Participaram do encontro, representantes de povoados, professores, vereadores, secretários municipais e sociedade civil em geral.

Em seu discurso, o gestor municipal lembrou do esforço e do compromisso da administração para a implantação da refinaria. “Demos todas as condições necessárias para que o investimento fosse realizado. A isenção tributária de 2,5 porcento, foi uma delas”, afirmou. “Será que vão devolver?”, perguntou Alan Linhares. Ele ainda acentuou a frustração de empresários que investiram no setor hoteleiro. “Pessoas investiram em centros comerciais com 50 salas, e, hoje, só tem uma sala alugada. É um projeto que vai por água a baixo, por irresponsabilidade, não se sabe de quem”, finalizou.

Prefeito Alan recebendo a Comissão no local das ObrasClaudionor Lima D’eça, representante do povoado Zé Pedro, foi uma das 10 pessoas que inscreveram seus nomes para fazer perguntas ou comentários. “A refinaria plantou um sonho para a nossa juventude. Clamo, para que façam a refinaria voltar, ainda que em menor porte, mas lutaremos por ela, porque o prejuízo é enorme, pontuou.

 A coordenadora da comissão, Eliziane Gama, prometeu que lutará pela retomada dos pagamentos das famílias dos povoados, onde mais de 65 famílias viviam antes do início das obras da refinaria e que foram realocadas para outras áreas do município. “Vamos catalogar todas essas informações, inclusive, sobre o atraso do pagamento do benefício de R$ 700,00 dessas famílias e buscar a responsabilidade legal, para dá uma resposta ao povo”, ressaltou.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!