Deputada Luana Costa tornou-se instrumento da oposição em desfavor do povo…

O início do ano eleitoral está sendo marcado pela perseguição ao governo Flávio Dino por parte da oposição. Nesta quarta-feira, mais um ato criminoso evidenciou a violência que está sendo cometida e que está prejudicando a população do Maranhão. A coordenadora da Bancada Federal, deputada Luana Costa, retirou R$ 49.290.247,00 que seriam destinados para unidades de média complexidade no estado.

O dinheiro é oriundo de parte da emenda impositiva a qual a Bancada Federal do Maranhão tem direito e foi um acordo construído em 2017, sob coordenação do ex-líder da Bancada, o deputado Rubens Júnior, junto a Federação dos Municípios do Maranhão (Famem).

Por interesses meramente politiqueiros, a oposição ao governo no Congresso impediu que o recurso fosse repassado para os cofres do Estado, que transferiria aos municípios. O que a Bancada quer, atendendo aos interesses dos parlamentares ligados à oligarquia Sarney e ao senador Roberto Rocha, é a diminuição dos repasses para a saúde e a transferência direta aos municípios.

Um verdadeiro absurdo o que estão tentando fazer com a verba da emenda impositiva da Bancada do Maranhão. O ato evidencia a perseguição que o governo Flávio Dino vem sofrendo por parte dos seus adversários.

Infelizmente quem perde é o povo do Maranhão.

======================================================   COMENTÁRIO






Roseana, Rocha e Murad uniram-se para tentar desgastar o governo Dino via Michel Temer…

Acredite, não é piada! A oposição ao governo Flávio Dino quer uma intervenção no Estado do Maranhão tendo como base um “documento fake”,  que segundo eles, foi assinado por um policial militar, pode?

Para tanto, juntaram os partidos que integram o campo de oposição para assinar um documento enviado à Procuradoria Geral da República (PGR) pedindo que interventores passem a comandar a Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Um completo absurdo, litania sem tamanho!

Entre os opositores encampados nessa delirante ideia de intervenção, estão o MDB da ex-governadora Roseana Sarney, o PSDB do senador Roberto Rocha e PRP do ex-secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad – acusado pelo MPF e pela Polícia Federal de desviar quase um bilhão dos cofres do Maranhão.

É bem verdade que o pedido formulado pelos partidos de oposição não resultará em absolutamente nada, por se tratar de argumentos sem qualquer cabimento, aliás, querem apenas postegar o tema e criar algum tipo de desgaste ao governo estadual.

No entanto, a manobra deixar escancarado que a família Sarney comanda a oposição e todos os candidatos ao governo.

Os adversários sabem que não têm condições de vencer de Flávio Dino nas urnas – mesmo lançando um consócio de candidato ao governo – então, a brecha que encontraram foi formular um golpe e tentar “tomar” a eleição por terceiras vias.

======================================================   COMENTÁRIO






Liderando um grupo de prefeitos, o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), Cleomar Tema esteve reunido, nesta quarta-feira (25), com os deputados  Fábio Macedo (PDT), vice-presidente da Assembleia Legislativa; Antonio Pereira (DEM),  Júnior Verde (PRB), Paulo Neto (DEM)  e Ana do Gás (PC do B).

Os gestores municipais foram cobrar dos parlamentares celeridade na votação, em segundo turno, da PEC – Proposta de Emenda Constitucional — que limita a competência do Tribunal de Contas do Estado.

Pela conversação entre os prefeitos e os parlamentares, exista a probabilidade de que a matéria possa ser colocada em pauta para que seja votada no próximo dia 03 de maio, conforme destacaram  Fábio Macedo, Júnior Verde e Antonio Pereira.

A PEC, que ficou conhecida como PEC da FAMEM, uma vez que foi uma solicitação dos gestores maranhenses, é de autoria do deputado estadual Júnior Verde e que, na prática, torna sem efeito Instrução Normativa, aprovada pela Corte de Contas em janeiro, que impõem as prefeituras restrições no que diz respeito ao custeio de festividades realizadas pelo poder executivo municipal.

A Instrução Normativa do TCE considera ilegítimas para os fins do artigo 70 da Constituição Federal qualquer despesa custeada com recursos públicos municipais – inclusive aqueles decorrentes de contrapartida em convênio – com eventos festivos quando o município estiver em atraso com o pagamento da folha salarial (incluindo terceirizados, temporários e comissionados); ou em estado de emergência ou de calamidade pública.

Por conta da decisão do TCE, festas carnavalescas em alguns municípios foram canceladas, uma vez que os servidores públicos municipais estavam com os salários atrasados.

A PEC foi aprovada em primeiro turno no último dia 3, contra apenas o voto do deputado  Wellington do Curso (PP).  A aprovação seu deu por 25 votos, três abstenções e um voto contrário.  De acordo com o presidente da FAMEM, a falta de aprovação em definitivo da referida PEC tem provocado dissabores, uma vez que a liberação dos recursos por parte da Secretaria de Cultura do Estado para cobrir despesas com o Carnaval está inviabilizada.

“Estamos  enfrentando essa drama e viemos aqui em busca do apoio dos parlamentares, para que apressem a votação em segundo turno da PEC”, destacou o presidente da FAMEM”.

Fábio Macedo destacou que vai conversar com o presidente Othelino Neto (PC do B), no sentido de se buscar alternativas que possibilitem a referida votação possivelmente no próximo dia 3 de maio. Tanto Fábio Macedo como Antonio Pereira e Júnior Verde destacaram ser justa a mobilização dos prefeitos.

Participaram da reunião com os deputados, além do presidente Cleomar Tema, os prefeitos Juran Carvalho  (Presidente Dutra); Dulkce Maciel (Satubinha); Daluz (Governador Eugênio de Barros); Vianey Bringel (Santa Inês); Antonio Borba (Timbiras); Conceição (São Vicente de Férrer); Valmira Miranda (Colinas); Romildo do Hospital (Tutoia); Rodrigo Oliveira (Olho D’Água das Cunhãs); Fernando Coelho (Bom Jesus Das Selvas); Ilvana Pinho (Presidente Médici); Roberto Maués (Paulino Neves); Alberto Rocha (Santa Quitéria); Dário Sampaio (Senador La Rocque);  Didima Coelho (Vitória do Mearim);  Antonio Filho (Junco do Maranhão); George Luis (Primeira Cruz); Toinho Patioba (Gonçalves Dias) e Josimar da Serraria (Governador Nunes Freire), além do diretor administrativo da FAMEM, Gildásio Ângelo, do diretoer executivo da entidade e secretário adjunto de Estado da Articulação Política, Geraldo Nascimento, e o coordenador jurídico Ilan Kelson.

======================================================   COMENTÁRIO






O advogado, professor e mestre em Políticas Públicas Duarte Jr. terá sua pré-candidatura lançada pelo PCdoB a deputado estadual, neste sábado (28), às 8h30, no Rio Poty Hotel, em São Luís, com a presença de várias autoridades. Entre elas, o governador do Estado, Flávio Dino; os deputados federais Rubens Júnior, Weverton Rocha e Eliziane Gama; os secretários de Segurança Pública, Jefferson Portela; de Saúde, Carlos Lula; do de Educação, Felipe Camarão; além do ex-ministro do Turismo Gastão Vieira.

======================================================   COMENTÁRIO






Deputado Fábio Braga…

Após visitar a cidade de Coelho Neto no último final de semana, o deputado Fábio Braga usou a tribuna da Assembleia Legislativa desta terça-feira (24) para destacar as principais reivindicações da população e representantes da Câmara Municipal da cidade.

Dentre as principais reivindicações estão a recuperação da MA-034, o funcionamento da Escola Justino Silva Bastos, o financiamento pelo Estado da UPA de Coelho Neto, além das demissões feitas pelo Grupo João Santos. “Farei os encaminhamentos necessários para que esses assuntos tratados na cidade de Coelho Neto tenham uma reposta em curto prazo de tempo”, afirmou Fábio Braga.

Segundo o deputado, uma das reivindicações mais exigidas é a implantação do Mais Asfalto nas ruas e avenidas de Coelho Neto. A população de Coelho Neto e cidades vizinhas também reivindicam a conservação da MA-034 – que vai do povoado Descanso em Caxias, até Palestina, povoado que fica entre Anapurus e Brejo, passando por Coelho Neto, Duque Bacelar, Buriti, e também que faz a ligação com algumas cidades do Piauí.

Ele afirmou que essa rodovia é de suma importância para o transporte de bens e de serviços públicos. “Os buracos nessa rodovia estão aumentando cada vez mais, em decorrência do período chuvoso. Além disso, ainda tem um agravante que é a falta de sinalização completa – tanto horizontal, quanto vertical na estrada – fazendo com que nesse pequeno trecho tenha aumentado o número de acidentes e o índice de criminalidade, devido às inúmeras paradas dos transportes de cargas, feitas por conta dos buracos. Muitos têm sido vítimas de assaltos na região”, acentuou.

Problemas antigos

Outra reivindicação da população é a conclusão das obras na Escola Justino Silva Bastos, iniciadas na administração passada. A escola faz parte da rede estadual de ensino e a cerca de cinco anos teve que se deslocar para a Unidade Integrada Coelho Neto, por conta das obras. “Essa escola não foi concluída. Está quase no ponto de serem colocadas as salas de aula em funcionamento. E eu espero – como já falei para o secretário Felipe Camarão – que essa escola, havendo entendimento entre a Prefeitura e o Governo do Estado, possa funcionar em curto prazo de tempo, dando mais comodidade a professores e alunos da cidade de Coelho Neto”, conta o deputado.

Em relação ao Grupo João Santos, o que a população pede é que sejam pagas as indenizações dos funcionários que foram demitidos. “O Grupo João Santos, nos últimos anos, demitiu uma quantidade imensa de funcionários e não pagou a indenização.  Isso tem causado transtorno às famílias de Coelho Neto, como o endividamento no comércio local e, também, a falta de cumprimento dos seus afazeres domésticos”, concluiu Fábio Braga.

======================================================   COMENTÁRIO






Além deste acordo, há ainda outro que está sendo construído: uma composição de chapa única assim acabando com a divergência interna na Câmara.

Após decisão judicial obrigando Astro de Ogum a realizar a eleição da Mesa Diretora em 48 horas, os principais atores desta novela vêm realizando reuniões quase que diariamente.

Depois de semanas de impasses jurídicos, a data para a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís foi redefinida. Em novo edital publicado ontem, o presidente da Casa, vereador Astro de Ogum (PR), convocou o pleito interno para o próximo dia 9 de maio às 9h.

Desde o fim de semana passado, quando houve decisão judicial obrigando Astro de Ogum a fazer a eleição da Mesa Diretora da Câmara de São Luís em 48 horas, que reuniões entre os principais atores desta novela que envolve judiciário e o legislativo municipal – o próprio Ogum e o candidato a presidente da Casa, vereador Osmar Filho (PDT) – estão sendo feitas quase que diariamente.

Entre os debates travados, um acordo chegou a ser desenhado entre as partes: Osmar Filho e seus aliados – que realmente entraram na ação contra Astro de Ogum – retirariam as ações judiciais e, desta forma, os debates sobre a eleição interna da Casa voltaria para o plenário.

Em troca, Astro de Ogum se comprometeu em realizar a eleição em no máximo 15 dias. Se o acordo foi validado, Ogum já cumpriu sua parte publicando um novo edital. O primeiro havia determinado eleição para o dia 8 de agosto. O novo edital trouxe para mais próximo. Será realizado em duas semanas.

Além deste acordo, há ainda outro que está sendo construído: uma composição de chapa única assim acabando com a divergência interna na Câmara.

O acordo fechado entre os dois grupos divergentes na Câmara será abordado pelo presidente Astro de Ogum em pronunciamento na sessão desta quarta-feira. Ogum vinha dizendo que o impasse jurídico pela disputa pela presidência da Casa levou a prejuízos a população.

======================================================   COMENTÁRIO






– Do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), nesta terça-feira (24), sobre o infundado pedido da deputada estadual Andrea Murad, que pediu intervenção do governo Temer na Secretaria de Segurança Pública do Estado.

======================================================   2 COMENTÁRIOS






Na sexta-feira (27), o projeto Inova Jovem será lançado em São Luís, no Maranhão. A cerimônia de lançamento acontecerá às 9h30 no Conselho Cultural Comunitário da Liberdade, Avenida Mário Andreaza, s/n, no Bairro da Liberdade. O evento contará com a presença do secretário nacional de juventude Assis Filho, parlamentares, representantes do governo, da Prefeitura e de movimentos sociais.

A Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) realizará também o lançamento do programa na próxima segunda-feira (30) em Timon e Caxias. A cerimônia será realizada às 10h na Prefeitura Municipal, avenida General Sampaio, nº 5, Centro, em Caxias e às 15h no Plenário José Elouf da Câmara dos Vereadores, avenida Paulo Ramos, nº 110, Centro, em Timon.

As aulas do Inova Jovem, projeto que tem como objetivo transformar a vida de jovens, especialmente negros e negras, que vivem em comunidades vulneráveis à pobreza e/ou violência através do empreendedorismo, acontecem entre os dias 7 a 11 de maio em São Luís, 4 à 8 de junho em Timon e entre 11 e 15 de junho em Caxias.

Essa será a primeira etapa do Inova Jovem no Maranhão, estado no qual outras turmas e lançamentos municipais serão realizados pela SNJ. Os jovens matriculados terão aulas de planejamento, inovação, técnicas de venda e divulgação e muito mais.

Inova Jovem

Diante dos dados do Índice de Vulnerabilidade Juvenil (IVJ), lançado em dezembro de 2017 pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) em parceria com a Unesco e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a SNJ desenvolveu, dentro do pacote de ações Brasil Mais Jovem, o projeto Inova Jovem. A iniciativa tem como objetivo incentivar o empreendedorismo e a inovação entre os jovens de comunidades vulneráveis por meio de aulas e mentorias. Com isso, espera-se gerar renda e autonomia para a juventude mais afetada pela falta de emprego, educação e mais exposta à violência.

SERVIÇO

Lançamento Inova Jovem no Maranhão

Locais:

27/04 – Conselho Cultural Comunitário da Liberdade, Avenida Mário Andreaza, s/n, Bairro Liberdade – São Luís/MA

30/04 – Prefeitura Municipal, avenida General Sampaio, nº 5, Centro – Caxias/MA

30/04 – Plenário José Ribamar Elouf da Câmara dos Vereadores, avenida Paulo Ramos, nº 110, Centro – Timon/MA

Horários:

9h30 – São Luís

10h – Caxias

15h – Timon

======================================================   COMENTÁRIO






Num gesto espontâneo, reuniram-se políticos, advogados e servidores públicos da saúde…

“Somos um pelo Maranhão”. A frase na faixa da entrada do auditório do Grand Hotel São Luís, nesta segunda-feira (24), deu tom ao ato público em solidariedade ao secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, vítima de falsas notícias.

O movimento realizado no auditório reuniu lideranças comunitárias, deputados federais e estaduais de diversos partidos. O governador Flávio Dino e o vice-governador Carlos Brandão também participaram do manifesto.

O governador Flávio Dino atribuiu todas as críticas e acusações contra Carlos Lula aos adversários do seu governo. “O Carlos Lula é de uma honestidade indiscutível, seu trabalho tem sido marcante em benefício do povo do Maranhão. E isso os incomoda, porque a única coisa com que se preocupam é com seus privilégios”, afirmou.

Os deputados federais Eliziane Gama (PP), Weverton Rocha (PDT), Deoclides Macedo (PDT), Rubens Pereira Júnior (PC do B), Julião Amin (PDT), o ex-secretário chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares, o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, Cleomar Tema e o ex-secretário de Articulação Política e Comunicação, Márcio Jerry também participaram do ato.

A deputada Eliziane Gama assegurou que o secretário Carlos Lula é merecedor desse ato de solidariedade, para que se reponha a verdade. “Conheço a vida do Carlos Lula e sei que se trata, claramente, de uma perseguição política. Dessa forma, não poderia deixar de prestar minha solidariedade e demonstrar meu reconhecimento do que ele representa para o Maranhão e para o desenvolvimento que o governo tem feito no nosso estado”, disse.

No entendimento de Deoclides Macedo, os avanços na saúde pública do Maranhão são suficientes para mostrar que os constantes ataques ao secretário Carlos Lula são orquestrados com o objetivo de atingir o governador Flávio Dino e interromper o desenvolvimento do estado. “As melhorias estão à vista de todos, seja na capital como no interior. É visível a seriedade com que ele vem conduzindo a saúde pública e isso preocupa quem é contrário ao desejo de um Maranhão melhor”, comentou.

Apoio e solidariedade

Os deputados estaduais Rogério Cafeteira (DEM), líder do governo na Assembleia Legislativa, Bira do Pindaré (PSB), Marco Aurélio (PC do B), Rafael Leitoa (PDT) e Levi Pontes (PC do B) estiveram no ato de desagravo ao secretário de Estado da Saúde.

O deputado Rogério Cafeteira afirmou que estava manifestando seu irrestrito apoio a Carlos Lula, por entender que ele vem sendo alvo de armação de adversários, já que todos sabem as características do secretário de Saúde são o trabalho, a honestidade e a responsabilidade.

“Estivemos no ato para apoiar o secretário Carlos Lula, exatamente por conhecer sua história de vida, sua integridade, mas também em nome de todo o governo, que hoje é alvo de ataques de uma oposição desesperada para voltar ao poder. Tudo porque acham que o Maranhão continua sendo um bem privado deles”, disse.

De acordo com o deputado Bira do Pindaré, a manifestação de apoio a Carlos Lula é uma forma de reconhecimento ao grande trabalho que ele vem imprimindo na saúde pública do Maranhão. “Ele é um secretário sério, com um trabalho de largo alcance e por isso vem sendo alvo preferencial dos adversários. Confiamos no trabalho do Carlos Lula, que é uma referência para nós”, disse Bira do Pindaré.
‘Não tenho medo’

O secretário Carlos Lula, em discurso emocionado, afirmou não ter medo dos ataques e destacou o real motivo para as inúmeras fake news produzidas diariamente. “No meu passado e no meu futuro não existem escândalos e irei continuar o trabalho que me foi confiado pelo governador Flávio Dino. Não serão ladrões do dinheiro público a impedir a construção de um Maranhão mais justo”, destacou.

======================================================   COMENTÁRIO






A estratégia é sempre a mesma: Concebem um factoide [fake news] e, posteriormente, lançam no império midiático sarneysista, formado por portais de notícias, blogs, rádios e, evidentemente, a TV Mirante – filial da Rede Globo do Maranhão.

Oposição quer implantar clima de CAOS…

Há meses líderes opositores ao governo Flávio Dino arquitetaram uma forma de tentar desgastar a gestão estadual. E conseguiram colocar o plano em prática a partir da morte do médico Mariano seguido do “surgimento” de uma falsa carta deixada pelo ex-assessor da Secretaria de Saúde.

Buscam de forma sistemática uma agenda de crise contra o governo do Estado. O plano é tentar ao máximo desgastar a imagem do governador Flávio Dino, e por tabela, levar as consequências para a disputa eleitoral que se aproxima, de modo a criar um clima de caos administrativo.

A estratégia é sempre a mesma: Concebem um factoide [fake news] e, posteriormente, lançam no império midiático sarneysista, formado por portais de notícias, blogs, rádios e, evidentemente, a TV Mirante – filial da Rede Globo do Maranhão.

Em seguida, deputados estaduais da oposição criam artifícios no Plenário da Assembleia Legislativa – tipo pedidos de CPI’s – mesmo cientes que a manobra resulta em nada. Então, a situação é, adiante, também repercutida na Câmara Federal, na maioria das vezes, pelo deputado emedebista Hildon Rocha.

Pronto! Esse é o modus operandi…

Após “mastigarem” o tanto que puderam o caso Mariano, a bola da vez é a tal “espionagem” contra adversários do governador Flávio Dino. Embora já tenha sido explicado que o documento absurdo não teve autorização da cúpula da Segurança Pública, conseguiram emplacar a “pauta” no Fantástico.

E nessa campanha sórdida midiática, a Saúde e a Segurança já foram vítima dos oligárquicos, agora o foco deles é a Educação…

======================================================   COMENTÁRIO

Página 1 de 88712345...102030...Última »