O ato contou com a presença de secretários municipais, vereadores, lideranças e moradores da região.

Na última quarta-feira (25) o prefeito Miltinho Aragão(PSB) inaugurou no povoado Lagoinha, o Sistema de abastecimento de água de excelente qualidade distribuída na casa de cada morador.

A obra foi realizada em parceria com a Codevasf, órgão do Governo Federal, e  possui uma vazão de 12 mil litros d’água por hora, com extensão de 250 mts de rede de distribuição e reservatório com capacidade de 20 mil litros.

“Estou muito feliz em ver o sorriso largo no rosto de cada morador que hoje me abraça, e mais satisfeito fico por livrar eles de um sofrimento antigo e resolver de uma vez por todas a questão do abastecimento d’água, as gestões passadas não resolveram nem a falta d’água, mas estamos de passo em passo solucionando está problemática em várias localidades, hoje inauguramos este sistema aqui na Lagoinha, na outra semana iremos inaugurar outro sistema na Morada Nova ll, e temos outros sistemas para concluir e inaugurar em outras localidades, portanto estamos aos poucos reconstruindo nossa cidade” disse Miltinho.

Unidade Básica de Saúde

A UBS Lagoinha foi uma promessa de campanha de Miltinho em 2012 quando esteve visitando o povoado,

O dia 25 de maio de 2016 ficará marcado na lembrança das famílias de Lagoinha, comunidade localizada na zona rural do município.

No mesmo bairro, Miltinho também entregou a Unidade Básica de Saúde que atenderá diversas localidades vizinhas.

A UBS equipada para a prestação de serviços de saúde pública, atende em média 500 famílias na sua área de abrangência, e é composta por uma equipe multidisciplinar ( médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentista e auxiliar de saúde bucal), com mais cinco agentes comunitários de saúde e dois agentes de combate as endemias.

======================================================   COMENTÁRIO






A decisão contra o prefeito de Cachoeira Grande foi proferida pelo juiz federal Jaime Travassos Sarinho. O bloqueio se aplica aos valores depositados em conta-corrente, caderneta de poupança ou outras aplicações financeiras de titularidade dos réus – ressalvadas as contas destinadas exclusivamente ao recebimento de salários e/ou benefícios previdenciários.

Filho do ex-deputado Pedro Vasconcelos e sobrinho de Francivaldo Vasconcelos Sousa, Prefeito de Cachoeira Grande, Gustavo Vasconcelos, o Gugu é o responsável pelo 'manuseio' dos recursos públicos que caem na conta da Prefeitura.

Tudo em Família: Prefeito Francivaldo Vasconcelos e o sobrinho ex-Tesoureiro da prefeitura, Gustavo Vasconcelos, pré-candidato a prefeito, filho do ex-deputado Pedro Vasconcelos.

O Tribunal Regional Federal da Primeira Região determinou o bloqueio das contas do prefeito de Cachoeira Grande, Francivaldo Vasconcelos Sousa (irmão do ex-deputado Pedro Vasconcelos) e de outros envolvidos na aplicação irregular de recursos federais destinados à construção de quadras esportivas nas escolas municipais Celeste Marques e São José.

A Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa foi movida pelo Ministério Público Federal. De acordo com informações do Blog do Neto Ferreira, a denúncia, as irregularidades foram cometidas no exercício de 2014, âmbito do Programa PAC 2.

De acordo com o documentos, as irregularidades atribuídas ao gestor municipal vinculam-se à ausência de construção de quadras cobertas nas Escolas São José e Professora Maria Celeste Marques, além da indevida transferência de recursos para outras contas.

Segundo denúncia do procurador da República, que embasou a decisão do juiz federal Jaime Travassos Sarinho, a obra de construção da quadra da Escola São José apresenta sérios indícios de abandono. Além de repasse de verba da Prefeitura à construtora da obra de forma incompatível com o estágio da construção. As mesmas irregularidades foram verificadas na construção da quadra da Escola Professora Maria Celeste.

Cenário político

Mesmo diante de uma gestão desastrosa e alto índice de rejeição, o prefeito Francivaldo decidiu apoiar se sobrinho, Gugu Vasconcelos – filho de Pedro Vasconcelos – para a disputa eleitoral de outubro.

LEIA TAMBÉM:

– Gustavo Vasconcelos é o “homem do dinheiro” em Cachoeira Grande

– Pré-candidato a prefeito, Gugu Vasconcelos apronta mais uma em Cachoeira Grande

– Prefeito de Cachoeira Grande atrasa salário de servidores

– Cachoeira Grande recebeu em nove meses mais de R$ 12 milhões e mesmo assim está jogado às traças

– A lentidão do Prefeito Francivaldo Vasconcelos em Cachoeira Grande…

======================================================   COMENTÁRIO






O projeto “Ensaio Itinerante”, idealizado no bairro da Liberdade, faz a sua última edição neste sábado (28) a partir das 18h. Quatro brincadeiras juninas da comunidade se juntaram e estão realizando ensaios que viraram verdadeiros espetáculos.

O projeto é realizado a cada sábado em um local da região da Liberdade. Iniciou no dia sete de janeiro. No dia 14, passou pelo bairro da Fé em Deus, dia 21 novamente foi à Liberdade e, neste sábado (28), termina na Vila Gorete. O ex-presidente do Instituto de Previdência e Assistência do Município (Ipam), Raimundo Penha, tem prestigiado o evento.

Continua lendo no blog da Sílvia Tereza.

======================================================   COMENTÁRIO

======================================================   COMENTÁRIO






 Entre os citados, estão José Sarney. Diálogos gravados não mostram como a ajuda foi prestada. No entanto, é um conjunto de revelações que colocam Sarney numa situação bastante delicada e no olho do furacão da Lava Jato. Além de revelar uma relação promíscua entre o político e membros do STF.

Sarney e MachadoNovos trechos de conversas gravadas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, a que a TV Globo teve acesso, mostram que ele ajudou aliados políticos. Um deles foi o ex-presidente José Sarney, mas os diálogos não permitem dizer que tipo de ajuda foi essa.

Na conversa, Machado parece sondar o ex-presidente José Sarney se o então vice-presidente Michel Temer pode participar de uma articulação para evitar que sua investigação caia nas mãos de Sérgio Moro.

– Confira a conversa abaixo:

Machado pergunta: Você acha que a gente consegue emplacar o Michel sem uma articulação do jeito que esta…

Sarney: Não. Sem articulação, não. Vou ver o que acontecendo, vou no Michel hoje…

Machado diz: O Michel, presidente… Lhe dizer… Eu contribuí pro Michel.

Sarney fala: Hum.

Machado diz: Eu contribuí pro Michel. Não quero nem que o senhor comente com o Renan. Eu contribuí pro Michel pra candidatura do menino… Falei com ele até num lugar inapropriado, que foi na base aérea.

– Sarney aparenta preocupação com a revelação e quer saber se uma ajuda que ele próprio recebeu de Machado é do conhecimento de mais alguém.

Sarney pergunta: Mas alguém sabe que você me ajudou?

Machado responde: Não, sabe não. Ninguém sabe, presidente.

– Não fica claro que ajuda foi essa. A conversa segue sem interrupção, com ambos discutindo uma tentativa de aproximação com ministros do Supremo. O ex-presidente Sarney fala novamente do ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça, Cesar Asfor Rocha, como uma pessoa ligada ao relator da Lava Jato no Supremo, Teori Zavascki. Sarney afirma que Asfor Rocha “fez muito favor” a Teori. No meio do diálogo, Machado reafirma que “ninguém sabe” que ele ajudou Sarney.

Sarney diz: O Renan, eu falo com, eu mesmo falo com ele, mas eu prefiro falar assim com o César Rocha. Prefiro falar com o César.

Machado fala: Ninguém sabe que eu lhe ajudei…

Sarney afirma: Porque o César Rocha, o César, o César Rocha, que é o nosso cúmplice junto com o…

Machado pergunta: Com o Teori?

Sarney responde: Com o Teori. Ele é muito, muito, mas muito amicíssimo lá do tribunal. O César fez muito favor pra ele.

Machado pergunta: O Teori era do tribunal do César?

Sarney responde: Era. O Teori era do tribunal do César.

Machado diz: Sabia não.

Sarney e Machado2Em outra conversa, Machado foi até a casa de Sarney. Eles falaram sobre a presidente afastada Dilma Rousseff, o marqueteiro do PT, João Santana, que havia sido preso na Lava Jato, e o ministro da Justiça.

Machado diz: A Dilma não tem condições. Você vê, presidente, nesse caso do marqueteiro, ela não teve um gesto de solidariedade com o cara. Ela não tem solidariedade com ninguém não, presidente.

Sarney completa: E, nesse caso, ao que eu sei, é o único que ela está envolvida diretamente. E ela foi quem falou com o pessoal da Odebrecht para dar, acompanhar e responsabilizar pelo Santana.

Machado fala: Isso é muito sério. Presidente, você pegou o marqueteiro dos três pro presidente do Brasil. Deixa que o ministro da Justiça, que é um banana, só diz besteira. Nunca vi um governo tão fraco, tão frágil e tão omisso. É que tavam dizendo essa semana: a presidente é b*** mole. A gente não tem um fato positivo.

Sarney conclui: E todo mundo, todo mundo acovardado.

Machado confirma: Acovardado.

– Outro lado:

O ex-presidente José Sarney, do PMDB, disse que tinha relação de amizade com Sérgio Machado e que, por isso, vendo que ele estava em momento de desespero, se prontificou a ajudá-lo e a sugerir nomes que poderiam participar da defesa dele.

Sarney negou, no entanto que tenha falado com o então ministro do STJ Asfor Rocha sobre o assunto. Pediu desculpas a Asfor Rocha pelo que considera um “descuido motivado pelo desejo de ajudar”.

waewa

======================================================   COMENTÁRIO






Cartaz na porta

IMG-20160527-WA0038

Cartório fechado esta sexta(27)…

Após o afastamento do interino da 1ª Seventia Extrajudicial do Registro de Imóveis de São Luís, Ricardo Gonçalves, por decisão da Ministra Nancy Andrighi, Corregedora Nacional de Justiça, um comunicado foi colado na porta do órgão nesta sexta-feira(27) avisando que não haverá expediente no local nesta data. Acontece que nos demais cartórios de São Luís o funcionamento é normal. Resta saber se o aviso foi colocado pelo afastado ou pelo TJ-MA.

Polícia na Porta 

Logo que o Tribunal de Justiça do Maranhão foi notificado da decisão do CNJ, policiais ficaram de prontidão na porta do Cartório. Ninguém entrava, Ricardo ainda tentou buscar “documentos importantes” no seu então gabinete, mas sem êxito, não conseguiu permissão para chegar na parte interior do agora ex-local de trabalho.

Não prestou contas

A Ministra que despachou contra Gonçalves alega que ele não repassou ao FERJ  – Fundo Especial de Modernização e Reaparelhamento do Judiciário, a diferença entre receitas e despesas relativas aos meses de novembro e dezembro/2014, quando ainda não possuía decisão judicial favorável à percepção integral dos emolumentos, e repasse em atraso relativo a setembro/2014 sem pagamento da multa devida; e desde janeiro de 2015 o Tabelião deixou de apresentar suas prestações de conta ao Tribunal de Justiça. “[…] é suficiente a prática de conduta irregular que caracteriza quebra de confiança para sua substituição[…]”. Despacha a Ministra.

Ricardo-recebendo-Prêmio-de-Qualidade-Total-ANOREG-BR-e1464359338604

Ricardo Gonçalves, agora ex-interino do cartório de registro de Imóveis.

Substituto de forma irregular

Outra agravante levantado pelo CNJ contra o agora ex-interino, é que Ricardo nomeou como seu substituto no Cartório, o advogado JORGE HENRIQUE MACEDO OLIVEIRA, o qual já havia sido afastado da direção da serventia por decisão do CNJ nos autos do PCA nº 00391-91.2014.2.00.0000, e que este jamais se desvencilhou do exercício da advocacia, atividade profissional absolutamente incompatível com a atividade notarial e registral.

Pagou contas pessoais

Além disso, a Ministra Nancy Andrighi, Corregedora Nacional de Justiça, adverte que Ricardo contabiliza despesas pessoais, como pagamento de honorários advocatícios, prestadores de serviços irregulares e passagens aéreas como gastos para a manutenção dos serviços da serventia extrajudicial.

Percepção Integral dos emolumentos na qualidade de interino

O CNJ diz também que Ricardo mesmo designado para responder interinamente pelo 1º Cartório de Registro de Imóveis de São Luís  em 11 junho de 2014, não queria receber remuneração de interino, e em 31 outubro do mesmo ano propôs em Mandado de Segurança no Supremo Tribunal Federal, afim de quebrar a regra do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e assim, não se submeter à limitação da remuneração imposta aos interinos, entretanto, não logrou êxito na Corte. Após isso, ingressou na Justiça Federal e também foi derrotado.

Nota do Presidente do TJ-MA

Diante dos rumores de participação de envolvimento no afastamento de Ricardo Gonçalves, o desembargador Cleones Cunha, presidente do Tribunal de Justiça do Estado, disse por meio de uma nota que foi notificado da decisão na tarde de ontem, quarta-feira (25), via Malote Digital. E que seu cumprimento deveria ocorrer em 24 horas. Ressaltou ainda que a decisão é da Ministra Nancy foi requerida pela Associação dos Titulares de Cartórios do Maranhão (ATC-MA) e Associação dos Notários e Registradores do Maranhão (Anoreg/MA). Cabe ao TJMA e à Corregedoria Geral da Justiça cumprirem as determinações constantes do documento. “São descabidas as afirmações e tentativas de envolver o atual presidente do TJMA no andamento e decisões constantes da reclamação que corre na Corregedoria Nacional de Justiça, bem como na escolha de interino para o cartório em questão”, disse a nota.

Cleones reúne-se com a ministra Nancy Andrighi em Timon

m_25052016_1333

Na reunião, foram discutidas melhorias para prestação jurisdicional .

Os burburinhos acerca do suposto envolvimento do presidente do TJ-MA no afastamento de Ricardo Gonçalves se deu porque o desembargador Cleones Cunha reuniu-se com a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e corregedora nacional de Justiça, Nancy Andrighi, no Fórum da Comarca de Timon, nesta quinta-feira (25) para discutir melhorias e propor avanços na prestação jurisdicional naquela região. A ministra – que estava em Teresina (PI) para uma inspeção da Corregedoria Nacional – aproveitou a oportunidade para visitar Timon e conhecer uma das maiores comarcas do Maranhão, instalações do fórum e conversar com os magistrados.

Anildes Cruz

Os holofotes agora estão direcionados para a atual Corregedora-Geral da Justiça, desembargadora Anildes Cruz, vez que com o afastamento do interino, caberá a Magistrada designar um novo interventor para a Serventia de Registro de Imóveis, o que deve ser feito até segunda-feira, dia 30. Quem será o sortudo???

Dividido em três

Quem chegar no cartório da “galinha dos ovos de ouro” – no lugar de Gonçalves – não deve ficar por muito tempo, é que o próprio judiciário maranhense enviou um projeto que foi aprovado pela Assembleia Legislativa dividindo o Cartório de Registro de Imoveis da Capital em três. Desta forma, naturalmente, o faturamento não ficará concentrado apenas em um tabelião.

Magistrado complicado no CNJ

Situação delicado é a de um juiz que ocupa cadeira de Desembargador substituto no TJ-MA. O magistrado está se coçando para escapar das “garras CNJ” após a ousada decisão judicial em dezembro de 2014 que autorizou o não cumprimento do teto remuneratório a vacância do 1º Cartório de Registro de Imóveis. Ou seja, a decisão do togado permitiu a Ricardo mesmo designado para responder interinamente, receber remuneração diferente, contrariando normas do próprio Conselho Nacional de Justiça. E detalhes, o despacho contestável só caberia em instância federal. De forma que o ganho de Gonçalves pulou de cerca de R$ 33 mil para nada menos que R$ 1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil) mensalmente. Para piorar, a canetada teve efeito retroativo: uma bolada!

Repercussão Nacional 

ssassaa

Folha de SP destacou saída de Ricardo do Cartório…

O caso do “Cartório Milionário”, repercutiu no Jornal Folha de São Paulo. Os jornalista MÁRCIO FALCÃO e AGUIRRE TALENTO, publicaram: “CNJ afasta indicado da família Sarney do comando de cartório de São Luís“. O post diz que a corregedora Nacional de Justiça, Nancy Andrighi, determinou o afastamento de um indicado pela família Sarney para comandar o primeiro cartório de imóveis de São Luís, considerado um dos maiores e mais lucrativos do Maranhão. Em sua decisão, a corregedora aponta que Ricardo da Silva Gonçalves fez manobras para receber remuneração acima do teto estabelecido para a função pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), além de não prestar contas sobre o cartório ao Tribunal de Justiça do Maranhão desde janeiro de 2015.

======================================================   1 COMENTÁRIO






Corpo é velado na Casa do Maranhão, no Centro de São Luís (Foto: Danilo Quixaba/Mirante AM)

Corpo é velado na Casa do Maranhão, no Centro de São Luís (Foto: Danilo Quixaba/Mirante AM; Fonte G1-MA)

O corpo do cantor e compositor Papete é velado nesta manhã de sexta-feira (27), na Casa do Maranhão, região central de São Luís (MA). O velório pera a família teve início nas primeiras horas da manhã, às 6h, reservado à família e amigos. Às 9h, o velório foi aberto ao público. Pela tarde, às 14h, o cortejo segue rumo ao Cemitério Jardim da Paz, na Estrada de Ribamar, onde o corpo será cremado a pedido do próprio artista em vida.

José de Ribamar Viana, o Papete, morreu na madrugada dessa quinta-feira (26), aos 68 anos, de insuficiência cardiorrespiratória, segundo informou a família. Papete lutava contra um câncer de próstata e estava internado no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. O quadro havia piorado nos últimos dias. A Prefeitura de São Luís decretou luto oficial de três dias.

======================================================   COMENTÁRIO






13275807_1069269819819853_1731203667_n

Júnior Câmara acertou no gogó de Luis Fernando.

No Gogó – Foram certeiras e reveladoras as declarações do empresário e pré-candidato a vereador, Júnior Câmara, contra o pré-candidato a prefeito pelo PSDB, Luis Fernando Silva, a quem Câmara classificou de Mau Caráter (REVEJA) . Mais do que um desabafo, o filho do finado ex-prefeito Jota Câmara tornou pública uma situação que casa muito bem com o perfil ditador de LF: perseguir aqueles pré-candidatos ao Parlamento que não rezam na sua cartilha.

Não Colou – Picolé de Chuchu bem que tentou atacar Júnior Câmara publicando um texto mequetrefe, elaborado pela sua assessoria, em um blog pré-sal da cidade balneária. Mas a ideia não colou. O fato é que o desabafo do empresário deve surtir um efeito dominó com novas declarações públicas de outros pré-candidatos que também estão sofrendo com a perseguição de LF. É aguardar e conferir.

Nota Paz e Amor

Luis Fernando mandou Valente perdoar Sampaio.

Paz e Amor – Parece que o vice-prefeito Eudes Sampaio e o seu desafeto, o ex-secretário municipal Rodrigo Valente, se entenderam. Valente teria perdoado as traições de Sampaio, que a mando de Luis Fernando, que é tio de Rodrigo, agia nos bastidores e queimava de todas as formas a imagem do jovem ex-secretário.

Família Câmara com Julinho – A família do ex-prefeito Jota Câmara, que administrou São José de Ribamar em três oportunidades e ainda é tido por muitos como o melhor gestor que a cidade já teve, deve declarar, em breve, apoio ao pré-candidato e também ex-prefeito Júlio Matos, o Dr. Julinho. Os Câmaras não engolem as traições de Luis Fernando que, após ser eleito em 2004 com apoio decisivo de Jota Câmara, perseguiu e defenestrou centenas de ribamarenses que trabalhavam na prefeitura e tinham ligações com a família.

Gasparzinha Catarinense – A moça na foto é a professora catarinense Eliana, que hoje utiliza apenas o sobrenome Abdalla. Mas num passado recente, ela possuía um sobrenome mais famoso, o Moura da Silva. Eliana é ex-esposa de Luis Fernando Silva e durante cinco anos (de 2009 a 2013) foi funcionária fantasma no gabinete do deputado estadual Max Barros. A sinecura foi uma espécie de “toma lá, da cá”, uma vez que Barros foi apoiado em Ribamar por LF nas eleições de 2006 e 2010.

User comments

Nomeação da ex-mulher de Luis Fernando como fantasma n gabinete do deputado Max Barros.

Negão Promete Engrossar – O vereador Negão promete engrossar o discurso, nestas próximas semanas, contra Picolé de Chuchu. Ele e outros parlamentares ainda não engoliram a trairagem de LF, que prometeu que o seu vice sairia da Câmara Municipal e, agora, quer empurrar goela a baixo o nome do atual vice, Eudes Sampaio, seu secretário particular.

O Choro é Livre – O desembarque do PSDB na pré-candidatura da deputada Eliziane Gama, em São Luís, foi um balde de água fria nas pretensões de Luis Fernando e Neto Evangelista. O primeiro enxergava no segundo, caso fosse eleito prefeito da capital, uma bela escada para retomar o seu sonho de lançar-se candidato a governador, em 2018, contra Flávio Dino.

Presidente do Legislativo Ribamarense…

Beto das Vilas Também – O presidente da Câmara Municipal, vereador Beto das Vilas, também deve assumir uma postura mais contundente contra Luis Fernando. Das Vilas ainda está atravessado com a patacoada promovida por Picolé no Parque Vitória, quando da realização do tal Planeja. LF, numa clara demonstração de desrespeito aos atuais vereadores presentes no evento, disse para a plateia que era necessário eleger novos parlamentares. Beto reagiu e peitou Picolé, que incitou uma sonora vaia quando o vereador fez uso da palavra.

Blogueiro Rasga Cartaz – Um blogueiro fogoió, que era situação e virou oposição depois de perder a boquinha na prefeitura, vive tão magoado com alguns companheiros de profissão que resolveu apelar. O cara está se prestando ao papel de rasgar cartazes de uma festa que será realizada em São José de Ribamar simplesmente porque um dos organizadores é editor de um site concorrente e trabalha na administração municipal. Que coisa feia, hein!

======================================================   3 COMENTÁRIOS






A Prefeitura de Paço do Lumiar antecipará, mais uma vez, o pagamento de todos os servidores municipais. A determinação dada pelo prefeito Josemar Sobreiro para que a Secretaria de Administração e Finanças deposite os salários do mês de maio na conta dos funcionários, já nas primeiras horas deste sábado (28), deve aquecer as vendas do comércio local neste período.

O prefeito Josemar disse que, mais uma vez, o pagamento aos servidores estará liberado antes do prazo previsto, que poderia ser até a próxima sexta-feira, dia 3 de junho, ou seja, no terceiro dia útil do mês seguinte, conforme lei orçamentária de 2016. Essa medida foi possível por conta do ajuste financeiro e administrativo que vem sendo feito pelo Executivo Municipal luminense.

“Apesar da crise financeira que se abate sobre o país, temos conseguido manter o pagamento integral do funcionalismo antes mesmo do fechamento do mês. Desde que assumimos a administração de Paço do Lumiar nos preocupamos em manter a folha em dias, o que só foi possível porque temos trabalhado diuturnamente para otimizar a arrecadação, priorizando a deliberação da nossa receita para áreas estratégicas e pontuais para que a gestão possa continuar avançando”, destacou Josemar.

======================================================   1 COMENTÁRIO






“Com o afastamento do Sr. RICARDO DA SILVA GONÇALVES e de seu substituto, Sr. JORGE HENRIQUE MACEDO OLIVEIRA, deverá o Corregedor Geral da Justiça do Estado do Maranhão designar interventor para o 1º Cartório de Registro de Imóveis de São Luís/MA para responder precária e  emporariamente pela aludida serventia, em respeito ao §1º do art. 150 do Código de Divisão e Organização Judiciárias do Estado do Maranhão.”, diz a MINISTRA NANCY ANDRIGHI, Corregedora Nacional de Justiça

liminar 01 liminar 02 liminar 03 liminar 04

======================================================   2 COMENTÁRIOS