posse-de-flavio-dino

Governador Flávio Dino (PCdoB).

O Partido Comunista do Brasil (PC do B) apresentou na último domingo (4) uma resolução política onde defende a construção de uma frente ampla e democrática para impedir a perda dos direitos sociais dos brasileiros e retomar o desenvolvimento econômico do país.

Entre as resoluções definidas pelo Comitê Central do PCdoB, a reeleição do governador do Maranhão, Flávio Dino, está entre as prioridades da sigla, pelo papel atuante que Dino vem desempenhando no debate político nacional.

A reeleição de Flávio Dino – primeiro governador eleito pela legenda – aparece no documento como uma das “tarefas do partido”.

“Arquitetar, desde já, o projeto eleitoral do PCdoB de 2018 com prioridade à reeleição do governador Flávio Dino, do Maranhão”, é o que diz a terceira das dez metas elencadas pela legenda para os próximos anos.

A resolução ressalta o desempenho de Flávio Dino na luta contra o impeachment de Dilma Rousseff, e a postura do governador na atual crise política brasileira, uma vez que ele é contrário ao congelamento dos gastos públicos proposto na PEC-55 e a favor i imposto sobre grandes fortunas.

“Depois de ter se destacado na luta contra o impeachment, ele se mantém resoluto na defesa do Estado Democrático de Direito. Em diferentes fóruns de governadores, tem se colocado contra o congelamento de gastos da PEC-55, e no seu lugar defende a taxação das grandes fortunas, das heranças e das aplicações financeiras”, diz a resolução.

Em artigo, o advogado e jornalista Eurico Barbosa classificou Flávio Dino como “a maior expressão da vida pública brasileira na atualidade”.

Superando a crise

O governador do Maranhão também vem se destacando como gestor público. Segundo levantamento realizado pelo site G1, apesar da crise econômica que vem assolando vários estados, Flávio Dino conseguiu manter o equilíbrio nas contas e o Maranhão está entre os oito estados que conseguiram superávit e fecharam o ano no azul.

======================================================   COMENTÁRIO






O governador Flávio Dino explicou que a revitalização do Tabuleiro de São Bernardo é mais uma das lendas existentes no Maranhão que estão ganhando resolutividade.

foto1_gilsonteixeira051216-governador-assina-acordo-com-dnocs-para-revitalizacao-do-tabuleiro-sao-bernardo-3

Governador Flávio Dino, ao lado do secretário Márcio Honaiser (Sagrima), assinou acordo de cooperação com DNOCs nesta segunda-feira (5).

Mais um perímetro irrigado do Maranhão está voltando a contar com o apoio e trabalho do Governo do Maranhão. Depois da revitalização do Projeto Salangô, que está em andamento, o governador Flávio Dino assinou, nesta segunda-feira (5), acordo de cooperação com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCs) e Associação dos Irrigantes do Perímetro Irrigado Tabuleiros de São Bernardo.

O acordo prevê a gestão compartilhada da área, localizada nos municípios de Araioses e Magalhães de Almeida. As secretarias de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) implantarão as ações de modernização, incluindo aquisição de equipamentos, recuperação de canais e assistência técnica a produtores.

A primeira fase de revitalização do projeto planeja utilizar uma área de 5 mil hectares – de um total de 11 mil hectares – para a horfruticultura irrigada, com lotes voltados para a agricultura familiar e empresarial. Cerca de 538 hectares já estão prontos para irrigação e outros 508 hectares já tiveram lotes licitados.

======================================================   COMENTÁRIO






Na condição de plantonista do Tribunal de Justiça do Maranhão, Guerreiro Júnior tomou decisões diferentes para casos semelhantes que tratam sobre  afastamento de gestores por atraso nos salários de servidores municipais.

gjApesar de abordar situações praticamente idênticas, o desembargador Antônio Guerreiro Júnior jugou de forma diferente os afastamentos dos prefeitos de Governador Nunes Freie [Marcel Curió] e o de Bacuri [José Baldoíno].

Em ambos os casos, os gestores municipais foram afastados das funções públicas nos últimos dias por decisões dos juízes locais atendendo pedidos do Ministério Público Estadual, que constatou falta de pagamento nos salários dos servidores municipais nas duas cidades.

Como o blog antecipou (LEMBRE), desde ontem, domingo(04), o platonista do TJ-MA decidiu pelo retorno imediato de Marcel Curió ao comando dos cofres nunesfreirenses, entretanto, diferente do primeiro despacho, Guerreiro resolveu não voltar Baldoíno à Prefeitura de Bacuri, acontece que o gestor foi afastado pelas mesmas circunstâncias.

É aquele velho adágio popular: “Cada caso é um caso”.

LEIA TAMBÉM:

– Des. Guerreiro Júnior retorna Marcel Curió ao cargo em Nunes Freire

– PRESENTE DE NATAL: Justiça antecipa saída de dois prefeitos dos cargos 

======================================================   COMENTÁRIO






Nas últimas horas o Senarc, a Seic e os Serviços de Inteligência do Polícia Militar conseguiram prender bandidos periculosos, apreender quase uma tonelada de maconha e impedir fuga em massa na Penitenciária de Pedrinhas.

Se faz necessário o reconhecimento ao trabalho dos que atuam em favor dos maranhenses, sobretudo, quando trata-se das ações acertadas das polícias Civil e Militar – partes responsáveis pela Segurança Pública do Estado.

A apreensão de quase uma tonelada de maconha prensada em duas ações exitosas da polícia no final de semana e a descoberta da escavação de um túnel pelo qual pretendiam fugir mais de vinte presos até Pedrinhas, nesta manhã (5), chamaram atenção da imprensa e motivam a publicação deste post.

Meia tonelada no Cohatrac

screenshot-2016-12-03-at-16-18-18

Quatro foram presos com mais de meia tonelada de maconha no Cohatrac, em São Luís.

Ainda na manhã de sábado, dia 03, a Polícia Civil do Maranhão, por intermédio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), apresentou quatro pessoas presas no bairro do Cohatrac, em São Luís, ao serem com 500 kg de maconha. Na ação criminosa foi apreendido ainda um adolescente. Durante a abordagem a Seic além de apreender a quantidade vultuosa da droga, prendeu Luana Fernanda Soares, Walmir Reis Pinheiro, John Robert Aguiar da Silva, Evandro Rodrigues Fonseca Araújo e um adolescente encaminhado para a DAI (Delegacia do Adolescente Infrator). A polícia informou que o bando estava sendo monitorado há seis meses por suspeita de fazer parte de uma quadrilha internacional de traficantes de drogas.

180 kg no Res. Nova Terra

foto-nilson-figueiredo-768x345

Polícia Civil prende dois acusados de tráfico de drogas e apreende 180kg de entorpecentes na capital

E na tarde de ontem, domingo (04), a Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (SENARC), obteve êxito em ação desempenhada no Residencial Nova Terra, localizado no município de São José de Ribamar. Resultante na prisão de Jailson Vieira Araújo, conhecido como “Jacaré” e Cícero Rodrigues, o “Fernando”, membros de uma facção criminosa.

Para o Superintendente da Senarc, Carlos Alessandro, Jacaré teve participação imediata nas ordens de incendiar os ônibus no mês de agosto na capital. Ele vinha sendo monitorado pela Polícia. Na ocasião foi expedido a prisão preventiva do acusado que teve a prisão em flagrante delito com cerca de 180kg, além de seu comparsa Fernando.

Túnel em direção ao CDP

img_6715-640x360

Polícia encontra túnel próximo ao Complexo de Pedrinhas; 10 envolvidos são detidos.

Nas primeiras horas desta segunda-feira(05), os Serviços de Inteligência do 21º Batalhão juntamente com o do 6º Batalhão frustraram uma tentativa de fuga de presos do Centro de Detenção Provisória (CDP) do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. As equipes prenderam em flagrante dez pessoas que estavam cavando um túnel na parte posterior da referida Unidade prisional. O túnel possui cerca de 20 metros com inicio em uma residência na Travessa II, Vila Progresso, exatamente atrás do muro da UPR 6 (antigo CDP). A intenção do bando era aproveitar a mobilização do efetivo dos policiais para o período natalino e armar a fuga para os dias que se comemora as festividades natalinas.

======================================================   COMENTÁRIO






3245_posse_secretario_agricultura_290115_foto_baeta_6

Rocha indicou Coelho para SEMA, mas hoje a relação não é a mesma…

Mais uma prova do quanto o senador Roberto Rocha, do PSB, carrega consigo a insígnia de traição impregnada na sua trajetória política.

Amigo há mais de duas décadas do atual secretário Estadual de Meio Ambiente (Sema), Marcelo Coelho, Rocha usou seu perfil no facebook para detonar a gestão do colega que até pouco tempo era chamado de “irmão do peito”.

Ao criticar a divulgação de um relatório de balneabilidade das praias de São Luís, emitido pela SEMA, Roberto taxou o agora ‘ex-amigo’ de irresponsável e criminoso.

O curioso é que a nomeação de Marcelo para o primeiro escalão do governo do Maranhão aconteceu exatamente por recomendação do senador que hoje o acusa.

A relação de amizade e política entre os socialistas sempre foi intensa. Tanto que Coelho comandou a secretaria municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento da Prefeitura de São Luís (Semapa) nos primeiros anos da gestão Edivaldo Holanda por indicação de Rocha, então vice-prefeito da capital.

Assim como traiu politicamente o governador Flávio Dino (PCdoB) – responsável pela sua vitória nas urnas em 2014 – Roberto Rocha repete a dose de deslealdade, desta vez, contra um amigo de longas datas.

Mas o tempo não pára, e certamente, retribuirá à altura os atos de R.R…

======================================================   COMENTÁRIO






A morte do poeta, escritor e teatrólogo Ferreira Gullar neste domingo (4) foi repercutida por políticos e artistas. Um dos maiores autores brasileiros do século 20 e eleito “imortal” da Academia Brasileira de Letras (ABL) em 2014, ocupando a cadeira nº 37, Gullar estava internado no hospital Copa D’Or, na Zona Sul do Rio.

======================================================   COMENTÁRIO






Foi praticamente relâmpago a saída do prefeito de Governador Nunes Freire, Marcel Curió (PR) do cargo. O  juiz Aurimar de Andrade Arrais Sobrinho afastou na última quinta-feira (1º) o gestor atendendo pedido do Ministério Público Estadual, que constatou que Marcel não cumpriu com seu dever inerentes ao cargo, em especial no que se refere ao pagamento dos servidores municipais.

No entanto, o entendimento do desembargador Antonio Guerreiro Júnior foi diferente. E durante o plantão judiciário, o magistrado retornou o republicano à função pública ainda no sábado, dia 03, portanto, menos de 48h do despacho de primeira instância.

“Ante o exposto, com fundamento no artigo 1.019, I do CPC, defiro o pedido de efetivo suspensivo nos termos da pretensão com a consequente recondução do agravante ao cargo de prefeito municipal, até o julgamento do mérito do presente recurso.” decidiu Guerreiro em favor de Curió.

Confira abaixo trecho do documento:

15310545_1244014075678759_1617867411_n

LEIA TAMBÉM:

– PRESENTE DE NATAL: Justiça antecipa saída de dois prefeitos dos cargos 

======================================================   COMENTÁRIO






unicef-1

Honraria foi entregue ao prefeito Gil Cutrim nesta sexta-feira durante solenidade realizada no Palácio Henrique de La Roque, em São Luís.

O município de São José de Ribamar foi em mais uma versão do Selo Unicef Município Aprovado (edição 2013/16), honraria internacional que reconhece o trabalho executado pelo poder público e sociedade direcionado para garantir dias melhores ao jovens e crianças ribamarenses. A cidade, é importante destacar, já havia recebido o Selo na edição 2009/12. A honraria foi recebida pelo prefeito Gil Cutrim (PDT) nesta sexta-feira (02) durante solenidade realizada no auditório do Palácio Henrique de La Roque. Também estiveram presentes o governador Flávio Dino (PC do B); o representante da Unicef no Brasil; Gary Sthal; além de outros gestores contemplados.

Esta foi a segunda edição da iniciativa, que tem se mostrado um importante instrumento de articulação e mobilização para promoção do diálogo e realização dos direitos de crianças e adolescentes. São José de Ribamar foi avaliada em três eixos: Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social. Cento e sete municípios maranhenses se inscreveram e participaram da iniciativa, sendo que apenas 42 foram certificados.

======================================================   COMENTÁRIO






O Maranhão conta com mais de  16 mil  estabelecimentos produtores de leite. Com os trabalhos executados pelo Governo do Estado, a cadeia do leite no Maranhão ganha uma nova perspectiva, contribuindo para o fortalecimento do setor na geração de emprego, renda e desenvolvimento.

simplicio-araujo-flavio-dino-e1460943496994-940x540

Simplício é um dos principais auxiliares do governador Flávio Dino…

O secretário de Estado de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, teve contribuição decisiva no anúncio da  instalação, em Imperatriz, da fábrica de laticínios Bela Vista, responsável pela marca  Piracanjuba, que beneficiará a cadeia do leite na região Tocantina. A empresa Piracanjuba é uma das cinco maiores indústrias de laticínios do Brasil.

De forma que na função estratégica que desempenha no Governo do Maranhão, Simplício tem ajudado grandemente o Estado quando o assunto é avanço das políticas de atração de investimentos, o que contribui para o adensamento de diversas cadeias produtivas.

A tratativa para a instalação do empreendimento foi intermediada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (Seinc), sendo iniciada no ano passado. A Piracanjuba vai se instalar na estrutura da antiga Palate, da  Corpeleite, que foi arrematada em leilão pelo grupo maranhense Mateus.

“Assim que soubemos do resultado do leilão entramos em contato com o grupo Mateus e com a Piracanjuba, para a instalação da fábrica. Com a chegada do empreendimento, teremos um impacto na cadeia do leite e na geração de emprego e renda”, disse o secretário de Estado de Indústria e Comércio, Simplício Araújo. A chegada da fábrica vai amenizar a situação dos produtores de leite, já que muitos foram atingidos pelo encerramento das atividades da Coperleite, o que gerou, inclusive, mudanças no preço do litro do produto no mercado.

Perspectivas – Atualmente, o  Brasil é o 4º maior produtor de leite do mundo, com 32 bilhões de litros, atrás apenas dos Estados Unidos, Índia e China. O setor teve um aumento de 4,4% ao ano, no período de 2000 a 2011.

O Maranhão possui uma produção anual de 393 milhões de litros de leite, o que o posiciona em 4ª lugar em relação à produção do Nordeste e em 16º lugar no ranking nacional. As bacias leiteiras mais importantes são a do Oeste e a do Centro, o que contribuem com 59% e 20%, respectivamente, do leite produzido no Estado.

======================================================   COMENTÁRIO






Flávio Dino falou dos investimentos milionários que estão sendo implantados para o desenvolvimento da agricultura familiar em todo o Maranhão e garantiu que em 2017 o Governo do Estado realizará mais cinco Agritecs em 2017 nas cidades de Paraibano, Barra do Corda, Santa Luzia, Itapecuru e Cururupu.

agritec_chapadinha-45

Agritec é uma política iniciada em 2015 e que leva conhecimento acerca de programas como Segunda Água e Cisternas

O governador Flávio Dino participou, na manhã desta sexta-feira (2), da Feira da Agricultura Familiar e de Agrotecnologica do Maranhão (Agritec) da Região do Baixo Parnaíba, no município de Chapadinha. A nona edição do evento, realizado desde 2015, encerrou o calendário de atividades deste ano. A Feira se consolida, cada vez mais, como principal espaço para troca de experiências e ampliação do conhecimento tecnológico em benefício dos agricultores familiares do Maranhão e já tem garantida mais cinco edições para o ano de 2017.

Em Chapadinha, o governador visitou os espaços tecnológicos montados na megaestrutura da Agritec e constatou técnicas como o sistema de dessalinização que será utilizado no Programa Água Doce e as cisternas do Programa Segunda Água, além do funcionamento das casas de farinha.  As vitrines atraem muitos visitantes em busca de informações de como utilizar tecnologias de baixo custo, mas de grande eficiência para a geração de renda e desenvolvimento da agricultura familiar.

agritec_chapadinha-41

Flávio Dino falou dos investimentos milionários que estão sendo implantados para o desenvolvimento da agricultura familiar .

Em seu discurso, Flávio Dino enfatizou que a cidade de Chapadinha foi escolhida pela importância para a Região do Baixo Parnaíba. “A Agritec é importante porque significa que nós estamos aqui reunindo produtores para ter a oportunidade de tecnologia, de nós tratarmos experiências, cursos, eventos que são importantes para a capacitação da produção familiar”, destacou.

Durante o evento, o Governo do Estado entregou 18 kits do programa ‘Mais Feiras’, 260 forragedeiras para agricultores familiares beneficiários do ‘Mais Produção’ na cadeia produtiva da ovinocaprinocultura, mais de 1300 toneladas de sementes – por meio do programa ‘Mais Sementes – além de 11 carros que serão utilizados para dar apoio aos serviços de assistência técnica e extensão rural e fortalecer a infraestrutura da Agerp/MA, beneficiando os municípios do Baixo Parnaíba.

======================================================   COMENTÁRIO