7a22fb36-d2ea-4428-9ff0-0f4969f4bce7-817x404_c

Ociléia esperava que Eudes Barros desistisse para apoiá-la, mas não aconteceu….

A passeata estilo “arrastão” da candidata a prefeita Ociléia (PRB) que seria realizada neste sábado, 1º de outubro [um dia antes da eleição], foi cancelada após reunião de avaliação da coordenação de campanha.

A candidata republicana chegou a fazer anúncio em carros de som durante a semana convocando a população para participar do ato político que encerraria sua campanha, mas na noite de ontem, sexta-feira (30), decidiu não arriscar.

O medo em não conseguir concentrar um bom número de pessoas nas ruas do município foi outro fator que contribuiu para tomar a decisão de suspender o evento.

De acordo com uma fonte com trâmite na casa de Ociléia, ela está bastante desanimada. A filha do ex-prefeito Paraíba tinha a certeza que, na reta final, seu cunhado, Eudes Barros (PR), iria desistir da candidatura a prefeito e apoiá-la, o que não aconteceu.

Agora, Ociléia enfrenta a possibilidade real de ficar apenas em terceiro lugar, à frente somente do desconhecido candidato a prefeito Maurício Almeida (PSB).

======================================================   COMENTÁRIO






Gilmar vai se reunir com o presidente do TRE, Lourival Serejo, e com o governador Flávio Dino. Em seguida, faz uma visita à Escola Darcy Ribeiro, que foi alvo de ataque.

15338339-1

Violência no Maranhão levam presidente do TSE à capital do estado

Preocupado com os recentes acontecimentos ocorridos em São Luís, no Maranhão, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, vai à cidade na tarde deste sábado (1º) para conferir de perto as medidas que estão sendo adotadas para garantir a segurança e a ordem durante as eleições municipais, que serão realizadas neste domingo, dia 2 de outubro.

Bandidos promoveram uma onda de ataques na noite dessa quinta-feira (29), em São Luís (MA). Ônibus foram incendiados na capital e no interior, e até escolas foram queimada pelos criminosos. Ao todo, nove ataques foram confirmados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão. Em nenhuma das ocorrências houve mortos ou feridos. Até o momento, 23 suspeitos foram presos.

Tropas federais

Na noite dessa quinta-feira (29), o ministro Henrique Neves determinou, ad referendum do Plenário, o envio de tropas da Força Federal para São Luís a partir desta sexta-feira (30). A decisão foi confirmada pelo Plenário em sessão administrativa extraordinária realizada hoje. Além de São Luis, também serão enviadas tropas federais para outros 75 municípios do estado.

Agenda de Gilmar Mendes em São Luís

13hs: Encontro com o presidente do TRE-MA, desembargador Lourival de Jesus Serejo Sousa

13h30: Reunião com o governador do Maranhão, Flávio Dino

14hs: Visita à Escola de Ensino Básico Darcy Ribeiro (Av. dos Africanos, 1.500).

======================================================   COMENTÁRIO






14542607_1172783412801826_93427852_n

Acusado de ter disparado contra a candidata do PCdoB, Benilson está foragido.

A candidata a prefeita de Raposa, Talita Laci, do PCdoB, foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite desta sexta-feira(30), por volta da meia noite.

Em conversa com o titular do blog, Talita contou que após sair de um estúdio no bairro da Vila Bom-Viver onde produziu gravações para o último dia de campanha, foi seguida por dois elementos em uma motocicleta.

A candidata disse ainda, que ao perceber que estava sendo monitorada, pediu ao motorista que se dirigisse até o Quartel da Polícia Militar [que fica a poucos metros] mas antes que chegasse ao local um homem identificado por Benilson, garupa em uma das motos, disparou duas vezes contra o veículo que ela estava, um Nissan Tiida, de cor prata.

Felizmente os tiros não chegaram atingir a candidata que foi socorrida por Policiais Militares assim que chegou na frente do Quartel.

Os disparos foram ouvidos por diversos moradores que ficaram assustados. Logo a sede da PM ficou lotada de correligionários e curiosos em busca de informações.

Talita seguiu para o Plantão de polícia do Maiobão, onde até o momento da publicação deste post ainda registrava Boletim de Ocorrência por tentativa de homicídio. Já o acusado pelos disparos encontra-se foragido.

======================================================   2 COMENTÁRIOS






foto_gilsonteixeira300916-ssp-apresenta-suspeitos-de-participacao-de-ataques-a-onibus-4

Detentos envolvidos foram apresentados nesta tarde na sede da secretaria de segurança pública…

A polícia confirmou o envolvimento de 35 detentos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas com os ataques contra ônibus e prédios públicos na capital, na quinta-feira (29). Destes, 23 foram identificados como líderes de grupos criminosos e serão enviados a presídios federais. A medida foi confirmada pelo secretário de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), Jefferson Portela, durante coletiva à imprensa, na tarde desta sexta-feira (30).

Os detentos foram autuados por organização criminosa e depredação de patrimônio público. Todos ficarão em regime de isolamento até que a transferência seja realizada para Catanduva, Mossoró e Acre, onde cumprirão pena em regime isolado.

O Ministério da Justiça já disponibilizou um avião para o transporte dos presos. Os demais, que permanecem nos presídios da capital, ficarão sob monitoramento irrestrito. O secretário Jefferson Portela destacou que as vagas no sistema federal foram garantidas após reunião entre o governador Flávio Dino e chefes da Justiça – Ministério da Justiça, Superior Tribunal Federal e Tribunal de Justiça do Maranhão. O Ministério da Justiça comunicará à SSP-MA a data para envio dos criminosos.

A operação policial decorrente dos ataques culminou ainda com a prisão de outros 14 envolvidos, que foram autuados e encaminhados ao Complexo de Pedrinhas; e mais 16 adolescentes, que cumprem regime de internação. A Segurança vem trabalhando incansavelmente, desde os primeiros ataques, com prisões de envolvidos em tempo recorde.

======================================================   COMENTÁRIO






O blog não é aprendiz de vidente, tampouco possui grau de parentesco com “mãe Diná”, entretanto, diante do testemunho da política da capital e análise do cenário político, arrisco abaixo palpite acerca dos 31 (tinta e um) nomes que devem sair vitoriosos  na eleição proporcional de São Luís:

astro

Coligação “Juntos para seguir em frente” – DEM/PDT/PR/PROS (07 vereadores): Astro de Ogum (PR), Pavão Filho (PDT), Aldir Júnior (PR), Ivaldo Rodrigues (PDT), Osmar Filho (PDT) Beto Castro (PROS) e Marquinhos (DEM).

Coligação “Juntos para seguir em frente I” – PTB/PEN (02 vereadores): Pedro Lucas Fernandes (PTB) e Concita Pinto (PEN).

Coligação “O trabalho continua” – PT/PTC (02 vereadores): Honorato Fernandes (PT) e Edmilson Jansen (PTC).

Coligação “São Luís de todos nós” – PCdoB/PSC (03 vereadores): Bárbara Soeiro (PSC), Ricardo Diniz (PCdoB) e Marcelo Poeta (PCdoB).

Coligação “PSL” – (02 vereadores): Pereirinha e Chico Carvalho.

Coligação “PRB” – (01 vereador): Pastor Paulo Luiz

Coligação “São Luís de verdade” – PRTB/REDE/PTN (01 vereadores): Karla Sarney(PRTB).

Coligação “Juntos por São Luís” – PV/SD/PTdoB (01 vereador): Marlon Garcia (PTdoB).

Coligação “São Luís de verdade 2” – PPS/PSDC/PSDB – (05 vereadores): Umbelino Júnior (PPS), Josué Pinheiro (PSDB), Armando Costa (PSDC), Pintinho Itamaraty (PSDB) e Dr Gutemberg (PSDB).

Coligação “Por amor a São Luís” – PP/PSB – (04 vereadores): Estevão Aragão (PSB), Chaguinhas (PP),  Nato Júnior (PP) e Manoel Rêgo (PP).

Coligação “PHS” – (01 vereadores): Sá Marques.

Coligação “PSD” – (01 vereadores): Cézar Bombeiro.

Coligação “Coragem para fazer” – PMDB/PRP – (01 vereadores):  Afonso Manoel (PMDB).

As outras cinco coligações não devem alcançar coeficiente eleitoral.

======================================================   1 COMENTÁRIO






costinha-1

Costinha foi flagrado comprando votos em Olinda Nova…

Eleitores do município de Olinda Nova do Maranhão, na região da Baixada Maranhense, estão revoltados com o atual prefeito e candidato a reeleição, Costinha.

Tudo por conta de uma gravação revelando que o gestor – que enfrenta sérias dificuldades para renovar o mandato – teria cometido crime ao prometer a um eleitor vantagem financeira em troca de votos.

O blog teve acesso à gravação na qual Costinha mantém diálogo com um homem, cuja identidade não foi revelada.

A pessoa, de acordo com as informações colhidas no município, trata-se de uma liderança comunitária.

Na conversa, ocorrida esta semana na sede da cidade, o prefeito diz que “antes da eleição, entre os dias 28 e 30 [hoje, portanto], dará ao homem, em troca do seu apoio, R$ 500,00”.

O restante, outros R$ 500,00, Costinha se comprometeu em quitar após o período eleitoral.

A denúncia é extremamente grave e merece a atenção da Justiça e do Ministério Público, uma vez que a eleição no município pode ser contaminada pelo abuso de poder econômico.

Ouça, abaixo, o áudio:

======================================================   2 COMENTÁRIOS






No total, são 52 municípios maranhenses contemplados com força federal; Pedido foi apresentado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão; Reforço foi aprovado devido a disputas entre grupos políticos locais.

ccec1f41-dddc-47f5-a1e5-98e0830d1a01

Homens da força nacional atuarão no Maranhão para evitar confrontos entre grupos adversários…

Na noite da última quinta-feira (29), os ministros Henrique Neves e Luciana Lóssio aprovaram, ad referendum do Plenário, o envio de tropas da federais para outros 7 municípios do Maranhão: Raposa, São Luís, São José de Ribamar, Vitorino Freire, Santa Inês, São Domingos do Maranhão e Paço do Luminar.

Dois dias antes, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tinha aprovado o envio de força federal para 45 cidades maranhenses para reforçar a segurança das eleições municipais deste ano.

De acordo com o TSE, os pedidos de força federal para os municípios do Maranhão foram aceitos em razão das disputas acirradas entre grupos políticos locais – como as que ocorreram nas eleições gerais de 2010 e 2014; e nas eleições municipais de 2008 e 2012.

Agora somam 52 os municípios que receberão reforço nacional na segurança da eleição, confira relação numerada:

1 Amarante do Maranhão;
2 Araióses;
3 Água Doce do Maranhão;
4 Arame;
5 Bacuri;
6 Barra do Corda;
7 Benedito Leite;
8 Bequimão;
9 Bom Lugar;
10 Buriti;
11 Buriticupu;
12 Bom Jesus das Selvas;
13 Cajari;
14 Carolina;
15 Codó;
16 Coelho Neto;
17 Coroatá;
18 Cururupu;
19 Dom Pedro;
20 Fernando Falcão;
21 Guimarães;
22 Lago da Pedra;
23 Matinha;
24 Olinda Nova do Maranhão;
25 Mirador;
26 Sucupira do Norte;
27 Passagem Franca;
28 Buriti Bravo;
29 Penalva;
30 Pinheiro;
31 Pedro do Rosário;
32 Presidente Sarney;
33 Santa Helena;
34 Turilândia;
35 Santa Luzia;
36 Santa Luzia do Paruá;
37 Santa Rita;
38 São Raimundo das Mangabeiras;
39 Sambaíba;
40 São Vicente Férrer;
41 Tuntum;
42 Tutóia;
43 São Mateus;
44 Monção;
45 Chapadinha;
46 São Luís;
47 São José de Ribamar;
48 Paço do Lumiar;
49 Raposa;
50 São Domingos do Maranhão;
51 Vitorino Freire;
52 Santa Inês.

 

======================================================   COMENTÁRIO






dutra-e-jean

Candidatura a vereadora de Núbia prejudicou grandemente Domingos Dutra, que vê eleição já perdida em Paço…

Aceitar os caprichos da esposa enquanto disputa a prefeitura de Paço do Lumiar deve custar muito caro ao candidato a prefeito Domingos Dutra.

Ao abrir das urnas no próximo domingo, dia 02, Neusilene Núbia Feitosa Dutra, será sem sombra de dúvida, apontada como a maior culpada pela iminente derrota do próprio marido.

De personalidade forte, Núbia protagonizou confusões e desavenças com os próprios aliados e ganhou antipatia do eleitoral luminense, sobretudo, entre os simpatizantes de Dutra.

Outro aspecto negativo é o fato de Núbia ter saído candidata a vereadora, sem necessidade alguma. Qualquer analista político sabe que o nome de uma esposa de candidato majoritária na disputa por vaga proporcional causa enorme prejuízo em uma campanha que, prioritariamente, deveria focar no executivo.

Com Núbia tomando à frente, Dutra perdeu pessoas de frente da campanha, amargou abandono de líderes comunitários históricos e caiu em desgraça.

Apesar de ter aparecido em primeiro lugar em algumas pesquisas registradas e divulgadas, hoje o ex-petista está léguas atrás do ex-prefeito Gilberto Arôso, quando o assunto é a preferência do eleitorado.

E embora vá perder a eleição, o ex-deputado não pode reclamar de apoio do governador Flávio Dino. Dutra teve total apoio do PCdoB, que inclusive, cedeu filiação ao candidato, no entanto, ao ex-petista faltou mostrar peso político na cidade.

======================================================   COMENTÁRIO






Nesta manhã, Flávio Dino afirmou que os ataques ocorridos foram organizados por facções criminosas que querem retomar controle do Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

055dc1fc-da91-43a4-99fc-6c8e1f45820f

Governo faz ‘pente fino’ em unidades do Complexo de Pedrinhas …

O Governo do Estado, disposto a não ceder às facções criminosas, cujas chantagens lançadas nos últimos dias à gestão prisional têm como único objetivo restabelecer o caos no Sistema Penitenciário do Maranhão, realiza neste momento uma megaoperação de revista simultânea em todas as unidades do Complexo Penitenciário de São Luís.

Mais de 700 homens participam da ação ostensiva, entre os quais 450 agentes de segurança prisional da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), 150 homens da Polícia Militar, e 100 policiais civis. O objetivo é realizar uma revista geral, em busca de possíveis armas, drogas e celulares, e desarticular a manobra de criminosos que possam estar envolvidos com os últimos ataques criminosos na capital.

Resposta imediata

Ainda na noite desta quinta-feira (29), quando iniciaram os ataques, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), montou uma megaoperação e prendeu 23 suspeitos de participação nos ataques.

As Forças de Segurança Pública estão atuando permanentemente para coibir tais práticas. Para tanto, estratégias foram definidas e ações de policiamento ostensivo e preventivo estão acontecendo em toda a região metropolitana de São Luís, com atenção aos pontos mais críticos. As Polícias Civil e Militar permanecem nas ruas por tempo indeterminado para assegurar que todos os suspeitos sejam presos e punidos no rigor na lei.

Tropas federais serão enviadas para o Maranhão, a pedido do governador, para juntar-se aos 7.500 homens que atuarão nos próximos dias para impedir que facções criminosas tentem tumultuar as eleições.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) orienta que os cidadãos repassem informações que ajudem a polícia no combate ao crime por meio do número do aplicativo Whatsapp (98) 9.9163.4899 e pelo aplicativo “Byzu”, compatível com todos os sistemas operacionais.

======================================================   COMENTÁRIO






caminhada2“Conclamo a todos para uma eleição limpa e transparente em Paço do Lumiar. Esse é meu desejo e de todos os luminenses que têm o compromisso com o nosso município. Vamos às urnas, neste domingo (2), votar com consciência e responsabilidade para que nosso povo tenha mais oportunidades de uma vida melhor para os próximos anos”, pediu o atual prefeito de Paço do Lumiar Josemar Sobreiro, que concorre à reeleição pelo PSDB, nesta quinta-feira (29), em encontro político pelo município.

“Repudiamos qualquer tentativa de corrupção e de compra de votos em nossa cidade. Nossa campanha tem compromisso com a austeridade e a lisura. Paço do Lumiar alcançou a moralidade e a ética na atual gestão, e não vamos permitir que haja retrocesso na Administração Municipal”, enfatizou ele, durante sua caminhada política.

Sobreiro lamentou às vezes em que Paço do Lumiar foi motivo de escândalo, sendo destaque nas páginas policiais dos noticiários local e até nacional. “A sociedade está cansada de escândalos e de corrupção não só durante o processo eleitoral, como também nos anos de mandato. Como cidadão e eleitor, preguei, em meu discurso de campanha, uma corrida limpa, com dignidade e humildade, e sei que nosso povo não compactua com essas atitudes”, ressaltou.

Josemar colocou a Prefeitura à disposição dos órgãos envolvidos no processo eleitoral, como Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros e o TRE. “O cidadão deve ser um fiscal do sistema eleitoral, e denunciar possíveis atos ilícitos. Estaremos prontos a colaborar com os organismos de segurança para que as eleições transcorram em clima tranquilo em todo o domingo”, informou.

Eleito prefeito pela primeira vez nas eleições de 2012 com a marca de 23.133 mil votos, ou seja, 62,30% dos votos válidos, Josemar conseguiu banir as práticas abusivas no município, que massacraram o povo por décadas. Sua gestão é marcada pela transparência nas contas e na aplicação dos investimentos públicos.

Ao assumir, herdou dívidas de gestões anteriores que ultrapassavam R$ 60 milhões. A Educação estava sucateada e a população padecia por falta de atendimento médico. Enfrentou inúmeras dificuldades, como a como alta inflação, recessão financeira, crise política econômica, redução do Fundo de Participação Municipal (FPM) em 30%, suspensão dos recursos federais, falta de pagamento de convênios.

Uma das primeiras medidas adotadas logo no inicio do governo, foi a de extinguir cargos e cortar salários, a começar pelo seu, do seu vice-prefeito e dos secretários. Ao contrário de muitas cidades maranhenses, ele mantém a regularidade no pagamento dos salários do funcionalismo, incluindo também, o dos inativos e aposentados, após conseguir reestruturar o PrevPaço, serviço de previdência local.

Mesmo com o cenário desfavorável e com tantos desafios, aglutinou forças com sua equipe e planejou de forma estratégica a administração, na busca pelo fortalecimento das políticas públicas que contribuíssem para o desenvolvimento do município e de melhorias de vida da população.

Em busca da renovação do seu mandado, ele tem como vice, a professora Ana Paula Pires (PDT). Josemar promete mais mudanças e mais avanços na condução do governo municipal. “Vamos priorizar ainda mais, caso sejamos eleitos, o fortalecimento de uma gestão compartilhada com a população, fomentando o crescimento da economia para a geração de emprego e renda, investimentos de infraestrutura e em reformas dos serviços públicos”, concluiu.

======================================================   COMENTÁRIO