Não pode ser levada a sério a pesquisa do Instituto Econométrica sob nenhum aspecto. É que por maldade ou desconhecimento do cenário político da capital, o levantamento não considerou que o deputado estadual Bira do Pindaré, filiado ao PSB, não possui aval de seu partido para ser candidato, e portanto, não poderá disputar o Palácio  La Ravardière.

No caso do médico, jornalista, advogado, músico, poeta e ex-vereador João Melo e Sousa Bentivi, o PSH, partido no qual é filiado e pretendia concorrer a prefeitura, lançou até uma nota abrindo mão da pretensão. A direção estadual da legenda vai focar atenção na disputa por cadeiras na Câmara de Vereadores.

De acordo com a pesquisa Econométrica, Bira soma 6,8% e Bentivi 1,7.

Outro ‘vacilo’ dos que ‘montaram’ a pesquisa foi colocar o Prefeito Edivaldo em primeiro lugar com 23,7%. Ora, nem mesmo o mais eufórico eleitor de Holanda acredita no que diz o resultado da Econométrica.

Em tempo, a pesquisa “humorística” está registrada sob o protocolo Ma-03691/2016 junto ao Tribunal Regional Eleitoral, entre os dias 14 a 16 foram ouvidas 985 pessoas em diversos bairros de São Luís.  A margem de erro de é 3,1% para mais ou para menos, além dos ” 95%” de confiabilidade.

print7-640x419 (1)

======================================================   COMENTÁRIO






461ba2ba-9e42-40b8-b6e8-00320da3170bO vereador por São Luís, Beto Castro, confirmou nesta sexta-feira (22) apoio ao prefeito de São Luís, pré-candidato à reeleição, Edivaldo Holanda Júnior. Ao lado do presidente do PROS do Maranhão, ex-ministro Gastão Vieira, o parlamentar fez forte discuso em prol do pededista.

O evento, que aconteceu no auditório da Assembleia Legislativa, contou ainda com a presença do vice-presidente estadual, Celso Vera; presidente municipal, além de militantes da legenda e lideranças comunitárias.

“Sempre estive ao lado do prefeito Edivaldo por acreditar no que ele representa para nossa capital, não tenho dúvida da sua vontade e competência por fazer muito mais por São Luís, disse Castro.

======================================================   COMENTÁRIO






A relação nominal das suspensões será divulgada no site do Ministério da Agricultura e afixada nas sedes das Superintendências Federais de Agricultura nas Unidades da Federação, diz a portaria do DOU.

04-07-2011-17-38-59-ronaldo-e-antonio-1-

As pessoas notificadas pelo Ministério da Pesca terão 60 dias para prestar esclarecimentos ao órgão Federal.

A Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura suspendeu 186.106 registros de pescadores profissionais artesanais. A decisão consta de portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 22.

De acordo com a portaria, as suspensões decorrem de descumprimento de termos de uma instrução normativa (IN) do Ministério de 2014. Essa IN determina que, entre outros casos, o pescador terá o Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP) e as respectivas licenças suspensos se não apresentar ao Ministério a documentação exigida, como Relatório de Exercício da Atividade Pesqueira e cópia do Número de Inscrição do Trabalhador (NIT).

O pescador artesanal precisa do RGP, por exemplo, para requerer o chamado seguro-defeso, que é o seguro-desemprego concedido a esse profissional durante a paralisação temporária da pesca para preservação das espécies. [Seguro-defeso segue sem prazo para pagamento, segundo o INSS].

O cancelamento desses registros terá como conseqüência também a  interrupção de benefícios e direitos, como crédito e óleo diesel subsidiado, seguro defeso e os benefícios previdenciários, entre eles o salário maternidade e auxílio doença.

Números atuais revelam que pescadores registrados no RGP chega a 850 mil em todo o país. As pessoas notificadas pelo Ministério da Pesca terão 60 dias para prestar esclarecimentos ao órgão Federal. Desse total de registros que podem apresentar algum tipo de irregularidade, existem casos graves que foram averiguados em Colônia de Pescadores do Maranhão, onde milhares de pessoas inscritas como pescadores podem estar exercendo outras atividades profissionais.

Os outros cados são de óbitos sem baixa do registro que podem chegar a 3.500 pessoas, e vinculo empregatício fora da atividade pesqueira totalizando 48 mil casos. Foi constatado ainda o registro de pescador por pessoas beneficiárias da Previdência que estejam impedidas de exercer atividades profissionais, como idosos e deficientes, e que chegam a cerca de 16 mil.

======================================================   COMENTÁRIO






Ao que parece as chamas no Ministério Público do Maranhão estão longe de se apagar. Nesta sexta-feira (22) a  promotora do consumidor, Lítia Cavalcante, concedeu entrevistas a pelo menos duas rádios de São Luís. Ela contestou a nota emitida pela Corregedoria Geral do Ministério Público do Maranhão (LEMBRE) e disse que sofre uma perseguição de colegas por ter formulado duas denúncias contra membros do MP. Ainda sem citar nomes, Litia ameaçou declinar os nomes do(s) promotore(s) que supostamente estão envolvidos no recebimento de propina no caso Euromar e na CPI da Exploração Infantil.

 

2 3 4

======================================================   COMENTÁRIO






Em resposta ao post do blog intitulado:” ÁUDIO: Superintendente da EBC detona promotor de Justiça“, o blog recebeu da Associação do Ministério Público do Maranhão – AMPEM, uma nota de repúdio contra o advogado Assis Filho, presidente Nacional da Juventude do PMDB e Superintendente Regional do Nordeste da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Assinada pelo presidente da entidade da classe que congrega promotores e procuradores de justiça do Estado, Társio José Souza Bonfim, a nota manisfesta incondicional apoio à conduta praticada pelo promotor Francisco Thiago da Silva Rabelo, titular da Comarca de Pio XII.

Confira a íntegra abaixo:

okoko

======================================================   COMENTÁRIO






12074969_10207139779280568_5606822335460725930_n

Fábio&Neto ‘digladiaram’ em comentários nas redes sociais…

Tudo começou quando nesta sexta-feira (22) a ‘faceblogueira’ Jacieny Dias decidiu postar em sua página (VEJA) uma critica sobre a retirada da escultura Mãe D’Água Amazônica, que ficava na praça em frente à Igreja da Sé, em São Luís.

Ao comentar o post no facebook, João Teodósio de Medeiros Neto, ex-assessor do Cerimonial do Palácio dos Leões nos governos da ex-governadora Roseana Sarney (PMDB), ‘meteu a riba’ no subprefeito do Centro Histórico, Fábio Henrique Carvalho Farias.

Esse subprefeito e merda é a mesma coisa”, disparou Neto, conhecido também como ‘serviçal’ na época trabalhava para a filha de Sarney.

Assim que tomou conhecimento da critica, o inábil Fábio devolveu a ‘gentileza.

“Me respeite. Nunca lhe tratei com falta de respeito, sequer o conheço. Seja homem o suficiente para fazer sua crítica sem ofender a pessoa. Antes de estar na função que estou, sou homem e não tenho nem um pingo de receio de cara feia ou grito de pessoas grosseiras que acham que podem sair por aí ofendendo a honra das pessoas, ainda mais quando se trata de gente que viveu a vida toda em emprego fictício no palácio dos Leões como cerimonialista. Não trato ninguém com falta de respeito, não ofendo nem a família, nem a religião nem a opção de ninguém e não aceito que ninguém me trate assim. Me respeite!”, desabafou.

Em seguida Neto retrucou: “KKKK…Subprefeito? Patético“, comentou.

sub

======================================================   COMENTÁRIO






Os pontos altos do evento foram as falas do secretário de Indústria e Comércio, Simplicio Araújo, do pré-candidato a prefeito Dr.Humberto Feitosa e do indicado para a vaga de vice Marcilio Ximenes.

1798165d-0323-4679-b41a-575b269b766b

Chapa da oposição está formada e pronta para a disputa eleitoral..

Na noite desta quinta-feira (21) na Maçonaria da Praça do Jardim, em Pedreiras, os Partidos Solidariedade, Rede, PPS, PSDB, PRP e PP se reuniram para anunciar o companheiro de chapa do pré-candidato Humberto Feitosa (SD).

Um público acima de 1.500 pessoas lotou o local. O evento contou com a presença do secretário de Indústria e Comércio e Presidente Estadual do Solidariedade, Simplicio Araújo, do pré candidato Dr.Humberto Feitosa, dos Presidentes Municípios de partido Klebinho Branco (Solidariedade), Chico do Helio (PSDB), Elcinho Girio(PRP), Geovane Leal(PPS), Carlos Henrique(PP) e representantes do Rede e de pré candidatos a vereador.

a16bc3c1-d1c6-4800-8a96-78d6672157e1

Clebinho Branco, Simplicio, Dr. Humberto e demais autoridades no evento do Solidariedade em Pedreiras…

Durante seu pronunciamento, Simplício fez rápido resumo da sua caminhada política desde 2010 na política. “Nunca vendi meu voto ou meu apoio político, sempre acreditei na força da verdadeira política e hoje estamos aqui milhares de pessoas pensando assim , fazendo política não por uma fatia do governo ou comercializando apoio ou voto. Somos milhares combatendo a famigerada prática que condenou Pedreiras ao caos atual “. Disse.

Por sua vez, o nome do SD à prefeitura usou uma parábola bíblica para dizer que a população e as lideranças irão separar o joio do trigo. “Existe muita erva daninha a ser banida da política pedreirense. Disse também que a população está sofrendo por que os administradores estão doentes, pois ver uma pessoa enferma e não sentir nada, é estar mais doente do que ela”, ponderou Dr. Humberto.

O nome indicados pelos partidos da oposição como vice-prefeito, reforçou a unidade do grupo para vencer a eleição. “Deus construiu esta unidade, aqui me sinto bem, meu lugar é aqui[…] Um bom administrador faz milagres mesmo com os recursos cinco vezes menores, um administrador ruim nunca o fará nem com mil vezes mais”, concluiu Marcilio Ximenes.

======================================================   COMENTÁRIO






daadadBastou o competente advogado Gutemberg Braga Jr, que disputará uma das 31 vagas para a Câmara de Vereadores da capital pelo PCdoB, anunciar sua pretensão para os adversários se sentirem incomodados.

Nesta quinta-feira (21), uma comparação esdrúxula da imagem do pré-candidato ao parlamento ludovicense circulou nas redes sociais. Os maldosos de plantão parearam o jovem ao derrotado ex-candidato ao governo do Estado, Edinho Lobão (PMDB).

Na verdade, a inspiração do ‘camarada’ veio de longe, e nao poasui qualquer relação e/ou comparação com o clã maranhense. Trata-se do presidente dos Estado Unidos, Barack Obama, como mostra a peça publicitária acima; Já o gosto do rapaz pelo vermelho é óbvia: a cor de seu partido. O resto é pura picuinha…

======================================================   2 COMENTÁRIOS






Mestres e coreiras de Tambor de Crioula, brincantes de bumba-meu-boi e lutadores de capoeira saíram de seus terreiros e casas para, no Palácio dos Leões, presenciar um novo marco para a cultura popular maranhense.

Lançamento da Politica de Proteção de Bens Culturais foto Gilson Teixeira (6)

Governo encaminha à Assembleia programa estadual de proteção e promoção dos mestres e mestras da cultura popular do Maranhão.

O governador Flávio Dino assinou, na tarde desta quinta-feira (21), dois projetos que serão encaminhados à Assembleia Legislativa: a Política de Proteção de Bens Culturais de Natureza Imaterial e o Programa Estadual de Proteção e Promoção dos Mestres e Mestras da Cultura Popular do Maranhão. Aprovados pelos deputados estaduais, será possível valorizar os produtores e produtos da cultura maranhense.

“Estamos dando sequência à visão que a política cultural tem que ser feita o ano inteiro, não só em momento de evento”, defendeu o governador ao assinar a Mensagem do Projeto de Lei.

“Estamos mandando à Assembleia dois projetos de grande importância, um tratando da proteção do patrimônio imaterial, como os saberes, celebrações e lugares, por exemplo, e também uma lei específica atinente ao papel dos chamados mestres da cultura popular, que receberão, mediante editais, apoios financeiros para poderem ministrar, sobretudo à juventude e à comunidade, o seu ensinamento e a sua vivencia para perpetuar e eternizar es praticas culturais que são essenciais ao Maranhão”, explicou.

Personalidades como o mestre Manelão – seu Manoel Ferreira – que é mestre do tambor de Crioula de Tijupá serão beneficiados com Programa. Ele começou a tocar tambor aos 13 anos e hoje, aos 77 anos, sabe que, com o reconhecimento formalizado, será mais fácil repassar o que aprendeu ao longo das seis décadas tocando.

Lançamento da Politica de Proteção de Bens Culturais foto Gilson Teixeira (11)

Lançamento da Politica de Proteção de Bens Culturais.

“O nome da gente vai longe, a gente é conhecido como mestre e a memória da gente é importante. O mestre para ser mestre tem que ter memória e tem que passar. Agora vai melhorar, eu já tenho pouca voz, tenho 77 anos, mas tenho seis discípulos de tambor de crioula. Nós temos o direito de ensinar os filhos, os vizinhos, de ensinar todos, porque quando a gente não estiver mais vai ter alguém para continuar”, opinou seu Manelão.

Programa 

Poderão ser reconhecidos como Mestres e Mestras da Cultura Popular do Maranhão aqueles cujos conhecimentos simbólicos e técnicas de produção e transmissão sejam representativos da cultura popular e tradicional maranhense, bem como aqueles que, por suas formas de expressão, preservem a história e memória maranhense, fortalecendo o sentimento de identidade e pertencimento.

Poderá haver auxílio financeiro aos indivíduos considerados Mestres e Mestras da Cultura Popular por meio de prêmio previsto em edital bianual da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), o qual será regulado por ato conjunto do Secretário de Estado da Cultura e Turismo e do Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia.

Proteção de Bens Culturais de Natureza Imaterial

As políticas de preservação no Maranhão estiveram por muito tempo centradas em monumentos, edificações, peças arqueológicas e obras de arte. Com o projeto de Lei que dispõe sobre a Proteção de Bens Culturais de Natureza Imaterial será possível ampliar essa atenção para o nosso patrimônio imaterial. Tradições e expressões orais – incluindo o idioma, expressões artísticas, práticas sociais, ritos e atos festivos, comportamentos relacionados à natureza e ao universo e técnicas artesanais tradicionais estão no rol de elementos valorizados pelo projeto.

======================================================   COMENTÁRIO






Nesta quinta-feira (21) completa 20 dias que a TV Super do município de Pirapemas, a 184 km de São Luís, foi invadida por três funcionários do prefeito Iomar Salvador Melo Martins, do PRB.

No dia 1º deste mês os invasores identificados como Fernando Cutrim, genro do Prefeito e secretário de Planejamento e Finanças;  uma segunda pessoa de nome Nascimento, também conhecido pela alcunha de “Bode Folia”, Secretário de Infraestrutura e um terceiro indivíduo, Luis Eduardo, vulgo Miau, adentram a sede da televisão e retiraram os equipamentos de transmissão da emissora.

O proprietário da TV, Felintro Dias da Rocha Neto, imediatamente tomou as providências e registrou um Boletim de Ocorrência, logo após levou ao conhecimento do judiciário e Ministério Público o episódio.

13823373_1109296355817199_731611100_n

Fernando, Bode Folia e Miau lideraram a invasão seguido de roubo à emissora.

O caso provocou revolta dos pirapemenses. A audácia foi tamanha, que os “bandidos” usaram até uma viatura da Polícia Civil para cometer o crime. Um policial identificado como Carvalho, deu auxilio com o veículo que deveria estar sendo usado para proteger a sociedade.

A ação criminosa nada mais foi que um ato de censura em pleno século XXI. Os aliados do prefeito se sentem incomodados com as denúncias feita pela”Super” no que diz respeito ao mal uso de recursos públicos naquele município.

Com a emissora fora do ar, os aliados do chefe do executivo acreditam que o politico com alto índice de rejeição tem mais chance de releição.

======================================================   COMENTÁRIO