Sarney segue partilhando cargos que conquista no governo Temer

Segundo a Coluna Radar, da revista Veja, o oligarca José Sarney segue partilhando entre amigos, cargos que conquista no governo Michel Temer.

Sarney está fora da política desde 2015, mas de acordo com Veja, “o ex-presidente não tem a menor cerimônia em pedir cargos no governo para abrigar os apadrinhados”.

Essa seria uma das últimas estratégias para Sarney garantir apoiadores e estruturar a campanha dos filhos Roseana (PMDB) e Zequinha Sarney (PV) nas eleições desse ano.

Desde que transferiu o domicílio eleitoral para o Maranhão, após 30 anos no Amapá, Sarney só tem um objetivo: eleger sua prole para tentar salvar o poder político do seu clã.

======================================================   COMENTÁRIO






Des. Luiz Gonzaga Almeida Filho entende que estado de saúde do prefeito de Governador Nunes Freire pode piorar caso ele continue no cargo.

Prefeito ‘Gago’ está afastado do cargo por problemas de saúde.

A pedido do Ministério Público, por meio da Promotora de Justiça Laura Amélia Barbosa, o Desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão, Luiz Gonzaga Almeida Filho, determinou o afastamento do prefeito do município de Governador Nunes Freire, Indalecio Wanderlei Vieira Fonseca, o Gago (PT).

Ao deferir a liminar na análise do agravo de instrumento interposto pelo MP na ação civil pública n. 17-83.2018.8.10.0088, o magistrado acatou o pedido da promotora Laura Amélia que requereu concessão da tutela recursal de urgência a fim de determinar o afastamento cautelar de Indalécio do cargo, com a manutenção de seus proventos (até que atestada sua plena capacidade laboral), para que seja submetido a perícia por junta médica composta por um neurologista e um médico do trabalho.

O magistrado também atendeu ao pedido do Ministério no que diz respeito a posse imediata do vice-prefeito, Josimar Alves de Oliveira. Na ação, a promotora alega que em nenhuma das ocasiões em que o prefeito foi convidado para reunião na Promotoria, ele compareceu, exceto na única vez.

O Desembargador Luiz Gonzaga ainda sustenta na sua decisão que o médico Hugo Djalma Costa Segundo, notificado para prestar esclarecimentos na sede do GAECO, na Procuradoria Geral de Justiça, informou que o estresse que tem a atividade de prefeito é um fator negativo, podendo piorar o seu estado de saúde.

Somado a isto, segundo o magistrado, “tem-se o fato noticiado pelo Ministério Público de que após o acometimento do Agravado pelo Acidente Vascular Cerebral (AVC), necessita de cadeira de rodas, fala com muita dificuldade e aqui acolá surgem notícia de estaria em observação médica, que teria falecido, ou com morte cerebral.”, justifica o desembargador.

Ainda de acordo com a decisão, na instrução realizada pelo Ministério Público, ficou constatado que desde o fim da licença médica o prefeito ‘Gago’ compareceu uma única vez na sede da Prefeitura, após expedição de ofício pela Promotoria.

Decisão é do Des. Luiz Gonzaga.

Luiz Gonzaga ressalta que tal situação tem causado prejuízos à Administração pública; que atualmente existiria somente uma obra em execução no município, com prováveis irregularidades em licitações e abandono de bens públicos.

“Ante o exposto, DEFIRO a liminar pleiteada para determinar o afastamento imediato de Indalécio Wanderlei Vieira Fonseca do cargo de Prefeito de Governador Nunes Freire-MA, com a manutenção de seus proventos, até que seja atestada sua plena capacidade laboral, devendo o agravado ser submetido a exames perante junta médica especializada, nos termos da decisão agravada. Por conseguinte, determino a imissão no cargo de Prefeito de Governador Nunes Freire/MA, o Vice-Prefeito Josimar Alves de Oliveira. Notifique-se o presidente”. Decide o Desembargador.

– Abaixo a íntegra da decisaõ:

  • LEIA TAMBÉM:

– Prefeito de Governador Nunes Freire sofre AVC e é internado em São Luis

– Ministério Público pede exames para avaliar condições físicas e mentais de prefeito maranhense

======================================================   COMENTÁRIO






Para Glaubert, a Emenda atende a um pleito antigo e deverá solucionar um problema enfrentado por muitos prefeitos.

Tramita na Assembleia Legislativa, proposta de Emenda Constitucional de autoria do Deputado Estadual Glalbert Cutrim (PDT), que autoriza os Prefeitos a delegar aos Secretários Municipais, dirigentes de autarquias, de fundações municipais ou órgãos equivalentes a competência de serem ordenadores de despesas das respectivas contas de gestão.

A Emenda atende a um pleito antigo e deverá solucionar um problema enfrentado por muitos prefeitos, que pela legislação atual, respondem por qualquer ato ou omissão de seus subordinados, e pode se tornar inelegível por eles.

Para se ter uma ideia, hoje, se o chefe do almoxarifado de uma prefeitura não encaminhar para o Tribunal de Contas do Estado – TCE, as planilhas do setor, e elas forem reprovadas, quem responderá e poderá ficar inelegível, é o chefe do Poder Executivo Municipal.

Com a alteração, os ordenadores de despesas delegados pelo prefeito serão responsáveis por seus próprios atos, como já acontece em âmbito estadual

O deputado destacou a importância de se corrigir esse equívoco na legislação. “A PEC, se aprovada e promulgada, estará fazendo justiça em relação aos excelentes gestores que temos em muitos municípios, e que por um ato ou omissão de algum auxiliar, mesmo que sem dolo, acaba penalizando o prefeito”. Destacou Glalbert.

======================================================   COMENTÁRIO






Maranhão registou 17.773 casos de Aids, entre os anos de 1985 a 2017. Pessoas entre 20 a 34 anos, maioria homens estão entre os mais infectados pela doença.

Entre os anos de 1985 a 2017, o Maranhão registou 17.773 casos de Aids, sendo 62,8% do sexo masculino (11.165 casos) e 37,2% do sexo feminino (6.608 casos). Com relação às Regiões de Saúde, a de São Luís possui 45,3 % das notificações (8111 casos), vindo em seguida a Região de Imperatriz com 9,3% (1654 casos).

Pessoas entre 20 a 34 anos, maioria homens estão entre os mais infectados pela doença. O Ministério alerta para o aumento da doença, a partir de 2015, entre pessoas de 15 a 24 anos.

E nesta terça-feira (19), profissionais de saúde, comunidade científica, gestores públicos, sociedade civil e as pessoas vivendo com o HIV/Aids e hepatites virais, irão se reunir para o debate no enfrentamento do HIV/Aids, hepatites virais e sífilis no Maranhão.

O encontro será durante o III Congresso de Aids, I Congresso Maranhense das Hepatites Virais e II Seminário das Cidadãs Positivas do Estado do Maranhão, nesta terça-feira (19), no auditório da Faculdade Pitágoras, em São Luís.

O objetivo é reduzir a vulnerabilidade da população maranhense quanto às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/Aids e hepatites virais. O evento prossegue até a próxima quinta-feira (21).

======================================================   COMENTÁRIO






Um dia com Roseana Sarney, outro com Flávio Dino, e agora, com Roberto Rocha, este é Rigo Teles: Inconfiável!

Rigo Alberto Telis de Sousa, sou simplesmente deputado estadual Rigo Teles, em seu melhor estilo, não consegue passar confiança no seu posicionamento político.

Filiado ao PV do pré-candidato a Senador Sarney Filho, o parlamentar esteve neste final de semana levantando os braços dos tucanos Alexandre Almeida e Waldir Maranhão – ambos também pré-candidatos ao Senado – em evento realizado na sua cidade natal, Barra do Corda.

Teles, com cinco mandatos seguidos na parlamento maranhense, não consegue sustentar até o almoço o que jura de pé juntos no café da manhã. É conhecido no meio político como individualista e altamente desleal.

Historicamente sarneysista, quando Roseana perdeu a eleição de 2006 para Jackson Lago (PDT), Rigo não titubeou em declarar apoio ao governista meses após o inicio do governo pedetista.

Quando a filha de Sarney retornou ao governo por decisão do TSE – Tribunal Superior Eleitora, em 2009, lá estava Teles abraçado com Roseana e jurando amor.

Mas, bastou Flávio Dino (PCdoB) vencer a oligarquia nas urnas de 2014 para o deputado pular de galho novamente e declarar apoio ao comunista.

Agora, dada a circunstância do prefeito de Barra do Corda, Eric Costa – adversário local do deputado -, ser um dos principais correligionários do governador, Rigo decidiu se afastar de Dino e retornar à família Sarney.

No entanto, a declaração de apoio do parlamentar ao tucano Roberto Rocha (PSDB) neste final de semana deixou a ex-governadora Roseana Sarney sem entender o que Teles quer da vida.

Eleito deputado pela primeira vez em 1998, Rigo Teles age como se estivesse debochando dos políticos maranhense, a cada novo acontecimento político muda de candidato ao Palácio dos Leões.

Dessa forma a recondução para o sexto mandato seguido à Assembleia Legislativa fica cada vez mais distante.

======================================================   COMENTÁRIO






Por ondem, Guilherme Boulo (Psol), Rodrigo Maia (DEJ), Geraldo Alckmin (PSDB), Aldo Rebelo (SSD), Jair Bolsonaro (PSL) João Amoêdo (Novo) e Flávio Rocha (PRB).

São Luís tem sido o destino predileto dos candidatos ao Planalto neste período pré-eleitoral. No intervalo de menos de três meses, nada menos que sete presidenciável pisaram, e ainda pisarão, em solo maranhense.

O primeiro foi Guilherme Boulo, do Psol, que cumpriu agenda junto a movimentos indígenas no dia 03 de abril.

Em seguida, no dia 21 de abril, o presidente da Câmara Federal, presidenciável Rodrigo Maia (DEM-RJ), cumpriu vasta agenda em São Luís e cidades do interior acompanhado aliados.

No dia 04 de maio foi a vez do líder tucano, Geraldo Alckmin (PSDB) ex-governador de São Paulo, desembarcar na capital para uma série de compromissos.

Adiante, o ex-ministro do governo Lula, hoje presidenciável pelo Solidariedade, Aldo Rebelo, realizou no dia 11 de maio, ato político no Rio Poty Hotel.

O polêmico Jair Bolsonaro (PSL-RJ) esteve em São Luís na última quinta-feira (14) e também realizou atos políticos, dentre esses, no Auditório do Pedro Neiva de Santana.

E nesta terça-feira (19) quem desembarca na capital é o pré-candidato a Presidência da República pelo partido Novo, João Amoêdo, também para participar de encontro com universitários e com representantes da classe empresarial.

Não para por aí, na próxima sexta-feira (22), o dono das Lojas Riachuelo, empresário Flávio Rocha (PRB) estará em São Luís para participar de agenda de pré-campanha.

======================================================   COMENTÁRIO






Carretas chegam à Baixada Maranhense com toneladas de material para a ponte Central-Bequimão, oposição ao governo Flávio Dino apostou que obra não saísse do papel.

A mídia sarneysista está em pavor, tudo por conta da chegada nesta final de semana de toneladas de enormes carretas à Baixada Maranhense com toneladas de material para a construção da ponte Central-Bequimão, sobre o Rio Pericumã.

Os oposicionista não acreditavam que a importante obra fosse sequer iniciada. A ponte esperada por décadas está cada vez mais próxima de se tornar realidade no Maranhão.

“Mais uma ‘lenda’ que estamos enfrentando: a Ponte Central-Bequimão. As estruturas estão chegando ao Maranhão, em dezenas de carretas”, afirma o governador Flávio Dino.

Os caminhões partiram de Minas Gerais e percorreram milhares de quilômetros para chegar até o local da obra, considerada bastante complexa por causa da dificuldade do terreno e da influência da água.

Com extensão de 589 metros, a ponte vai interligar 10 municípios da Baixada Maranhense e diminuir a distância de deslocamento aos moradores da região em 125 quilômetros.

A ponte interligará os municípios de Bequimão e Central do Maranhão, criando acesso para as cidades de Apicum-Açu, Bacuri, Serrano do Maranhão, Cururupu, Porto Rico, Cedral, Guimarães e Mirinzal, reduzindo em até 152 km o percurso e solucionando os entraves de mobilidade urbana para os moradores da região. Além disso, garante escoamento da produção, alavancagem do turismo e mais rapidez no acesso à capital do Maranhão, São Luís, e aos municípios da Baixada Maranhense como São Bento, Palmeirândia, Peri Mirim dentre outros.

E MAIS…

Enormes carretas estão chegando à Baixada Maranhense com toneladas de material para a construção da ponte Central-Bequimão, sobre o Rio Pericumã.

O engenheiro responsável pela obra, Luís Calil, explicou que na região onde será construída a ponte há 26 metros de espessura de solo mole, e além do rio, também existe a influência de marés.  Há pontos em que a profundidade da estaca chegará a 40 metros. Isso representaria, numa comparação, a um prédio de 20 andares.  “Essa obra só se compara a ponte do Rio Negro, no Amazonas, com fundações de características iguais a essa. É uma obra de um grau de dificuldade técnica muito grande, porque é uma obra de execução sobre lâmina d’água de 17 metros e no subsolo tem uma coluna de solo mole”, destacou o engenheiro. Do ponto de vista prático, é bastante complexo avançar a obra nessas condições. A obra tem da ponte tem valor estimado em R$ 68 milhões e necessita de planejamento e maquinário especial para sua execução. São dois canteiros de obras e infraestrutura de deslocamento de equipamentos para fundação da ponte, além de máquinas especiais de grande porte, tais como guindastes de 170 toneladas, equipamentos náuticos, tratores, dentre outros equipamentos. Paralela à construção da ponte, será realizada pavimentação dos dois acessos, tanto do lado de Bequimão, quanto do lado de Central, com mais 30 km ao todo.

======================================================   5 COMENTÁRIOS






Nesta segunda-feira (18), a Revista Época destacou a confusão que atormenta o PSDB no Maranhão, tendo o senador Roberto Rocha de um lado e o deputado federal José Reinaldo na outra ponta. O post do  colunista Murilo Ramos (confira abaixo) diz que o centro da disputa interna é a escolha do segundo nome da chapa tucana para o Senado Federal.

 

======================================================   COMENTÁRIO






Glaubert pediu urgência na rodovia estadual que liga os Municípios de Cantanhede e Pirapemas à BR-135.

O deputado estadual Glalbert Cutrim (PDT), protocolou indicação solicitando ao Governo do Estado, que tome providências para que seja realizada a recuperação, em caráter de urgência, da MA-332, rodovia estadual que liga os Municípios de Cantanhede e Pirapemas à BR-135.

De acordo com o parlamentar, que esteve no município na última semana, o inverno rigoroso castigou a rodovia, e por isso, é necessário que sejam tomadas medidas para a recuperação imediata desse importante trecho.

“Estive no Povoado Vassouras de Botão, que pertence ao município de Cantanhede, e pude conferir a situação da rodovia que liga Matões, Cantanhede e Pirapemas. O inverno este ano foi intenso e deixou vários pontos da rodovia precisando de reparo. Essa indicação, tenho certeza absoluta, resultará na recuperação imediata do trecho que beneficia a população dos três municípios”. Destacou Glalbert.

======================================================   COMENTÁRIO






Carreta tomba e carga de eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos, TVs, produtos de limpeza, vestuário, alimentos, bebidas e livros é saqueada na BR-316, em Santa Inês

Quando a equipe chegou ao local do acidente pouca coisa pode fazer para evitar maiores prejuízos.

Por volta das 16h deste domingo (17), no km 253, sentido decrescente da BR-316, próximo a Santa Inês, aconteceu o tombamento de uma carreta ao tentar desviar de um buraco na pista.

De acordo com as informações colhidas pela equipe PRF da Unidade Operacional de Santa Inês, o veículo se deslocava de Pernambuco para Belém e transportava variados tipos de mercadorias para uma importante loja de departamentos.

Entre os produtos estavam eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos, TVs, produtos de limpeza, vestuário, alimentos, bebidas, livros, etc.

Após o tombamento, o condutor conseguiu sair ileso do veículo, enquanto a população local saqueou a carga.

======================================================   COMENTÁRIO

Página 1 de 91512345...102030...Última »